Todos os anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realiza um processo de elaboração, impressão, gravação e distribuição de uma nova edição do exame.
Para que tudo funcione como planejado nos dois domingos de aplicação, o passo a passo da preparação e logística envolve professores, grupos de testes, profissionais gráficos e do audiovisual, transportes e forças de segurança. Quer entender melhor como são preparadas e distribuídas as provas do Enem? Confira no texto a seguir:
📢 Saiba mais:
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Prova Enem 2025: o que levar, horários e instruções para os dias do exame
+ Tema de redação Enem 2025: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares
+ Enem 2025: 13 possíveis temas de redação e como se preparar para a prova
+ Enem 2025: confira 68 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Sisu 2026: candidatos poderão usar notas das últimas três edições do Enem
Navegue pelo conteúdo
Elaboração e impressão das provas do Enem
A elaboração das questões das provas do Enem é feita a partir da publicação de um edital para selecionar professores que criarão os itens. Os profissionais selecionados seguem parâmetros estabelecidos pelo Inep para elaborar as questões e depois todas elas passam por revisões de especialistas e por testes com grupos de estudantes.
Após passarem pelos processos de validação, as questões que foram aprovadas para compor o Enem são classificadas de acordo com a dificuldade e vão para o Banco Nacional de Itens (BNI), onde ficam disponíveis para compor provas de qualquer edição do exame.
Tanto o processo de validação das questões quanto o acesso à elas no BNI é mantido sob um rigoroso protocolo de segurança. Inclusive, todos os colaboradores com acesso aos itens assinam termos de sigilo e confidencialidade.
Com as questões escolhidas, o Inep envia o material para a gráfica, onde as provas são diagramadas e impressas também sob esquema de segurança máxima. A prova em libras, por sua vez, é gravada no estúdio do Ambiente Físico Integrado Seguro (AFIS), que fica dentro da sede do Inep. Todo o processo de fabricação das provas é concluído ao fim do primeiro semestre do ano.
Armazenamento e distribuição das provas do Enem
Depois de prontas, as provas são lacradas em embalagens que já estão separadas por local de prova e sala, e enviadas sob escolta policial para galpões do Exército, onde são armazenadas e monitoradas 24 horas por dias.
No início do último trimestre do ano, ou seja, no começo de outubro, as provas são transportadas de Brasília para todas as demais capitais do Brasil, também escoltadas por operações que envolvem as polícias Federal e Rodoviária Federal. Uma vez na capital de destino, as provas voltam aos cuidados das bases locais do Exército, onde ficam até serem liberadas para a aplicação.
O que ocorre em casos de vazamentos da prova do Enem?
Mesmo com todo o protocolo de segurança que envolve as provas do Enem, existe a possibilidade de vazamento do conteúdo, o que é totalmente proibido pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC). Na edição de 2009, por exemplo, um caderno de prova foi roubado por funcionários da gráfica, com a intenção de vendê-lo, e a aplicação do Enem precisou ser adiada para reformulação.
A prova do Enem só pode se tornar de amplo conhecimento, ser divulgada nas redes sociais ou na imprensa a partir do horário em que é permitido que os participantes da prova saiam dos locais de aplicação levando os cadernos de questões. Ou seja, quando faltam 30 minutos para o término da prova.
Dessa forma, o MEC e o Inep seguem os seguintes protocolos em casos de exposição do conteúdo da prova antes do horário permitido:
- Investigação da Polícia Federal: O Inep aciona a PF para investigar como a prova foi vazada e quem foram os responsáveis;
- Consequências aos responsáveis: Os envolvidos no vazamento são eliminados da prova, caso sejam participantes, e respondem judicialmente pelo crime de fraude em certame de interesse público, com até oito anos de prisão;
- Avaliação do vazamento: O Inep avalia o grau de comprometimento do sigilo da prova devido ao vazamento e decide se a edição será mantida ou adiada para reformulação;
- Reforço na segurança: Seja qual for o grau de vazamento, o Inep reavalia e melhora seus protocolos de segurança envolvendo a prova.
Como são as provas do Enem?
As provas do Enem são divididas em quatro grandes áreas e as disciplinas são distribuídas da seguinte forma:
- Linguagem, Códigos e suas Tecnologias: Português, Inglês, Espanhol e Literatura;
- Ciências Humanos e suas Tecnologias: História, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Química e Física; e
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
No primeiro domingo, os participantes respondem 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No segundo domingo, é a vez das 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Onde usar a nota do Enem?
A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais;
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas;
- Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
Confira também:
+ Como usar a nota do Enem?
+ Fui mal no Enem. E agora?
Como estudar para o Enem?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:



