Temas de redação do vestibular da Uece nos últimos anos
Foto: Divulgação / Uece

Temas de redação do vestibular da Uece nos últimos anos

O Portal Estratégia Vestibulares resgatou os temas de redação dos últimos anos da Universidade Estadual do Ceará (Uece); Confira

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) conta com vestibular próprio realizado em duas fases distintas, geralmente com um mês de diferença entre elas. A primeira fase é composta por uma prova de conhecimentos gerais, com 85 questões, enquanto a segunda é realizada em dois dias seguidos, com três provas de conhecimentos específicos de acordo com o curso selecionado e uma prova de redação.

A prova de redação da Uece é feita no primeiro dia da segunda fase para todos os candidatos que se classificaram para ela e consiste na produção de um texto de 20 a 25 linhas. Não há um gênero definido, como acontece no Enem, por exemplo, e são duas propostas de redação, cabendo ao estudante optar por uma delas.

Em 2024 o tema de redação da Uece foi “Importância do profissional de psicologia nas instituições escolares”, e os gêneros exigidos foram “carta de solicitação” e “texto narrativo”. Confira mais detalhes sobre o tema acima e conheça outros mais, abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

2024/1 — “Importância do profissional de psicologia nas instituições escolares”

O tema de redação da Uece na edição 2024/1 foi baseada na crise de saúde mental determinada pelo Conselho Federal de Enfermagem em 2022. Foram usados os artigos “Saúde mental: como cuidar de toda a comunidade escolar”, e-Book do site Nova Escola, e “Com projeto de saúde mental, escola do Ceará é finalista do prêmio de melhor do mundo”, do Diário do Nordeste.

Os gêneros solicitados foram carta de solicitação, solicitando a presença de psicólogos nas escolas públicas cearenses, e texto narrativo, com um acontecimento desafiador da vida dos candidatos e como o programa foi essencial para superar esse momento.

2023/2 — “Implantação de políticas públicas para o envelhecimento da população brasileira”

O aumento de idosos na pirâmide etária brasileira foi tema de redação da prova da Uece 2023/2, solicitando aos candidatos que escrevessem um artigo de opinião sobre “A urgência de políticas públicas para o envelhecimento da população brasileira” ou uma história que narrasse um momento muito feliz com os avós.

Como textos de apoio foram utilizados o artigo “Um país mais velho: o Brasil está preparado?”, da Fiocruz, e um trecho do livro “Becos da Memória”, de Conceição Evaristo.

2023/1 — “Implantação de políticas públicas para o cuidado com os animais de estimação”

Celebrando o Dia Mundial dos Animais, que acontece no dia 4 de outubro, a Uece escolheu discutir como tema de redação da prova 2023/1 políticas públicas para animais de estimação e maus-tratos e abandono de animais. Duas propostas foram solicitadas: um artigo de opinião sobre a importância de tais políticas públicas no Estado do Ceará, e um relato em que o candidato deveria se passar por um animal abandonado que escreveu um diário sobre estar vivendo nessa condição.

Como textos de apoio foram utilizados o artigo “Cresce o número de adoções e de abandono de animais na pandemia”, do Jornal USP, e trecho do livro “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

2022/2 — “A busca da felicidade na sociedade contemporânea”

No vestibular Uece 2022/2 o tema de redação envolveu a busca pela felicidade e como isso atinge a juventude contemporânea. A primeira proposta solicitava um artigo de opinião sobre o assunto, enquanto a segunda solicitou uma história de pessoas que, “apesar das interpéries da vida, encontraram a felicidade”.

O artigo “O que é a felicidade”, da revista GQ e um relato sobre felicidade veiculado no Correio Brasiliense, foram os textos base da redação.

2022/1 — “O exercício pleno da cidadania pelas mulheres”

O primeiro vestibular da Uece em 2022 trouxe a desigualdade de gênero e o não exercício pleno da cidadania vivido pelas mulheres, principalmente quando há recortes interseccionais como raça e classe. Dentro do tema, foram escolhidos dois gêneros: editorial, que deveria descorrer sobre o papel da mulher negra na ciência, dentro de uma edição especial do jornal da escola em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, e biografia, que deveria narrar, em terceira pessoa, a história de vida de uma das mulheres entrevistadas na comunidade civil para um concurso de redação escolar, a partir de como a educação melhorou sua vida.

Como textos base foram utilizados o artigo “O muro permanece alto para mulheres negras”, do Portal Geledés, e a biografia resumida de Conceição Evaristo do site ebiografia.

2021/1* — “Os desafios para a adoção de crianças e adolescentes”

A prova de redação da Uece 2021/1 envolveu o Sistema Nacional para Adoção e Acolhimento (SNA) e motivações que fazem com que crianças e adolescentes encontrem-se em situação de adoção. A primeira proposta solicitada pela banca envolvia escrever um artigo de opinião argumentando com pelo menos dois desafios sobre o assunto e como o poder público poderia intervir. Já a segunda proposta pedia aos candidatos um depoimento como se fosse uma pessoa que se submeteu ao processo de adotar crianças ou adolescentes para fazer parte de uma cartilha de incentivo à adoção.

Os textos base foram um relato de uma mãe que adotou uma criança mais velha, publicado pelo site Vida Simples, e o artigo “Adoção tardia: quando não se define idade para amar”, do portal Observatório do Terceiro Setor.

