Como é a prova do vestibular da UEPG?

Como é a prova do vestibular da UEPG?

O Portal Estratégia Vestibulares preparou esse texto para que você saiba como são as provas, questões, calendário e mais do vestibular da UEPG

A  Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conta com mais de 30 cursos de graduação com opções distintas de períodos e com diversos programas de extensão, tornando-se uma das instituições mais desejadas pelos estudantes no Paraná. 

A instituição possui mais de 15 mil alunos matriculados e é consagrada com 13 cursos classificados com cinco estrelas no Guia da Faculdade. De acordo com o Times Higher Education, a UEPG ocupa a 29° posição entre as melhores universidades brasileiras.

Para ajudar os estudantes que querem prestar o vestibular da instituição, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com informações sobre como é a prova do vestibular da UEPG.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como participar do vestibular da UEPG?

Para participar dos processos seletivos da instituição, os candidatos devem se atentar ao site da universidade e aos prazos de inscrição. A UEPG possui duas modalidades de ingresso, sendo o vestibular tradicional e o Processo de Seleção Seriado (PSS). 

Além disso, a instituição oferece 50% de suas vagas a candidatos negros e que realizam o ensino fundamental em redes de ensino público. Confira a seguir como são distribuídas em duas categorias:

  • Ensino Público: 40% das vagas de cotas são destinadas aos candidatos que cursaram integralmente seus estudos em instituições públicas, ou seja, desde o sexto ano do ensino fundamental; e 
  • Candidatos negros: 10% das vagas das cotas são destinadas aos alunos negros que cursaram integralmente seus estudos – desde o sexto ano do ensino fundamental – em instituições públicas de ensino.

Na edição do processo seletivo de 2023, a taxa de inscrição foi no valor de R$ 184,00 e houve isenção prévia por critérios socioeconômicos.

Como é o vestibular da UEPG?

O vestibular da UEPG é realizado duas vezes por ano, chamados de primavera e outono. Ambos possuem uma fase sendo realizados em um único dia no período da manhã e tarde. Confira a seguir como são as questões de cada uma:

  • Prova Vocacionada – Manhã: os candidatos respondem à 45 questões dividas em três blocos de 15 questões, e cada um dos três blocos representa uma das sete disciplinas possíveis, sendo Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia, direcionadas justamente pelo critério de proximidade com o curso.
  • Prova – Tarde: 60 questões das disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira, com cinco questões cada, e redação.

Quais são as obras literárias cobradas no vestibular da UEPG?

Para os processos seletivos da UEPG, a instituição disponibiliza uma lista de obras literárias que podem ser cobradas nas questões. A seguir, confira as obras obrigatórias do vestibular UEPG 2023:

  • Vidas Secas – Graciliano Ramos;
  • Vestido de Noiva – Nelson Rodrigues;
  • Toda Poesia – Paulo Leminski;
  • Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus; e
  • Obra completa de Murilo Rubião.

Como é a redação da UEPG?

A redação da instituição apresenta três categorias de gênero textual como avaliação, sendo elas: texto dissertativo-argumentativo, carta aberta e resumo. Após escolher uma das categorias, os candidatos devem mostrar sua capacidade de leitura, compreensão e interpretação dos textos, desenvolvendo o texto.

Quais os temas de redação das últimas edições do vestibular?

Saiba mais: Covid-19 no Enem: veja como o tema pode cair na prova e em outros vestibulares

Calendário UEPG 2022

  • Publicação do edital: 16/09/2022
  • Inscrições: 19 de setembro a dia 08/11/2022
  • Pagamento da Taxa de Inscrição: até 19/10/2022
  • Locais de prova: 11/11/2022
  • Provas: 11/12/2022 (domingo)
  • Gabarito: 20h do dia 11/12/2022
  • Resultado: até o dia 22/12/2022

Estude com o Estratégia Vestibulares

Ficou interessado em realizar os processos seletivos da UEPG? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares. Aqui você encontra cursos e simulados preparatórios que te ajudarão nesta jornada!

CTA Curso UEPG
Você pode gostar também