Deuses gregos: origem, principais nomes e histórias da mitologia grega

Deuses gregos: origem, principais nomes e histórias da mitologia grega

A existência das mitologias norteia grande parte das grandes civilizações históricas. Um exemplo clássico são os deuses gregos que representavam os temores e desejos daquele povo.

Dada a importância da civilização e cultura grega para o mundo ocidental, os vestibulares costumam cobrar muito esse assunto. Por isso, o Estratégia Vestibulares desenvolveu um artigo sobre a mitologia grega, acompanhe a seguir!

Mitologia Grega

A mitologia grega é politeísta e muito baseada na natureza, nas habilidades humanas e em algumas ideias abstratas. Por exemplo, existiam deuses para representar os mares, o fogo, a lua e outros para personificar a sabedoria, a força, a memória, entre outros.

Para os gregos, os deuses tinham a forma humana e estavam vulneráveis às emoções humanas como o medo, o amor, a raiva, a paixão, a ira, o ódio, entre outros. Apesar de estarem sujeitos a isso, eles tinham uma capacidade sobrenatural de imortalidade. Inclusive, também era comum que os deuses se relacionassem com seres humanos. A partir dessas relações nasciam os semi-deuses: possuíam características de ambos os pais, com manifestação ou não dos poderes especiais.

Grande parte desses deuses humanos residiam no monte Olimpo, com grande destaque para Zeus, o rei dos deuses. Um exemplo de deus famoso que não estava no Olimpo, era o deus Hades – residente do submundo. 

Algumas cidades gregas eram marcadas por adotar um patrono, que era um deus característico daquela cidade, com templos criados em favor deles – como os padroeiros existentes em alguns locais do Brasil.

É importante citar,também, que a mitologia era parte intrínseca da cultura grega – os fundamentos da sociedade estavam baseados nisso. Dessa forma, os deuses interferiam no cotidiano e na realidade da civilização grega. Ou seja, a religião não se tratava de uma questão de escolha como na civilização atual. 

Origem dos deuses gregos

Para conhecer a origem dos deuses gregos, foi necessário que as histórias fossem transmitidas entre as gerações oralmente. Por fim, estudiosos como Homero e Hesíodo, transcreveram as mitologias para os sucessores

Conforme os materiais históricos encontrados, os mitos eram narrativas que contavam o nascimento dos deuses. Acredita-se que os deuses surgiram como formas para explicar as formas, origens e comportamentos da natureza e da humanidade.

Principais deusas e deuses gregos

Artemis: deusa da caça

Ártemis é uma deusa reconhecida por proteger os animais, as crianças, os jovens e cuidar da saúde feminina. Por ser a deusa da caça, sempre era representada com um arco flecha e algum animal, como o veado ou o urso.

Essa deusa seria a gêmea de Apolo e teve o encargo de cuidar dele – isso despertou nela o instinto maternal de proteção e cuidado. De certa forma, a personalidade da deusa aparecia como amorosa e paciente, embora muitas vezes se irritava com situações de desobediência.

Zeus: o senhor dos deuses gregos

Zeus é considerado o principal deus do Olimpo, ou seja, ele era o rei/pai dos deuses e dos homens da Grécia. 

Segundo a mitologia, Zeus era filho do deus Cronos e guerreou com seu pai – com isso tornou-se senhor dos homens e dos deuses olimpianos.

Esse deus foi muito adorado por todo o território grego e sua principal estátua ficava em Olímpia, onde era muito influente. 

Além disso, a partir de seus relacionamentos, Zeus gerou muitas das musas da mitologia grega. 

Atena: deusa da sabedoria

Por ter nascido a partir da cabeça de Zeus, Atena era considerada um símbolo da sabedoria e da inteligência –  representada por uma figura bela e juvenil. De forma que ela seria a deusa protetora dos arquitetos, artistas e artesãos

Além disso, era a deusa patrona da importante cidade de Atenas, na Grécia Clássica. Para conquistar essa cidade, travou batalhas contra Poseidon, por isso, em Atenas foi construído um templo em homenagem à divindade: o Parthenon. Confira-o na imagem a seguir:

Deuses gregos EV - Parthenon

Poseidon: deus dos mares

Filho de Cronos e irmão de Zeus, Poseidon é o deus grego responsável por proteger e cuidar dos mares. Assim, ele também tinha poder sobre as tempestades e os terremotos – isso marcava seu temperamento forte, impulsivo e violento.

Para conquistar seu poder, Poseidon participou de uma batalha, venceu e optou por ser senhor das águas. No plano amoroso, esse deus estava sujeito à uma paixão avassaladora por sua irmã Deméter e passou grande parte da vida perseguindo-a.

Afrodite: deusa da beleza

Filha de Zeus e Dione, duas personalidades marcantes do Olimpo, Afrodite nasceu com uma beleza avassaladora que encantava todos os que a viam

Contam as histórias que Afrodite não teve filhos com seu marido, mas se relacionou com muitos amantes, dos quais engravidou várias vezes. Por exemplo, da relação com Hermes, nasceu uma criança possuidora de ambos os órgãos genitais: nesse contexto surge o termo hermafrodita (Hermes + Afrodite).

Principais heróis de guerra gregos

Heracles ou Hércules

Hércules foi um herói semideus, filho de Zeus com a mortal Alcmena, possuía uma força fora do comum. Ele cumpriu 12 requisitos importantes para se reconciliar após matar sua esposa e seus filhos em um ato impulsivo impulsionado por sua principal inimiga: a deusa Hera. 

Aquiles

Muito conhecido pela expressão “calcanhar de Aquiles” , o herói participou e se destacou durante a guerra de Tróia. Sua grande força surgiu quando sua mãe o submergiu nas águas do submundo de Hades, entretanto ela se esqueceu de mergulhar seu calcanhar, o que tornou essa parte de seu corpo muito vulnerável. Quando adulto, após assassinar um grande herói inimigo, Aquiles foi atingido no calcanhar, o que causou a sua morte.  

Principais musas gregas

Calíope

Conhecida por ser a mais velha e sábia das musas gregas, Calíope possuía a voz mais bela do Olimpo, ela era a musa da eloquência e da poesia heróica. A partir de seu relacionamento com Apolo, nasceu Orfeu, um importante profeta lendário da religião grega.

Clio

Marcada pela influência no alfabeto fenício e na história, Clio é a musa responsável pela fama, celebrações e homenagens aos indivíduos.

Quer saber mais sobre a história da Grécia? Assista o vídeo abaixo que descreve os diversos aspectos da cultura e sociedade grega e romana: 

Veja também:
- Helenismo: descubra tudo sobre o período helenístico
Você pode gostar também