Como acessar o resultado do Enem 2023?

Como acessar o resultado do Enem 2023?

Quer saber todas as informações e o passo a passo para conferir o resultado do Enem? Acompanhe esse artigo que o Estratégia Vestibulares preparou para você!

Você já sabe como conferir sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Neste artigo, o Portal Estratégia Vestibulares traz todas as informações sobre o resultado do Enem 2023.

Como ver o resultado do Enem?

Os resultados dos candidatos inscritos no Enem podem ser consultados na Página do Participante, depois de liberados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep). Além da pontuação da nota geral, o candidato pode conferir seus resultados em cada área de conhecimento e na redação.  

Confira abaixo o passo a passo para acessar o resultado do Enem:

  • Acesse a Página do Participante;
  • Faça o login do gov.br; e
  • Clique em Boletim de Desempenho Individual.

Além disso, os gabaritos e provas são divulgados em até três dias úteis após a realização das últimas provas, no portal do Inep e no aplicativo do Enem. Com isso, os candidatos que levaram o caderno de prova conseguem conferir o número de acertos, mas que não determina a nota sozinho.

De acordo com o edital, o resultado do Enem 2023 impresso, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante “treineiro”, serão divulgados 60 dias após a disponibilização dos resultados do Exame.

Com o resultado em mãos, é possível utilizar um dos três programas de ingresso no ensino superior do Governo Federal: o Sisu, o Prouni ou o Fies.

Anualmente, as diversas universidades disponibilizam um número de vagas para os três programas, sendo preenchidas pelos candidatos com as maiores notas inscritas. Porém, algumas universidades não disponibilizam vagas nos programas, mas utilizam a nota do Enem para selecionar candidatos, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Quando sai o resultado do Enem 2023?

O resultado do Enem foi antecipado e será divulgado no dia 16 de janeiro. Confira as demais datas do exame abaixo:

  • Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/04/2023;
  • Resultado da justificativa e isenção: 08/05/2023;
  • Recurso da justificativa e isenção: 12/05/2023;
  • Resultado do recurso: 19/05/2023;
  • Inscrições: 05/06/2023 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 21/06/2023;
  • Atendimento especial e tratamento por nome social: 05 a 16/06/2023;
  • Aplicação do exame em: 05 e 12/11/2023;
  • Divulgação do gabarito em: 24/11/2023; e
  • Divulgação dos resultados em: 16/01/2024.

Ficou interessado em realizar o Enem? Acesse o Estratégia Vestibulares e saiba tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, além de cursos e simulados preparatórios!

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Enem

EV - CTA - Turma do Meio do Ano - Ultimo Lote 2024
Você pode gostar também
o que mudou na correção do enem?
Leia mais

Redação Enem 2023: o que mudou na correção?

Se você soube de boatos sobre mudanças na correção e está com dúvidas, veio ao lugar certo. Listamos tudo o que você precisa saber para garantir a melhor nota na redação