Encceja 2023: o que levar para a prova? Veja o checklist completo

Encceja 2023: o que levar para a prova? Veja o checklist completo

Está inscrito no Encceja 2022? Veja o que levar para a prova e o que não é permitido; exame será aplicado em 28 de agosto

A próxima edição do Encceja está chegando! A prova será aplicada no dia 27 de agosto. Os candidatos inscritos no exame terão entre o período da manhã e o período da tarde para responder a perguntas e produzir a redação que garantem o direito ao diploma do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio.

Para te ajudar na reta final dos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares listou tudo o que você deve levar (e o que é proibido) no dia do Encceja. Ficou curioso? Confira o checklist completo:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que você deve levar no dia do Encceja

Veja abaixo o que você deve levar no dia da aplicação, segundo o edital do Encceja 2027:

  • Caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente;
  • Documento oficial com foto; e
  • Máscara facial (essa opção é obrigatória nos estados e municípios que ainda exigem o uso de máscara em ambientes fechados).

O que você pode levar no dia do Encceja

Além dos itens listados acima, o candidato pode levar um “lanche” para consumir durante a realização da prova.

Caso o candidato queira levar algum bebida ou alimento para consumir, será preciso permitir que o lanche seja vistoriado pelo Chefe de Sala (a pessoa aplicadora da prova).

Além disso, o inscrito que precisar faltar ao trabalho ou a algum curso para participar da prova também poderá levar a Declaração de Comparecimento impressa e solicitar que o Chefe de Sala assine.

> O que é a declaração de comparecimento? Trata-se de um documento que pode ser utilizado para abonar faltas no trabalho, faculdade ou escola e atesta que o candidato esteve presente no dia da aplicação da prova.

> Como acessar a declaração? Para baixá-la, o candidato deve acessar seu login na página do participante e imprimir o documento, que deve ser assinado pelo chefe da sala no momento de realização do exame.

O que é proibido levar no dia do Encceja

Além da lista com os itens permitidos no local de prova, o edital do Encceja também lista tudo que é proibido na sala de aplicação. Veja a lista:

  • Manter fora do envelope porta-objetos fornecido pelo chefe de sala: Cartão de Confirmação da Inscrição, Declaração de Comparecimento impressa, óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações, protetor auricular, relógio de qualquer tipo, e quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens e quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
  • Armas de qualquer espécie.

Lembrando que o candidato pode ser eliminado da avaliação caso não cumpra o indicado pelo chefe de sala ou se o celular, relógio e/ou qualquer dispositivo eletrônico emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, ainda que dentro do porta-objetos.

Quais são os documentos permitidos para a aplicação do Encceja?

Confira abaixo quais são os documentos oficiais com foto permitidos para identificação do participante:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, de que trata o Decreto nº 9.277, de 5 de fevereiro de 2018;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
  • Documentos digitais (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Perdi meu documento, e agora?

Caso o candidato não possa apresentar o documento oficial com foto por conta de extravio, perda, furto ou roubo, será obrigatório apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do dia de aplicação do Encceja e também “submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais”, conforme indica o edital da prova.

Quantas questões tem o Encceja?

O Encceja é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha.

Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.

Qual é o formato da redação do Encceja?

O formato exigido será o texto dissertativo-argumentativo.

Como estudar para o Encceja 2023?

Agora que o Encceja 2023 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

curso encceja

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também