Chernobyl: onde fica, acidente nuclear e curiosidades

Chernobyl: onde fica, acidente nuclear e curiosidades

O acidente nuclear que aconteceu em Chernobyl em 1986 alterou os rumos sociais, ambientais e econômicos da região quase que definitivamente. A cidade ucraniana sofreu danos catastróficos, de forma que esse é considerado o pior acidente nuclear da história da humanidade. 

Você quer entender melhor sobre o que é Chernobyl, as consequências do acidente para a cidade, como aconteceu, a relação com a usina nuclear, além de curiosidades sobre o acontecimento. Acompanhe agora!

Chernobyl: onde fica

Antes de entender o acidente nuclear, é importante entender o que é Chernobyl e onde fica, compreendendo também qual sua relação com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Chernobyl é uma cidade ucraniana que fica na porção Norte do país, bem próxima à cidade de Pripyat e à fronteira com a Belarus, como você pode observar no mapa abaixo:

mapa - chernobyl

Acidente nuclear de Chernobyl

O acidente aconteceu no ano de 1986, quando um dos reatores da Usina Nuclear de Chernobyl entrou em uma cadeia de reações incorretas, resultando no desastre mundialmente famoso.

Tudo aconteceu no mês de abril, quando as tecnologias da usina foram testadas para comprovar sua funcionalidade em caso de quedas de energia. Acontece que o conjunto de falhas no projeto dos mecanismos, arranjos incorretos e má manipulação dos equipamentos resultou no que conhecemos como acidente de Chernobyl.

Os técnicos responsáveis por realizar e conferir os protocolos não realizaram tal função com êxito. Além do mais, os reatores que passavam por testes eram considerados instáveis em baixa potência. Com a queda de energia  intencional, o maquinário trabalhou de maneira instável, devido a essa característica. 

De repente as reações nucleares saíram do controle e a água utilizada na geração de energia foi superaquecida, com uma intensa explosão de vapor. Consequentemente, outros materiais foram queimados e um grande incêndio ascendeu. A combustão só foi controlada cerca de 9 dias depois de seu início. 

Além de atingir a cidade de Chernobyl e outros territórios nas proximidades, as precipitações de materiais provenientes da catástrofe se espalharam por partes da Europa Oriental e da União Soviética.

Com a chegada das partículas radioativas, as nações europeias notaram algo estranho e suspeitaram de algo proveniente da URSS. Os suecos foram pioneiros em alertar a situação no cenário internacional e, na noite de 28 de abril, a União Soviética assumiu a ocorrência do desastre.

É importante ressaltar que o funcionamento da Usina Nuclear de Chernobyl estava sob tutela do governo de Moscou. Por essa razão, os ucranianos não foram notificados imediatamente do ocorrido.

A comunidade internacional só notou a gravidade do acidente algum tempo depois. A princípio, imaginava-se que o acidente tinha sido pequeno e pouco significante. 

Entretanto, com a decisão da URSS de evacuar milhares de pessoas, as nações perceberam a magnitude do acontecimento e pressionaram os governantes para a liberação de relatórios e informações verídicas sobre o fato.

Consequências do acidente em Chernobyl

Mortes e danos físicos

O questionamento sobre quantas pessoas morreram em Chernobyl ainda não possui uma resposta concreta. Sabe-se que no momento das explosões duas pessoas morreram imediatamente devido a alta quantidade de material radioativo e calor.

Posteriormente, as consequências foram se modificando — muitos trabalhadores como bombeiros foram hospitalizados e os números apontam que 28 deles vieram a óbito.

Muitos indivíduos que estavam próximos da região na explosão e nos dias seguintes a ela foram hospitalizados com Síndrome de Aguda de Radiação, uma doença que causa náuseas, fraquezas, perda de cabelos, queimaduras na pele e pode comprometer a fisiologia humana no geral. 

Na cidade de Pripyat, ainda, a evacuação da população foi tardia. No momento do acidente, noite de 26 de abril, todos seguiam normalmente com seus cotidianos. Entretanto, com o aparecimento dos sintomas na manhã seguinte perceberam que havia algo incomum. 

Estudos levantam a hipótese de que o câncer também pode ser uma consequência da exposição direta e indireta a altas quantidades de materiais que emitem radiação. 

Entende-se, portanto, que a marcação de quantas pessoas morreram ou foram vítimas da radioatividade lançada pelo acidente nuclear é incerta. Sabe-se, porém, que milhares de pessoas sofreram danos e muitas delas morreram.

Como a cidade ficou depois do desastre?

De fato, a cidade ucraniana não era a mesma após o acontecimento do desastre: existe uma Chernobyl antes e depois do acidente nuclear.  

Em termos ambientais, a região foi devastada, assim como os territórios da Belarus e outras porções europeias que margeiam a região de Pripyat. Nos alpes suíços, por exemplo, as condições climáticas foram cruciais para o acúmulo dos materiais radioativos na atmosfera, com a precipitação e espalhamento dessas partículas. 

Em relação aos recursos hídricos, uma das grandes fontes de água da Europa foi atingida e causou preocupação nos moradores e governantes que precisariam lidar com essa situação pelos meses seguintes. De certa forma esse dano foi contido com outros reservatórios e alterações nas diretrizes que classificam a potabilidade da água.

Os animais aquáticos e plantas sofreram com os índices de bioacumulação. Animais terrestres morreram e florestas próximas adquiriram uma coloração quente, em tons de marrom, laranja e vermelho.

O local onde estava instalada a usina e o reator número 4, que explodiu, foi coberto e tratado para minimizar os efeitos da emissão de radiação na região. O revestimento é conhecido como “sarcófago” e construído com enormes e espessos blocos de concreto. 

Atualmente, o antigo sarcófago já foi reformado, depois de ceder. Isso porque foi construído logo após o acidente e não permitia a aproximação dos trabalhadores, que precisaram “se virar” para concluir a obra. 

Curiosidades sobre Chernobyl

Durante o trabalho de descontaminação, limpeza, observação e organização da Usina, civis (homens, mulheres entre 18 e 22 anos) foram recrutados para ajudar. Em meio a isso, foi encontrada uma grande massa que não se sabia ao certo o que era.

Com a observação do formato, essas pessoas, chamadas de liquidadores, nomearam a matéria de “pata de elefante de Chernobyl”. Um acúmulo de compostos radioativos com aproximadamente 100 toneladas que se instalou no canto de uma parede.

Acredita-se que, assim como o pé de um elefante, o volume seja muito letal. Na época, cerca de 5 minutos de contato seria suficiente para levar um ser humano a óbito. 

Nos dias de hoje, com o decaimento radioativo, o dano não acontece com tanta velocidade. Mas ainda assim, poucas horas de contato seriam suficientes para gerar prejuízos severos ao corpo humano.

O desastre é tão famoso por suas consequências e gravidade que produtores televisivos investiram no desenvolvimento de um programa que tratasse o assunto. Foi então que transformaram Chernobyl em série: são 5 episódios que retratam a realidade dos homens e mulheres envolvidos no antes e depois do acidente.

Aprenda ainda mais com o Estratégia!

Quer mais informações de atualidades? Veja a aula gratuita abaixo que trata sobre a relação conflituosa entre Rússia e Ucrânia:

Vai prestar Unifesp e outras bancas que cobram atualidades com contextualização histórica e geográfica? Conheça os cursos desenvolvidos pelo Estratégia Vestibulares: as aulas são didáticas e direcionadas para a prova que você vai prestar. Não perca tempo, clique no banner e confira!

CTA Curso Unifesp
Você pode gostar também