O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 aconteceu neste domingo, com 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, mais uma redação em formato dissertativo-argumentativo. Nesta edição, o tema que a banca propôs para a redação foi “Desafios da valorização da herança africana no Brasil“.
Marina Ferreira, professora de Redação do Estratégia Vestibulares, comentou sobre a diferença entre os temas de redação de 2024 e de 2022. “A leitura dos textos de apoio ajudaria a trazer o recorte devido, mas penso que tratar do legado dos povos africanos deve passar por mencionar a escravidão e a colonização. Diferentemente do que foi abordado quando se citaram os povos tradicionais e originários, esse eixo temático propõe aspectos mais amplos (cultural, econômico e histórico), já que os povos africanos foram decisivos para que o Brasil fosse o que é hoje”.
“Um tema super relevante no contexto atual e, diferente do que se imagina, não necessariamente repete a discussão de anos anteriores”, pontua Marina.
📢 Saiba mais
+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
+ Gabarito Enem 2024: correção do 1º dia de prova
+ Enem 2024: confira 32 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame
+ Temas de redação do Enem nos últimos anos
Navegue pelo conteúdo
Resolução comentada: assista ao vivo do 1º dia do Enem 2024
Acompanhe a correção ao vivo da prova realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares e a divulgação do gabarito em primeira mão:
O que é herança africana?
A herança cultural africana é um processo que leva em conta a pluralidade e complexidade da influência de costumes e hábitos trazidos pela população escravizada africana e como esses movimentos impactaram o processo histórico de formação do povo brasileiro até chegarmos na atualidade.
O impacto da herança africana no Brasil atinge todos os aspectos culturais que moldam a formação de um povo, como cultura e costumes, religião, formação da língua local, arquitetura, tradições, alimentação, festas e danças, dentre outros.
No curso de Sociologia do Estratégia Vestibulares, feito pela professora Alê Lopes, ela comenta sobre a formação do povo brasileiro, citando autores nacionais importantes para a temática. “Em “O povo brasileiro”, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), identifica que o povo brasileiro é resultado de intermináveis cruzamentos das três principais matrizes étnicas que, juntas, dão cara à cultura nacional: a indígena, a africana e a branca-europeia”.
“Nesse sentido, ele chega a fazer uma divisão de cinco grandes macrorregiões: cabocla; sertaneja; sulista; crioula; caipira. Evidentemente, esse estudo pode ser questionado no que diz respeito à proposta das 5 macrorregiões, pois a cultura brasileira, atualmente, apresenta uma diversidade maior”, comenta Alê.
A professora pontua também sobre obras que discutem o tema. “Essas constatações de Darcy Ribeiro podem ser percebidas em dois livros importantes: “Dicionário do folclore brasileiro”, de Luís Câmara Cascudo (1898-1986); e em “A cultura brasileira”, de Fernando de Azevedo (1894-1974). Em função da diversidade de culturas que encontramos na obra desses dois autores, nota-se o quão difícil é definir uma cultura brasileira. Por outro lado, reforça-se a ideia de multiculturalismo presente no Brasil”.
+ 7 citações de Darcy Ribeiro para usar na redação
+ 9 citações de Luís da Câmara Cascudo para usar na redação
+ 11 pensadores brasileiros para citar na redação do Enem
+ 4 sociólogos brasileiros para usar na redação ou que caem no vestibular
A (des)valorização da herança cultural africana
A abordagem do tema pela banca tratou sobre como a herança cultural africana é desvalorizada e conta com a omissão do Estado até mesmo para o que é obrigado por Lei no Brasil, que é o ensino de História e de cultura negra nas escolas, o que não é fiscalizado por órgãos responsáveis.
O professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, pontuou sobre o assunto. “Nós temos um dispositivo legal que garante o Ensino da herança cultural africana e que muitas vezes não é cumprido.”
“O aluno poderia utilizar o argumento da omissão do Estado, até por conta da não fiscalização da obrigatoriedade de que as escolas ensinem cultura africana”, sugere o professor.
Calendário Enem 2024
- Divulgação do edital
10/05/2024 – acesse o edital - Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
15 a 26/04/2024 - Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
13/05/2024 - Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
13 a 17/05/2024 - Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
24/05/2024 - Período de inscrições do Enem 2024
27/5 a 14/6/2024 - Pagamento da taxa de inscrição
27/5 a 19/6/2024 - Divulgação do local de prova do Enem 2024
22/10/2024 - Provas Enem 2024
03/11 e 10/11/2024 - Divulgação do gabarito oficial
20/11/2024 - Divulgação do resultado
13/01/2025
Como estudar para o Enem?
Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares e no Enem!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!