Notas de corte da UFABC no Sisu: saiba a nota mínima para ingresso

Notas de corte da UFABC no Sisu: saiba a nota mínima para ingresso

Com 1.988 vagas disponíveis no primeiro semestre de 2024, a instituição é uma das principais do Sudeste do Brasil; veja a concorrência

Muito conhecida por ser a mais nova entre as três universidades federais de São Paulo e pelo seu sistema interdisciplinar de ensino, a Universidade Federal do ABC (UFABC) ofertou 1.988 vagas na edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para ingresso no primeiro semestre do ano. 

Diferente das outras instituições federais, na UFABC os ingressantes precisam escolher entre uma das quatro opções de curso de graduação interdisciplinar: Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H), Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) ou Licenciatura em Ciências Humanas (LCH). 

Uma vez formados em um desses cursos de graduação, que têm duração de três anos, os estudantes já podem ir para o mercado de trabalho ou para a pós-graduação. Há ainda a opção de continuar na graduação dentro da UFABC, com um curso de formação específica vinculado aos bacharelados ou às licenciaturas interdisciplinares de ingresso, estudando em graduações como Ciências Biológicas ou Engenharia Aeroespacial, por exemplo.

As vagas disponibilizadas pelo Sisu para ingresso nas graduações interdisciplinares são preenchidas a partir da aprovação dos candidatos que tiveram as melhores médias nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e é assim que são formadas as notas de corte. 

Leia mais sobre a UFABC:
+ UFABC: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é nota de corte?

Nota de corte é a menor pontuação alcançada por um participante que conquistou uma das vagas disponíveis em um curso no Sisu. Ou seja, se a nota de corte de um curso é 600,00, significa que essa foi a menor nota tirada por um ingressante para conquistar a vaga.

Assim, as notas de corte variam de acordo com a edição do Sisu, e também dependem da instituição de Ensino Superior e do curso escolhido. Além disso, analisando as notas de corte de anos anteriores, é possível estimar o desempenho necessário no Enem.

Veja também:
+ Nota de corte do Sisu: veja o que é e como funciona

Como funcionam as concorrências no Sisu?

Os participantes do Sisu concorrem às vagas disponíveis pela modalidade de Ampla Concorrência (AC) ou pela Lei de Cotas — há ainda instituições de Ensino Superior que oferecem ações afirmativas próprias para ingresso.

Com as alterações sancionadas no fim de 2023, a Lei de Cotas estabelece que todas as universidades e institutos federais reservem, obrigatoriamente, 50% das vagas de cada curso para pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Desse percentual, 25% das vagas devem ser destinadas para pessoas que além de terem cursado todo o Ensino Médio em escola pública, possuem renda per capta de até 1 salário mínimo. Os outros 25% das vagas são para formados em escola pública que possuem renda per capita de mais de 1 salário mínimo.

Além disso, a distribuição das vagas deve ser feita entre candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), pessoas com deficiência (PCDs) e quilombolas. A divisão precisa ser proporcional ao perfil dos habitantes da região em que a instituição está localizada, seguindo uma nova metodologia, que ainda será divulgada pelo governo federal, e será usada três anos após a divulgação de cada edição do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Antes das alterações, todos os participantes do Sisu que se enquadrassem nos requisitos da Lei de Cotas concorriam automaticamente nesta modalidade, disputando apenas com outros candidatos cotistas. Agora, todos os candidatos participarão da Ampla Concorrência, que como o nome sugere, abriga todos os inscritos.

Caso o participante com direito às cotas não atinja a nota necessária para ingressar em um curso pela Ampla Concorrência, ele será automaticamente direcionado pelo sistema para a reserva de vagas.

Saiba mais:
+ Modalidades do Sisu: quais são as diferenças entre ampla concorrência, ações afirmativas e Lei de Cotas?

Notas de corte UFABC no Sisu

Confira, na tabela, as notas de corte de todos os cursos interdisciplinares da UFABC na edição 2024/1 do Sisu na modalidade Ampla Concorrência (AC):

CursoCidade / CampusTurnoNota de corte
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIASanto AndréMatutino728,77
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIASão Bernardo do CampoMatutino727,67
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E HUMANIDADESSão Bernardo do CampoMatutino721,05
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIASanto AndréNoturno710,77
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E HUMANIDADESSão Bernardo do CampoNoturno710,53
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIASão Bernardo do CampoNoturno706,32
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BI/LISão Bernardo do CampoMatutino701,26
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS – BI/LISão Bernardo do CampoNoturno693,45
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATASSanto AndréMatutino685,5
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS NATURAIS E EXATASSanto AndréNoturno678,89

Como ingressar na UFABC?

Para ingressar nos cursos de graduação da UFABC, é necessário participar do Enem, e no ano seguinte usar a nota obtida para concorrer às vagas no Sisu, já que esse é o único tipo de seleção que a instituição utiliza para receber novos estudantes.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um programa do Governo Federal que oferta vagas em cursos de graduação de instituições de Ensino Superior federais, usando a nota do Enem. O programa é organizado em um sistema online que reúne candidatos e instituições na mesma plataforma. 

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. A partir de 2024, o programa terá apenas uma edição anual, que ofertará vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestres.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema. Não há pagamento de taxa para participar do programa.

Ao fim da inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Apenas candidatos que não zeraram a Redação podem participar do Sisu.

Calendário Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    24/10/2023
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Minha nota não é suficiente. E agora?

Quer conquistar sua vaga em uma das melhores universidades de São Paulo? Estude com a Coruja e aproveite os benefícios que o curso Enem do Estratégia Vestibulares oferece: banco de questões, simulados, correções ilimitadas de redações, material completo e um time de professores especializados na banca.

CTA curso Enem
Você pode gostar também
Leia mais

Quando sai o resultado do Sisu 2023/1?

Resultado da chamada única será divulgado em 28 de fevereiro; após isso ainda é possível concorrer na lista de espera