A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) aplicará as provas do vestibular 2025 nos dias 01 e 02 de dezembro. As provas do primeiro dia são compostas por 40 questões objetivas e uma redação, enquanto no segundo dia, os candidatos respondem a mais 45 questões objetivas.
O programa de provas é composto pelas disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, entre elas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Conhecimentos Contemporâneos.
Além disso, o vestibular possui uma lista de livros e filmes que os candidatos devem ler e assistir para realizar o exame. As obras de leitura obrigatória são: “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior, “Laços de Família” de Clarice Lispector e “Não vou mais lavar os pratos”, de Cristiane Sobral.
Já os filmes cobrados são: “Branco Sai, Preto Fica” de Adirley Queirós, “Café com Canela” de Ary Rosa e Glenda Nicácio e “Travessia” de Safira Moreira. Para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo contando detalhes sobre cada filme que cai na prova. Confira!
Navegue pelo conteúdo
“Branco Sai, Preto Fica” (2014) – Adirley Queirós
O filme “Branco Sai, Preto Fica” conta a história de dois homens que, após um ataque policial violento em um baile de black music no Distrito Federal, têm suas vidas profundamente afetadas.
Marquim ficou paraplégico e vive com as consequências físicas e psicológicas do evento, enquanto Sartana também carrega cicatrizes desse trauma. A narrativa se passa em um Brasil distópico e acompanha esses personagens buscando justiça e reparação pelos abusos sofridos, enquanto um terceiro personagem, um investigador vindo do futuro, busca reunir provas para condenar o Estado racista e repressor.
Dirigido por Adirley Queirós, “Branco Sai, Preto Fica” é uma obra que transcende as barreiras do cinema tradicional ao misturar ficção científica e documentário, construindo uma crítica social afiada. A violência policial, o racismo estrutural e a marginalização da população negra e periférica no Brasil são abordados com uma linguagem inovadora.
“Café com Canela” (2017) – Ary Rosa e Glenda Nicácio
“Café com Canela”, dirigido por Ary Rosa e Glenda Nicácio, conta a história de duas mulheres que, após anos afastadas, se reencontram e ajudam uma à outra a lidar com suas dores emocionais. Ambientado em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, o filme aborda temas como o luto, a dor da perda e a importância dos laços afetivos na superação de traumas, além de valorizar os saberes populares e a cultura afrodescendente.
Margarida, que vive reclusa após a morte de seu filho, é uma mulher marcada pela tristeza e pelo luto. Violeta, sua ex-aluna, também enfrenta suas próprias dificuldades, mas decide procurar Margarida para resgatar sua antiga professora do isolamento. Juntas, elas iniciam uma jornada de cura e reconciliação, redescobrindo a vida por meio do afeto, da amizade e da troca de experiências.
A diretora Glenda Inácio falou sobre o processo de filmagem ao site da Mostra de São Paulo: “Filmamos em Cachoeira, a cidade aonde chegavam as mercadorias nos tempos coloniais. Entre essas mercadorias, estavam os corpos negros. Então todo o contexto é muito forte. A história que contamos é uma história universal, é um retrato do cotidiano de duas mulheres diferentes que se encontram em determinado momento da vida. Essa história poderia se passar em qualquer lugar, mas, quando escolhemos filmar essa história em Cachoeira, ela ganhou outras dimensões, que vão além da narrativa e se entrecruzam com questões contemporâneas do fazer cinema”.
“Travessia” (2017) – Safira Moreira
“Travessia” é um curta-metragem documental que explora a busca de uma família negra por suas memórias através de fotografias e a ausência dessas imagens em seu acervo familiar.
O filme investiga a ausência da representação visual de corpos negros nas histórias familiares e, ao fazer isso, reflete sobre a invisibilidade histórica e o apagamento cultural dessas memórias. Safira Moreira, diretora da obra cinematográfica, traz à tona as questões de identidade, pertencimento e resistência, revelando como a falta de registros fotográficos reflete a marginalização e a exclusão da população negra ao longo da história.
Calendário Vestibular Uesb 2025
- Inscrições: 12 a 26/09/2024 30/09/2024;
- Solicitação da isenção da taxa: 12 a 26/09/2024 30/09/2024;
- Data limite para pagamento da taxa: 23/10/2024;
- Locais de prova: 18/11/2024;
- Provas: 01 e 02/12/2024;
- Gabarito preliminar: 04/12/2024;
- Resultado: 16/01/2025.
Como estudar para o Vestibular Uesb?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Uesb!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Uesb 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
- Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!
Ficou interessado? Então, clique no banner!