Física no Enem: o que mais cai

Física no Enem: o que mais cai

Por ser uma área bastante ampla, muitos temas diferentes são cobrados quando falamos sobre física no Enem. A matéria compõe a prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do exame. Para aprender mais sobre todos os assuntos que podem ser abordados, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo. Confira!

Conheça mais sobre a Física

A Física é uma ciência que estuda como as coisas acontecem à nossa volta. A queda dos corpos, a atração entre planetas, a formação de imagens, as trocas de calor, o cozimento dos alimentos e muitos outros processos que podem ocorrer na natureza ou até mesmo em condições hipotéticas e imaginárias para fins de cálculos.

Principais temas de Física no Enem, nos últimos anos!

Os assuntos mais cobrados dessa matéria no Exame Nacional do Ensino Médio são mecânica, eletricidade, ondulatória, óptica e termologia. Entenda um pouco sobre esses temas a seguir.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Mecânica

A mecânica é o ramo da Física que estuda os movimentos, e suas vertentes mais conhecidas são a cinemática e a dinâmica.

Na cinemática, são estudados os movimentos sem a preocupação com a causa deles. Nessa área, estudamos, principalmente, grandezas como a velocidade e o tempo, além de analisar os movimentos retilíneo, curvilíneo ou circular, oblíquo e o vertical, por exemplo.

Já na dinâmica, estudamos as forças e suas aplicações, analisando o contexto vetorial e entendendo como um corpo exerce influência no movimento de outro corpo, como no casos de blocos que estão em contato e um “empurra” o outro.

Além da cinemática e da dinâmica, é na mecânica que são vistos assuntos como a hidrostática — área da Física que estuda o movimento dos líquidos — e a aerodinâmica — que estuda o movimento do ar.

Eletricidade

A eletricidade é umas das matérias da Física que mais cai no Enem!

Sobretudo o cálculo envolvendo circuitos elétricos e questões sobre mecanismos de eletrização, que podem ocorrer por atrito, por indução e também por contato.

Nesse ramo, estudamos:

  • Quantização da energia em elétrons;
  • Força e o campo elétrico;
  • Resistência, tensão e corrente elétrica
  • Geradores e capacitores;
  • Potência e o gasto de energia elétrica. 

Ondulatória

A Ondulatória é o ramo da ciência que estuda as ondas, ou seja, as perturbações que se propagam. Nesse campo estudamos as grandezas abaixo:

  • Período;
  • Frequência;
  • Comprimento de onda;
  • Velocidade de propagação;
  • Fenômenos como reflexão, refração, ressonância e polarização.

Termologia

Essa é a área da Física em que são estudados os mecanismos de troca de calor e os fenômenos influenciados pelo fluxo de energia térmica. São estudados pela termologia:

  • Conversão entre as escalas termométricas — principalmente Celsius, Kelvin e Fahrenheit;
  • Dilatação térmica;
  • Fluxo de calor;
  • Mudanças de fase;
  • Máquinas térmicas;
  • Ciclos da termodinâmica.
Física Enem


Óptica

A óptica é o ramo da Física que estuda a natureza da luz e os fenômenos luminosos, que abrange desde os tipos de lentes e de espelhos até tópicos relacionados à saúde quando falamos sobre visão.

Nessa área estudamos os seguintes assuntos:

  • Reflexão;
  • Refração;
  • Formação de imagens.


Magnetismo

O magnetismo é a área que estuda os fenômenos magnéticos, e o principal exemplo de objeto trabalhado por esse ramo é o ímã. Nessa área da Física, estudamos os seguintes assuntos:

  • Forças magnéticas;
  • Campo magnético;
  • Os polos e as propriedades dos ímãs;
  • O campo magnético da Terra.

Você pode ver mais assuntos desse tema clicando aqui!


Física Moderna

A física moderna é a área da Física que estuda os princípios da Relatividade Geral e Restrita e a Mecânica Quântica, tendo ficado bastante conhecida popularmente com a famosa fórmula de Einstein que relaciona a massa e a energia.

Além disso, são estudados nessa área átomos, partículas e até mesmo as reações nucleares que são utilizadas na obtenção de energia elétrica e na produção de armamentos.

Questões sobre Física no Enem

Agora que você já viu as principais áreas da Física que são cobradas no Enem, resolva uma questão de mecânica e outra de termologia que caíram no Exame Nacional do Ensino Médio para testar os conhecimentos que você adquiriu:

(Enem 2020) Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a pisar na superfície da Lua. Ele foi seguido por Edwin Aldrin, ambos da missão Apollo 11. Eles, e os astronautas que os seguiram, experimentaram a ausência de atmosfera e estavam sujeitos às diferenças gravitacionais. A aceleração da gravidade na Lua tem 1/6 do valor na Terra.

Em relação às condições na Terra, um salto oblíquo na superfície da Lua teria alcance

a) menor, pois a força normal com o solo é menor.
b) menor, pois a altura do salto seria maior.
c) igual, pois o impulso aplicado pelo astronauta é o mesmo.
d) maior, pois a aceleração da gravidade é seis vezes menor
e) maior, pois na ausência de atmosfera não há resistência do ar

Gabarito: D, pois, no salto, seria possível atingir um deslocamento maior, visto que a força que puxa o corpo para o solo é menor quando comparada à força na Terra.

(Enem 2020) Um fabricante de termômetros orienta em seu manual de instruções que o instrumento deve ficar três minutos em contato com o corpo para aferir a temperatura. Esses termômetros são feitos com o bulbo preenchido com mercúrio conectado a um tubo capilar de vidro.

De acordo com a termodinâmica, esse procedimento se justifica, pois é necessário que

a) o termômetro e o corpo tenham a mesma energia interna.
b) a temperatura do corpo passe para o termômetro.
c) o equilíbrio térmico entre os corpos seja atingido.
d) a quantidade de calor dos corpos seja a mesma.
e) o calor do termômetro passe para o corpo.

Gabarito: C, pois, para que o termômetro indique a temperatura de algo, é necessário que este se encontre em equilíbrio térmico com o corpo.

Veja também:
- Fórmulas de Física mais comuns do Enem e outros vestibulares

Fisica no Enem: Assista a aula Física do Zero!

Quer mandar bem em Física no Enem?

Se você não quer deixar de tirar uma boa nota na prova de Ciências da Natureza, acompanhe nossos artigos e confira os cursos do Estratégia Vestibulares que são pensados na sua aprovação e com preços acessíveis a todos os estudantes.  Clique no banner abaixo e saiba mais sobre os nossos pacotes!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também
Como cai a óptica no Enem
Leia mais

Como cai a óptica no Enem

Assunto que estuda os raios luminosos e os fenômenos associados a eles, o tema tem grande importância dentro…