Vestibular Univesp: calendário, inscrição e prova

Vestibular Univesp: calendário, inscrição e prova

Confira formato de prova, cronogramas, editais e informações sobre a Univesp, a primeira universidade pública com aulas on-line!

Tem interesse em estudar na Univesp? O Estratégia Vestibulares juntou as principais informações sobre a universidade, o processo seletivo e cursos para lhe ajudar. Acompanhe este artigo e fique por dentro de todos os detalhes! 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a Univesp 

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é uma instituição pública que foca no ensino a distância (EAD). Foi fundada em 2012 como a primeira universidade pública com aulas on-line e oferece cursos em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), entre outras. 

A faculdade tem sua sede principal em São Paulo e polos universitários em diversos municípios do estado para a realização de eventuais atividades presenciais. A Univesp oferece cursos em três eixos: o Eixo de Licenciatura, o Eixo de Computação e o Eixo de Negócios e Produção. Para o ano de 2023, a universidade anunciou 25 mil novas vagas.

Calendário Vestibular Univesp 2023

  • Divulgação do edital
    Clique aqui e acesse o edital
  • Solicitação de isenção taxa de inscrição
    das 10h do dia 06/02 até as 23:59h do dia 09/02/2023
  • Inscrições Univesp
    das 10h do dia 06/02 até as 23:59h do dia 30/03/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    Até 31/03/2023 – R$ 51,75
  • Divulgação de local de prova
    19/05/2023 – a partir das 14h
  • Prova Univesp 2022
    28/05/2023 – das 13h às 18h
  • Resultado Univesp
    03/07/2022 – a partir das 14h
  • Matrícula
    05/07 a 10/07/2023
  • Início do ano letivo
    24/07/2023

Como ingressar na Univesp?

O processo seletivo da Univesp funciona por meio de exames de vestibular anuais. A instituição oferece a opção de inscrição em três eixos para a realização do vestibular, eles são:

  • Eixo de Licenciatura, com licenciatura em Matemática, Letras e Pedagogia;
  • Eixo da Computação, com Bacharel em Tecnologia da Informação, Engenharia da Computação e Ciência de Dados; e
  • Eixo de Negócios e Produção, com Engenharia de Produção e os novos cursos: Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais. 

Para o processo seletivo, descrito no edital do vestibular Univesp 2023, o candidato deve escolher um eixo e até cinco opções de polos da universidade de acordo com a sua prioridade. Caso o candidato não seja chamado para o 1º polo de escolha, sua inscrição automaticamente será considerada para o 2º polo, e assim sucessivamente. 

A universidade também possibilita o ingresso por meio da nota do Enem, se o candidato desejar. 

As inscrições para o exame de vestibular são feitas via internet, por meio do site do processo seletivo da instituição. Durante o processo da inscrição, o candidato terá que indicar de 2 a 5 opções de polos diferentes e mais de uma opção de municípios para a realização da prova. 

Sistema de Pontuação Acrescida

O processo seletivo conta com o Sistema de Pontuação Acrescida, ou seja, o acréscimo de pontos na nota final do exame de vestibular para os candidatos que: se autodeclararam preto, pardo ou índio (3%); cursou o ensino médio em escola pública brasileira (10%); e atenderam simultaneamente os dois critérios mencionados (13%). 

Vestibular Univesp

No site da universidade, foi informado que o Vestibular Univesp 2023 oferta 25 mil vagas de ingresso nos cursos dos três eixos disponíveis. Elas serão distribuídas pelas centenas de polos da instituição e por 347 municípios de São Paulo. Na edição anterior, do vestibular 2022, foram 30 mil vagas, já em 2021 foram ofertadas 11 mil.

Taxa de inscrição e isenção

A taxa será de R$ 51,75 e o pagamento teve que ser feito durante o mesmo período do preenchimento da ficha de inscrição. 

A Univesp oferece a possibilidade de redução e isenção do pagamento da taxa de inscrição. Para ser elegível a uma das duas opções, o candidato deve corresponder cumulativamente aos requisitos da instituição. 

Para solicitar a redução de 50% da taxa de pagamento, o candidato precisa estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do ensino médio ou estar matriculado regularmente em curso superior. É necessário que o candidato estivesse desempregado ou tivesse remuneração menor que 2 salários mínimos. 

A solicitação para redução da taxa precisa ser feita no momento da inscrição, por meio do site da universidade, e será analisada por uma Banca. O resultado será divulgado no site da instituição. 

A Univesp oferece a isenção da taxa de inscrição aos candidatos cadastrados no CadÚnico, gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para Programas Sociais. O candidato também teve que fazer a solicitação junto à inscrição.

Provas do vestibular Univesp

A prova da Univesp terá somente uma fase e duração de 5 horas, com permanência mínima de 2 horas. O exame contou com 56 questões de múltipla escolha e uma redação. Serão, ao todo, dez questões de Português e Matemática e seis das matérias de Física, Biologia, Química, História, Geografia e Inglês.

Critério de desempate

De acordo com a instituição, caso houvesse empate na nota, o candidato teve classificação maior se obteve uma pontuação superior na seguinte ordem das matérias: 

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática; 
  • Física; 
  • Biologia; 
  • Química; 
  • História; 
  • Geografia; 
  • Inglês; 
  • Redação; 
  • Se o candidato for mais velho; e 
  • Sorteio. 

