Encceja: 9 dúvidas frequentes durante a inscrição do exame

Encceja: 9 dúvidas frequentes durante a inscrição do exame

As inscrições do Encceja 2023 estão abertas do dia 22 de maio até o dia 02 de junho. Você já fez a sua? Essa prova foi desenvolvida pelo governo federal para certificar jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. Nesta edição, a prova será aplicada em 27 de agosto.

Para te ajudar a garantir a participar no exame, o Portal Estratégia Vestibulares respondeu às dúvidas mais frequentes durante a inscrição do Encceja. Confira:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1 – Qual é o site de inscrição do Encceja?

Os interessados devem acessar o Sistema Encceja, também conhecido como Página do Participante para fazer a sua inscrição. Clique no link e acesse o site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso

Se você já fez a sua inscrição e precisa alterá-la ou quer acompanhar, o link para o Sistema Encceja é: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/login-unico. Lembrando que é necessário ter uma conta no Gov.br para acompanhar a sua inscrição.

2 – Até quando posso alterar os dados da inscrição?

O prazo máximo para alterar qualquer dado na inscrição do Encceja é 02 de junho, junto ao fim do período de inscrição.

3 – Qual é o valor da inscrição do Encceja?

Em 2023, o Encceja será gratuito para todos os candidatos, menos para aqueles que se inscreveram na edição anterior, não compareceram no dia da prova e não conseguiram justificar a ausência. Para esses candidatos, o valor da taxa de ressarcimento é de R$40.

Saiba mais: Qual é o valor da taxa de inscrição do Encceja?

4 – Tenho mais de 18 anos, mas parei de estudar antes da 8ª série. Qual prova do Encceja devo fazer?

Se você tem mais de 18 anos, é possível fazer diretamente a prova do Encceja Ensino Médio. Assim, caso o candidato seja aprovado, ele receberá o certificado de conclusão do Ensino Básico, que engloba o Ensino Fundamental e Médio.

Se o candidato tem menos de 18 anos, será preciso fazer a prova do Ensino Fundamental e, na próxima edição do Encceja, inscrever-se para a prova do Ensino Médio.

5 – Como responder o Questionário Socioeconômico do Encceja?

O Questionário Socioeconômico é um questionário obrigatório para a conclusão da inscrição do Encceja. Nas questões é indicado escolher a alternativa que estiver mais próxima à sua realidade.

Esse questionário é utilizado pelo governo federal para analisar qual é o publico do Encceja e também para fomentar estudos e políticas públicas sobre a educação brasileira.

6 – Quais provas devo escolher na inscrição do Encceja?

Para saber quais provas o candidato precisa escolher na inscrição do Encceja, é preciso saber quais matérias ele não possui o certificado de proficiência, seja da escola regular ou de um curso EJA, por exemplo. Caso ele não tenha nenhum certificado, o indicado é escolher todas.

Ainda está com dúvidas? Clique aqui e veja quais provas escolher na inscrição do Encceja.

7 – Quantas questões tem o Encceja?

O Encceja é formado por quatro provas, em que cada uma avalia uma área do conhecimento. Cada prova tem 30 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha.

Aqueles que selecionarem todas as provas durante a inscrição, terão que responder a 120 questões objetivas e realizar a produção de uma redação.

Tire as suas dúvidas: Veja qual é o formato de prova do Encceja e quantas questões tem o exame

8 – Qual é o calendário do Encceja 2022?

Confira o calendário do Encceja 2022 com as datas divulgadas pelo edital oficial da prova:

  • Justificativa de ausência no Encceja 2022
    • Período de justificativa: 03 a 14/04/2023
    • Resultado: 24/04/2023
  • Inscrições: 22/05 a 02/06/2023
  • Ressarcimento: 22/05 a 09/06/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
    • Solicitação: 22/05 a 06/06/2023
    • Resultado: 12/06/2023
  • Aplicação: 27/08/2023
  • Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
  • Resultado: 22/12/2023

9 – Como estudar para o Encceja?

Agora que o Encceja 2023 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Encceja 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

curso encceja

O que estudar para o Encceja?

Confira abaixo quais são os temas mais cobrados no Encceja:

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também