Qual é a diferença entre Encceja, EJA e supletivo?

Qual é a diferença entre Encceja, EJA e supletivo?

Está pensando em voltar aos estudos e conquistar seu diploma da educação básica? Conheça suas opções e opte pela que mais se encaixa na sua realidade

Que os três oferecem certificados de conclusão do Ensino Básico para pessoas que não puderam concluir essa etapa escolar na idade esperada, você provavelmente já sabe. Mas, afinal, qual é a diferença  Encceja, EJA e supletivo?

Confira, no texto a seguir, quais são os pré-requisitos para participar de cada um, quais as características de cada uma dessas políticas educacionais e entenda como obter seu diploma.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como funciona o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi criado em 2002 e é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas servem para  conceder certificados de formação para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.

Para aqueles que desejam fazer a prova para obter o certificado do Ensino Fundamental, a idade mínima é de 15 anos completos no dia da realização da aplicação. Já para aqueles que querem o certificado do Ensino Médio, é necessário que o candidato tenha 18 anos completos no dia da prova do Encceja.

A edição 2023 será aplicada presencialmente, em todo o Brasil, no dia 27 de agosto. O Exame é composto de quatro provas de múltipla escolha, cada uma com 30 questões, e mais uma prova de redação.

Para conseguir o certificado de formação, é necessário obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e, pelo menos, 5 pontos na redação, que vale 10 pontos. Caso o participante só pontue em algumas provas e em outras não, ele pode ganhar a declaração de proficiência parcial e prestar a próxima edição do Encceja para conseguir a nota necessária nas provas que faltaram.

Vale lembrar que o Encceja também aplica provas para brasileiros que vivem no exterior e para pessoas privadas de liberdade tanto em instituições prisionais brasileiras, quanto estrangeiras.

Saiba mais:
Edital Encceja 2023: datas, inscrições, provas e mais
Encceja 2023: site oferece curso gratuito para a prova

Como funciona a EJA?

“EJA” é a sigla para “Educação de Jovens e Adultos”, nome atual do antigo curso supletivo. No EJA, pessoas que não conseguiram completar a etapa escolar básica podem concluir os estudos em um período menor que o tradicional.

Essa categoria de ensino é dividida em duas modalidades: o EJA Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e o EJA Ensino Médio (do 1º ao 3º ano). No Ensino Fundamental, podem ingressar pessoas com 15 anos ou mais, e o Ensino Médio só recebe estudantes a partir dos 18 anos. Ambas as etapas do EJA podem ser concluídas em dois anos.

Para participar, basta cumprir os requisitos de idade da modalidade desejada e realizar a matrícula em uma escola pública ou privada que ofereça o EJA.

Como funciona o curso supletivo?

Desde 1996, os cursos de supletivo deixaram de existir no Brasil e deram lugar ao EJA. Assim como o seu substituto, o supletivo era voltado para jovens e adultos que não haviam conseguido concluir o Ensino Básico na idade esperada e ofereciam formação completa em tempo menor, comparado à tradicional.

Na prática, não há diferenças entre os cursos de supletivo e a Educação de Jovens e Adultos.

Qual é o calendário do Encceja 2023?

Confira o calendário do Encceja 2023 com as datas divulgadas pelo edital oficial da prova:

  • Justificativa de ausência no Encceja 2022
    Período de justificativa: 03 a 14/04/2023
    Resultado: 24/04/2023
    Recurso: 24 a 28/04/2023
    Resultado do recurso: 02/05/2023
  • Inscrições: 22/05 a 02/06/2023
  • Ressarcimento: 22/05 a 09/06/2023
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
    Solicitação: 22/05 a 06/06/2023
    Resultado: 12/06/2023
    Recurso: 12 a 16/06/2023
    Resultado do recurso: 19/06/2023
  • Aplicação: 27/08/2023
  • Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
  • Resultado: 22/12/2023.

Saiba como estudar para o Encceja 2023

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Encceja, no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Encceja 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Clique no banner e saiba mais:

ENCCEJA - CTA

Saiba mais sobre o Encceja

Você pode gostar também