*Não houve vestibular Uece 2021/2 por conta da pandemia de Covid-19.

2020/2 — Coronavírus: importância da pesquisa e importância da vida

A Pandemia de Covid-19 impactou o mundo e foi tema de redação da Uece ainda em 2020. O primeiro gênero solicitado pela banca da instituição envolvia escrever uma carta aberta, como representante da universidade, com argumentos que justificasse um maior investimento em pesquisa científica. O segundo solicitou um relato narrativo em primeira ou terceira pessoa, que falasse sobre estratégias solidárias que poderiam auxiliar populações carentes no enfrentamento da pandemia.

O artigo “Cientista que mapeou Coronavírus destaca investimento à pesquisa”, do portal Techtudo, e a reportagem “Paraisópolis controla melhor a pandemia do que a cidade de São Paulo”, da Revista Galileu, foram utilizados como textos de apoio.

2020/1 — “Desemprego e como a crise econômica impacta a vida do trabalhador”

A proposta de redação da Uece 2020/1 trouxe o desemprego como tema em um momento que o debate político era efervescente e o assunto era um dos mais discutidos. As propostas envolviam um relato pessoal para ser publicado em uma revista sobre procura de emprego e um discurso de orador de turma sobre as perspectivas profissionais impactadas pela crise de emprego vivida na época.

Três textos foram escolhidos como apoio: “Desemprego é maior entre jovens, mulheres e trabalhadores sem ensino superior”, do G1; “Como eu consegui um emprego no momento mais crítico da minha vida”, publicado no portal Vida de Startup; e um discurso de orador na colação de grau da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

2019/2 — Poluição das águas e como isso afeta a vida no planeta

O desequilíbrio ambiental causado pela poluição das águas foi o tema de redação da Uece na edição 2019/2. A banca solicitou duas propostas: a primeira envolvia redigir um manifesto propondo soluções para o problema e a segunda solicitava um relato de viagem, em que o escritor trabalhava em um site de turismo que, ao chegar em um local conhecido pelas águas, se deparou com fatores poluentes.

Três textos foram utilizados como base: “Poluição das águas oceânicas”, reportagem do Mundo Educação; “Icaraí de Amontada (Icaraizinho) — Ceará”, relato publicado no portal Mochileiros; e trecho do “Manifesto pelos direitos dos animais”, do site Resumo Escolar.

2019/1 — “Falta de comida em inúmeros lares do Brasil”

A situação de pobreza do País, relacionada à ausência de oportunidades de trabalho e desigualdade de renda foi tema de redação da Uece em 2019. A proposta um solicitou aos candidatos uma carta aberta como representante de uma ONG, contendo argumentos para convencer a população a contribuir como voluntários da organização, e a proposta dois envolvia um texto em prosa narrativo que relatasse uma história de estratégias solidárias de uma comunidade pobre para um concurso literário.

O primeiro texto base era a reportagem “Fome volta a assombrar famílias brasileiras”, do jornal O Globo, trecho do livro “A Fome”, escrito por Rodolfo Teófilo, e letra da canção “O preto que satisfaz”, de Gonzaguinha.

2018/2 — “A relação do homem contemporâneo com o tempo no contexto da chamada Era Digital”

O tempo encurtado da contemporaneidade, o dinamismo da vida e como isso atrapalha atividades prioritárias e relações interpessoais foram temas abordados pela redação da Uece 2018/2. A primeira proposta envolvia redigir um artigo de opinião sobre o tema para o jornal da cidade, enquanto a segunda proposta solicitava uma crônica narrativa sobre o provérbio “O tempo perdido não se recupera”.

Um trecho da reportagem “Exagero do uso da tecnologia preocupa médicos e psicólogos”, do G1, trecho da canção “Tempo Perdido”, da banda Legião Urbana, e poema “Seiscentos e sessenta e seis”, de Mario Quintana, foram utilizados como texto base.

2018/1 — “O aumento da expectativa de vida no Brasil e envelhecimento da população”

O tema de redação da Uece 2018/1 tratou sobre o envelhecimento do Brasil e como não estamos preparados para esse fato. A banca formatou duas propostas: a primeira solicitava um artigo de opinião sobre o despreparo do país para essa questão, a ser publicado no jornal da cidade, e uma crônica literária com a velhice como tema, narrando um episódio de desrespeito com a pessoa idosa e as implicações do ato.

Como textos de apoio foram selecionados um exerto da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, trecho da notícia “Família e estado lideram atos de desrespeito aos idosos”, do Jornal Santuário de Aparecida, e poema “Como se morre de velhice”, de Cecília Meireles.

Vestibular Uece: como funciona a redação?

A prova de Redação em Língua Portuguesa consiste na produção de um texto de 20 a 25 linhas. A prova, ao todo, terá um valor de 60 pontos. O não atendimento ao tema proposto, redação ilegível, em branco ou escrita à lápis, vai resultar na nota 0,0. A instituição pede atenção à norma culta da língua portuguesa, à coesão textual e ao gênero proposto.

Confira o artigo completo sobre a redação do vestibular da Uece.

Estude com o Estratégia Vestibulares!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares mais concorridos do país, nossa plataforma também oferece simulados com questões inéditas, mapas mentais, fórum de dúvidas e aulas com professores especialistas, além de outros diversos benefícios.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Uece
Você pode gostar também