Fui mal no Enem. E agora?
fui-mal-no-enem-agora

Fui mal no Enem. E agora?

Se você está com a sensação de “fui mal no Enem”, ainda há esperança! Veja como tirar isso da cabeça e pensar no futuro com nossas dicas

Se você está com a sensação de ‘fui mal no Enem’ ou coisas do tipo, saiba que nem tudo está perdido. O sentimento muitas vezes toma conta da razão e a ansiedade pós-prova também é forte. Mas é preciso ter calma.

Essa sensação geralmente está associada a cobranças e expectativas criadas — e por vezes exagerada — sobre seu rendimento e a tão sonhada vaga em uma faculdade.

Agora senta, respira e venha ver algumas dicas que preparamos para você se acalmar, entender esse sentimento e seguir firme com o que é real e o que é viagem da sua cabeça, ok? Acompanhe abaixo.

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira
+ Citações que poderiam ser usadas na redação do Enem 2025
+ 21 dados que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2025
+ Envelhecimento na sociedade brasileira: veja repertórios socioculturais do tema de redação do Enem 2025
+ Tema de redação Enem 2025: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

Entenda o problema

O primeiro passo é pensar em quais foram seus erros: redação, questões, gabarito, estudos preparatórios, nervosismo, uma matéria específica… O importante é identificar quais foram os pontos fracos para traçar um plano de ação para as próximas provas.

Entenda como funciona o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utiliza um modelo matemático chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular as notas dos candidatos. Ele avalia o conhecimento do aluno em relação ao tema, para saber se o acerto foi um chute ou não. Com isso, atribui valores diferentes para cada questão.

A nota, portanto, não é calculada apenas com o somatório das respostas corretas, o que cria uma expectativa em torno da nota final que será divulgada.

Fui mal na redação do Enem

As redações são corrigidas por especialistas que analisam cinco competências distintas, que analisam pontos como o domínio da língua portuguesa, os argumentos e pontos de vista apresentados, compreensão do tema e formato, mecanismos linguísticos e qual a proposta apresentada para o problema proposto.

Saiba que você só vai tirar zero na redação do Enem se:

  • Deixar a folha em branco;
  • Escrever menos de sete linhas;
  • Usar vocabulários ofensivos como palavrões;
  • Não atender a estrutura textual dissertativa-argumentativa;
  • Não abordar o tema proposto; ou
  • Desrespeitar os direitos humanos.

Se você não fez nenhuma dessas seis situações e atendeu a maioria dos pontos citados como necessários, suas chances de tirar uma nota boa são altas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Fui mal no Enem. O que fazer?

Se tem certeza que foi mal no Enem, saiba que não é o fim. O exame é aplicado todo ano, e você pode encarar a prova como um aprendizado para o ano seguinte. O importante é não desistir!

Você pode se inscrever em outros vestibulares, acessar de forma direta diversas universidades privadas, ou se preparar para o próximo Enem desde já.

O Estratégia Vestibulares tem cursos intensivos e extensivos específicos para o Enem. Mais de 21 mil alunos ingressaram em diversas universidades do País com auxílio do Estratégia.

+ Enem 2025: Declaração de Comparecimento do 1º dia está disponível
+ Enem 2025: faltei no primeiro dia, posso ir no segundo?
+ Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação vai até 21 de novembro; veja como fazer

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Blog do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Já pensou tirar 1000 na redação do Enem 2025? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares para te ajudar nesta jornada!

Como estudar para o Enem 2025?

Agora que você já viu que Enem 2024 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também