Posso entrar na faculdade usando a nota do Encceja?

Posso entrar na faculdade usando a nota do Encceja?

Para ingressar no Ensino Superior, é necessário já possuir um diploma do Ensino Médio; entenda

Não é possível entrar na faculdade usando a nota do Encceja. Isso ocorre porque o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova que tem como objetivo oferecer a formação no Ensino Fundamental e/ou Médio para pessoas que não puderam concluir os estudos na idade esperada.

Para ingressar no Ensino Superior, é necessário já possuir um diploma do Ensino Médio, seja ele conquistado através do ensino regular em escolas, pelo programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou pelo Encceja. 

Ao alcançar as notas suficientes para conquistar um diploma por meio das provas do Encceja, o participante já está apto para prestar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em um curso de graduação.

+ Redação do Encceja: exemplos e modelos bem avaliados pelo Inep
+ Redação do Encceja: veja 6 possíveis temas para a prova de 2024

Saiba mais, a seguir, sobre o Encceja e sobre como ingressar no Ensino Superior: 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como funciona o Encceja?

O Encceja foi desenvolvido em 2002 e é aplicado uma vez ao ano para testar os conhecimentos de jovens e adultos brasileiros que não completaram a Educação Básica na idade prevista. Por meio dele, é possível receber o diploma do Ensino Fundamental ou Médio sem a necessidade de fazer um curso supletivo.

A prova do Encceja é elaborada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o mesmo órgão responsável pelo Enem. Apesar de aplicar a prova, não é o Inep que emite os certificados de formação, mas sim as Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 

No momento da inscrição no Encceja, o participante deve indicar a instituição que ele deseja que emita seu certificado de conclusão do Ensino Básico, caso obtenha nota suficiente nas provas.

Modalidades do Encceja

O Encceja possui quatro modalidades diferentes de aplicações, inclusive para pessoas residentes no exterior e para pessoas com Penas Privativas de Liberdade (PPL). Confira abaixo cada uma de suas aplicações:

  • Encceja Nacional: para residentes do Brasil;
  • Encceja Nacional PPL: para residentes do Brasil que estão privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas; 
  • Encceja Exterior: para brasileiros residentes em outros países;
  • Encceja Exterior PPL: para brasileiros residentes no exterior que estão privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas.

Leia também:
+ Qual é a diferença entre Encceja, EJA e supletivo?

Por que o Encceja é importante?

Mais de 30% dos brasileiros não têm o Ensino Médio completo e, mais de 12%, nunca concluíram o Ensino Fundamental, segundo dados do ano de 2018, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Encceja permite nivelar as oportunidades de estudo e trabalho para essas pessoas.

Guia do Encceja

No e-book Guia do Encceja, a equipe do Portal Estratégia Vestibulares reuniu todas as informações necessárias para você que quer se preparar para a prova, mas não sabe nada sobre o exame. Explicamos o que é, como funciona, como se inscrever, o que estudar e muito, muito mais mesmo.

O material ajudará você a começar do zero na jornada rumo à conquista dos diplomas do Ensino Fundamental e/ou Médio. Clique no banner abaixo e faça o download do livro digital de forma totalmente gratuita.

Como ingressar no Ensino Superior?

Depois de conseguir o diploma do Ensino Médio, seja pelo Encceja ou de outras formas, é possível ingressar no Ensino Superior. Para isso, é necessário prestar o vestibular próprio da instituição na qual deseja ingressar ou realizar o Enem.

Ao escolher a opção de disputar o vestibular próprio de uma instituição de Ensino Superior, seja pública ou privada, é necessário seguir as determinações publicadas no edital do processo seletivo e realizar provas para conquistar uma das vagas.

Já com o Enem, é necessário participar de dois dias de provas e é possível usar as notas obtidas para ingressar em um curso de graduação através do Sisu, do Prouni, do Fies ou de vestibulares próprios de instituições que usem as notas do exame como forma de admissão, como a Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, que tem o processo seletivo “Acesso Enem”.

Como conquistar sua vaga na faculdade?

Para te ajudar a conquistar a vaga dos sonhos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem, no Encceja e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diferentes processos seletivos, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também