Quais foram as bancas responsáveis pelo Enem nos últimos anos?

Quais foram as bancas responsáveis pelo Enem nos últimos anos?

O Portal Estratégia Vestibulares conta mais sobre as principais bancas que aplicaram o Enem nas últimas edições

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) será o novo aplicador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Criado para dar oportunidades aos estudantes que procuram ingressar em instituições de Ensino Superior, o exame é aplicado anualmente e conta com 180 questões feitas em dois domingos consecutivos.

O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais bancas que realizaram as últimas provas do Enem e seus respectivos históricos.

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Prova Enem 2025: o que levar, horários e instruções para os dias do exame
+ Tema de redação Enem 2025: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares
+ Enem 2025: 13 possíveis temas de redação e como se preparar para a prova
+ Enem 2025: confira 68 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Sisu 2026: candidatos poderão usar notas das últimas três edições do Enem
+ Redação Nota 1000 no Enem: leia 15 exemplos reais dos últimos anos

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

Quais foram as bancas responsáveis pelo Enem?

2006 a 2016, 2023, 2024 e 2025 – Cebraspe

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) é responsável por planejar, elaborar, aplicar e corrigir provas objetivas e dissertativas de processos seletivos, assim como o Enem. Além disso, a banca atua em avaliações educacionais, concursos e certificações profissionais.

A banca é uma das principais instituições brasileiras que atuam na execução de avaliações, certificações e seleções no Brasil, sendo mais conhecida por elaborar os processos seletivos da Universidade de Brasília (UnB).

Anteriormente, a Cebraspe foi responsável pela aplicação das provas do Enem até a edição de 2016, quando um ano após foi repassada a função para o Inep. Ao longo de 10 anos, ou seja, desde a edição de 2006, a banca foi responsável por oferecer apoio logístico e técnico para a realização do Enem, e retornou ao posto em 2023. 

2017 – Vunesp, Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas

Um ano após o fim da Cebraspe como responsável pela aplicação e correção das provas do Enem, o Inep divulgou que a Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) seria responsável pela correção das redações, e a Centro de Seleção de Candidatos ao Ensino Superior do Grande Rio (Cesgranrio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelas provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

2018 a 2022 – Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), inicialmente chamado de Instituto Nacional de Pedagogia, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1937.

A banca é responsável pela aplicação do Enem desde 2018, e encerrou suas atividades como aplicador do exame na última edição, em 2022. O Inep atua em avaliações, exames e indicadores de educação superior, além de estatísticas escolares, pesquisas educacionais e publicações científicas.

Como as demais bancas, todos os profissionais que atuam na aplicação da prova passam por capacitação para padronizar os procedimentos. O Inep realiza diversos treinamentos para os colaboradores, coordenadores, aplicadores, fiscais, certificadores, corretores e profissionais da segurança.

Dessa maneira, desde o armazenamento das provas, até a distribuição entre as cidades, há uma grande equipe de profissionais capacitados para evitar possíveis erros na aplicação do exame.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Como estudar para o Enem?

Para te ajudar nos estudos e a conseguir a tão sonhada redação nota 1000, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular Unicamp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem

Você pode gostar também
como responder questões de física no enem
Leia mais

Como responder questões de Física no Enem?

Seja você um fã da disciplina ou alguém que tem dificuldade com a Física, as dicas do professor Henrique Goulart poderão ajudar no seu desempenho