Que os três oferecem certificados de conclusão do Ensino Básico para pessoas que não puderam concluir essa etapa escolar na idade esperada, você provavelmente já sabe. Mas, afinal, qual é a diferença Encceja, EJA e supletivo?
Confira, no texto a seguir, quais são os pré-requisitos para participar de cada um, quais as características de cada uma dessas políticas educacionais e entenda como obter seu diploma.
+ Redação do Encceja: exemplos e modelos bem avaliados pelo Inep
+ Redação do Encceja: veja 6 possíveis temas para a prova de 2024
Navegue pelo conteúdo
Como funciona o Encceja?
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi criado em 2002 e é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas servem para conceder certificados de formação para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.
Para aqueles que desejam fazer a prova para obter o certificado do Ensino Fundamental, a idade mínima é de 15 anos completos no dia da realização da aplicação. Já para aqueles que querem o certificado do Ensino Médio, é necessário que o candidato tenha 18 anos completos no dia da prova do Encceja.
A edição 2024 será aplicada presencialmente, em todo o Brasil, no dia 25 de agosto. O Exame é composto de quatro provas de múltipla escolha, cada uma com 30 questões, e mais uma prova de redação.
Para conseguir o certificado de formação, é necessário obter, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e, pelo menos, 5 pontos na redação, que vale 10 pontos. Caso o participante só pontue em algumas provas e em outras não, ele pode ganhar a declaração de proficiência parcial e prestar a próxima edição do Encceja para conseguir a nota necessária nas provas que faltaram.
Vale lembrar que o Encceja também aplica provas para brasileiros que vivem no exterior e para pessoas privadas de liberdade tanto em instituições prisionais brasileiras, quanto estrangeiras.
Saiba mais:
Encceja 2024: site oferece curso gratuito para a prova
Como funciona a EJA?
“EJA” é a sigla para “Educação de Jovens e Adultos”, nome atual do antigo curso supletivo. No EJA, pessoas que não conseguiram completar a etapa escolar básica podem concluir os estudos em um período menor que o tradicional.
Essa categoria de ensino é dividida em duas modalidades: o EJA Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano) e o EJA Ensino Médio (do 1º ao 3º ano). No Ensino Fundamental, podem ingressar pessoas com 15 anos ou mais, e o Ensino Médio só recebe estudantes a partir dos 18 anos. Ambas as etapas do EJA podem ser concluídas em dois anos.
Para participar, basta cumprir os requisitos de idade da modalidade desejada e realizar a matrícula em uma escola pública ou privada que ofereça o EJA.
Como funciona o curso supletivo?
Desde 1996, os cursos de supletivo deixaram de existir no Brasil e deram lugar ao EJA. Assim como o seu substituto, o supletivo era voltado para jovens e adultos que não haviam conseguido concluir o Ensino Básico na idade esperada e ofereciam formação completa em tempo menor, comparado à tradicional.
Na prática, não há diferenças entre os cursos de supletivo e a Educação de Jovens e Adultos.
Guia do Encceja
No e-book Guia do Encceja, a equipe do Portal Estratégia Vestibulares reuniu todas as informações necessárias para você que quer se preparar para a prova, mas não sabe nada sobre o exame. Explicamos o que é, como funciona, como se inscrever, o que estudar e muito, muito mais mesmo.
O material ajudará você a começar do zero na jornada rumo à conquista dos diplomas do Ensino Fundamental e/ou Médio. Clique no banner abaixo e faça o download do livro digital de forma totalmente gratuita.
Qual é o calendário do Encceja 2024?
Confira o calendário do Encceja 2024 com as datas divulgadas pelo edital oficial da prova:
- Justificativa de ausência no Encceja 2024
- Período de justificativa: 25/03 a 05/04/2024
- Resultado: 15/04/2024
- Inscrições: 29/04 a 10/05/2024
- Ressarcimento: 29/04 a 10/05/2024
- Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social
- Solicitação: 29/04 a 10/05/2024
- Resultado: 17/05/2024
- Aplicação: 25/08/2024
- Gabaritos: até o 10º dia útil após a aplicação
- Resultado: 23/12/2024
Saiba como estudar para o Encceja 2024
O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Encceja, no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Encceja 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Clique no banner e saiba mais:
Saiba mais sobre o Encceja
- Encceja 2024: site oferece curso gratuito para a prova
- Encceja: quais provas escolher na inscrição?
- Qual é o valor da taxa de inscrição do Encceja?
- Encceja: 9 dúvidas frequentes durante a inscrição do exame
- O que estudar para o Encceja 2024?
- Como funciona a taxa de ressarcimento do Encceja?
- Encceja: qual é a diferença entre a declaração de proficiência e o certificado?
- Veja os temas de redação do Encceja nos anos anteriores