Conteúdo programático

Abaixo, segue lista dos assuntos para serem estudados no vestibular da Univesp:

  • Matemática: Conjuntos numéricos; números reais; sistemas de numeração; sequências numéricas, progressão aritmética e geométrica; funções; logaritmos, exponenciais e potência; probabilidade; geometria plana; geometria espacial; trigonometria; resolução de problemas; gráficos e tabelas; e média, mediana e moda. 
  • Português: Leitura e interpretação; relações entre textos; sinônimos e antônimos; sentido próprio e figurado; pontuação; classes de palavras; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; voz ativa e passiva; colocação pronominal; e crase.  
  • Literatura Brasileira: Conhecimento desde a origem até atualmente; épocas literárias e autores mais representativos; e interpretação de texto relacionando-o com seu contexto e impacto cultural.   
  • Inglês: Compreensão e interpretação de texto; compreensão de ideias expressas em frases; localização de informações no texto; identificação de marcadores textuais; e compreensão da função de elementos linguísticos. 
  • História: Civilização greco-romana; idade média; árabes e expansão muçulmana; formação do mundo moderno; burguesia; expansão mercantil europeia; renascimento; reformas religiosas; colonização brasileira; revoluções inglesas; revolução francesa; movimentos de independência na América; independência do Brasil; trabalho escravo e trabalho livre no Brasil; regime republicano brasileiro; movimentos sociais rurais e urbanos; revolução russa; Primeira Guerra Mundial; crise de 1929; Vargas e o Estado Novo; Segunda Guerra Mundial e contexto histórico; Guerra Fria; populismo brasileiro; governo J.K.; ditadura militar de 1964; e anos 90 no Brasil. 
  • Geografia: Organização do espaço geográfico nacional e mundial; industrialização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos; crescimento urbano; questão agrária e agrícola; estrutura fundiária brasileira; poluição; clima no Brasil e no mundo; divisão regional brasileira; população brasileira; processo de descolonização afro-asiático; a URSS, Leste Europeu e fim da Guerra Fria; globalização; e continente americano e sua relação. 
  • Química: Estrutura da matéria; número atômico e número de massa; elementos químicos; ligações químicas; polaridades das moléculas; número de oxidação; funções inorgânicas; constantes atômicas e moleculares; Mol e Número de Avogadro; fases da matéria; propriedades gerais; pressão atmosférica; reações químicas; termoquímica; Eletroquímica; Soluções; Equilíbrio químico; compostos de carbono; funções orgânicas; e separação de misturas e reações orgânicas. 
  • Biologia: Níveis de organização da matéria; organização molecular da matéria viva; organização celular; função; bioenergética, fermentação, fotossíntese, quimiossíntese e respiração; processos de divisão celular; vírus; Nível orgânico; genética; Nível ecológico de organização; Evolução e diversidade biológica; e origem da vida. 
  • Física: Fundamentos da Física; descrição do movimento; dinâmica de força; dinâmica de energia; dinâmica de rotação; Estática; Hidrostática; calor e temperatura; óptica e ondas; eletricidade e magnetismo; e noções de Física moderna.

Univesp: relação candidato/vaga

Veja abaixo a relação candidato/vaga de alguns cursos do vestibular da Univesp:

CursoRelação candidato/vaga
Pedagogia15,36
Engenharia da Computação10,96
Engenharia de Produção9,94
Gestão Pública8,70
Matemática 7,86

Cursos Univesp

A universidade conta com três Eixos principais: o Eixo de Licenciatura, o Eixo de Computação e o eixo de Negócios e Produção. Cada um dos Eixos oferece três possibilidades de cursos, sendo eles: Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia; Bacharel em Tecnologia da informação, Ciência de Dados e Engenharia da Computação; e Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais. 

O Eixo de Licenciatura conta com um ciclo básico, em que o aluno estuda durante um ano após o ingresso e depois escolhe em que curso quer se especializar. No Eixo de Computação há um ciclo básico de um ano e meio antes do aluno escolher o curso que pretende cursar. Quem optar pelo Eixo de Negócios e Produção precisa cursar um ano básico para poder escolher, no segundo ano, o curso que deseja seguir.

Outras oportunidades da Univesp:

Univesp TV

A Univesp TV é um canal de educação a distância em que os estudantes tem acesso a conteúdos e aividades na plataforma aprendizado. Nesta plataforma, há uma programação completa onde cada dia da semana apresentam temas, aulas e conteúdos diferenciados.

Recurso Educacional Aberto

O Recurso Educacional Aberto (REA) é um recurso produzido pelos cursos da Univesp, onde são encontradas ferramentas que auxiliam em determinado procedimento, englobando questões sobre acesso e direitos ao utilizar e redistribuir este material.

Projeto Integrador

A instituição oferece uma série de atividades semestrais que desenvolvem novos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Dessa maneira, os estudantes criam um novo projeto por meio de trabalho em equipe

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o processo seletivo da Univesp, já pode começar a se preparar! Com os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares, você garante um estudo completo e conquista uma vaga na universidade dos seus sonhos. Não perca tempo, clique no banner abaixo e conheça nossos cursos!

CTA - Curso Univesp
Você pode gostar também