Tiradentes: tudo o que você precisa saber sobre o mártir da Inconfidência Mineira

Tiradentes: tudo o que você precisa saber sobre o mártir da Inconfidência Mineira

O Estratégia Vestibulares leva você a uma viagem de volta ao século XVIII e conta tudo sobre a história de Tiradentes e da Inconfidência Mineira

Hoje (21) é feriado nacional de Tiradentes, e você já se perguntou quem foi esse personagem da História do Brasil? Principal nome da Inconfidência Mineira, movimento que buscava independência em relação à Portugal no século XVIII, Tiradentes foi morto por seus ideais.

O Estratégia Vestibulares conversou com a professora Ale Lopes, que dá aulas de História e Sociologia para os nossos alunos, e trouxe tudo o que você precisa saber sobre os acontecimentos que marcaram o dia de hoje, no ano de 1788. Vem com a gente!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quem foi Tiradentes?

Nascido em 12 de novembro de 1746, Joaquim José da Silva Xavier era natural da Capitania de Minas Gerais e ficou conhecido pelo apelido “Tiradentes” por seu trabalho como dentista amador. 

Por não pertencer a uma família rica e perder os pais prematuramente, Tiradentes exerceu alguns outros trabalhos: foi um militar da patente alferes, tropeiro, comerciante, e fazia várias viagens de Minas Gerais ao Rio de Janeiro por conta de seus negócios.

Tiradentes foi um republicano adepto das ideias iluministas de liberdade e foi o único envolvido na Inconfidência Mineira a receber pena de morte.

Foto: Pintura de Oscar Pereira da Silva – 1922 / Acervo do Museu Paulista da USP – Domínio Público

O que foi a Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira, de 1788, foi uma revolta emancipacionista, ou seja, buscava a independência da Colônia em relação a sua metrópole, Portugal. “Ela acontece no contexto de ascensão das ideias iluministas, liberais, do final do século XVIII, e expressa um grande descontentamento dos colonos com a Metrópole”, explica a professora Ale Lopes.

O descontentamento partiu, principalmente, da elite mineradora da Capitania de Minas Gerais, que era obrigada a ceder grande parte dos lucros das extrações para a Coroa Portuguesa através de um imposto chamado quinto.

A situação se agrava quando o governador Visconde de Barbacena toma posse e é autorizado pela monarquia a receber a chamada derrama, que era, na verdade, uma autorização para que a população pudesse complementar com outros bens o valor do quinto. A medida foi criada porque na década de 1760 houve diminuição das fontes de extração de ouro.

Ideias Iluministas

Por se tratar de um movimento que exigia emancipação, os inconfidentes seguiam os ideais iluministas, muito presentes na época, principalmente pela declaração de independência  dos Estados Unidos, em 1776.

A professora Ale Lopes explica que a essência do pensamento iluminista é a liberdade, “E isso [a ideia de liberdade], no ponto de vista do contexto histórico, vai influenciar a formação de um sentimento nacionalista, de emancipação, de soberania, de livre comércio”, complementa.

A morte de Tiradentes

Tiradentes foi o único dos inconfidentes mineiros a receber a pena de morte, e a professora Ale Lopes explica que duas razões principais podem ter corroborado para isso: seu papel público de disseminador das ideias iluministas e sua baixa classe social.

“Ele não ficava trabalhando na surdina, como se fosse um movimento só conspiratório, ele tinha esse papel de ir disseminando as ideias. E, além disso, apesar de ser um movimento muito elitista, o Tiradentes não era parte de uma elite mais tradicional. Ele não era parte de grupos ricos, não tinha títulos, não era bacharel”, conta.

O delator do movimento foi um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis entregou seus ex-aliados em troca do perdão de sua dívida de impostos com a Coroa. Depois disso, vários participantes da revolta foram presos ou expulsos do território, enquanto Tiradentes foi enforcado em praça pública, teve seu corpo cortado em pedaços e exposto na estrada que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro.

A violência na pena de morte, segundo a professora Ale Lopes, era uma prática comum desde a Idade Média, mas confortalvemente também servia como propaganda. “Toda penalidade tem um efeito sobre o crime, mas também um efeito pedagógico sobre a sociedade”, explica a professora.

Tiradentes: herói republicano 

Após 1889, com a ascensão do regime Republicano ao poder no Brasil, a figura de Tiradentes foi resgatada da História e passou a ser exaltada como mártir pró-República.

Depois disso, o dia de sua morte, 21 de abril, foi estabelecido como feriado nacional, sua cidade natal, chamada Vila de São José do Rio das Mortes, recebeu o nome de Tiradentes, assim como a praça em que ele foi enforcado.

Saiba mais:
As representações femininas da República no Brasil
9 frases marcantes na história do Brasil
17 filmes para compreender a história do Brasil

Curiosidades sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira

Moeda

Você sabia que o rosto estampado na moeda de bronze de R$ 0,05 é de Tiradentes? Antes disso, o herói republicano também apareceu na moeda de 5.000 cruzeiros,em homenagem aos 200 anos de sua morte, no ano de 1992.

Bandeira de Minas Gerais

Instituída no ano de 1963, a atual bandeira do estado de Minas Gerais foi criada por Tiradentes e Alvarenga Peixoto, outro inconfidente. Isso porque, antes de se tornar bandeira oficial de Minas, ela foi símbolo do movimento da Inconfidência.

Seu triângulo vermelho, proposto por Tiradentes, representa a Santíssima Trindade, do Catolicismo, enquanto a frase em latim “Libertas quae sera tamen”, idealizada por Peixoto, significa “Liberdade ainda que tardia”.

Bandeira oficial de Minas Gerais desde 1963 / Foto: Site do Governo de Minas Gerais

Tiradentes: como cai no vestibular?

A professora Ale Lopes listou os pontos sobre Tiradentes e a Inconfidência Mineira que podem ser cobrados nos vestibulares. Confira:

Escravidão

Apesar de se tratar de um movimento baseado na ideia de liberdade, ironicamente, a Inconfidência Mineira, composta majoritariamente por donos de escravos, não reivindicava o fim desse tipo de trabalho forçado. 

“Diferentemente da Conjuração Baiana, que acontece 10 anos depois, e é claramente uma revolta mais popular, e vai defender a abolição da escravidão. Isso costuma cair bastante nos vestibulares”, explica a professora.

Revolução Francesa

Ale lembra que, apesar de acontecerem no mesmo ano, a Inconfidência Mineira não teve inspiração na revolução do país europeu. E que, ao se deparar com uma questão desse tipo, é importante salientar que a construção do movimento mineiro foi baseada nas ideias iluministas e na declaração de independência dos Estados Unidos.

Independência do Brasil

Já quando o assunto são delimitações de fronteiras, a professora Ale argumenta que, no século XVIII, ainda não existia a ideia de Brasil, apenas de Colônia. Por isso, os inconfidentes não reivindicavam a independência do País.

“O que era a Colônia? Era um espaço em construção, uma ideia de soberania em construção. Então, o máximo que a gente pode dizer, é que foi uma revolta emancipacionista, que deseja que a Coroa não mande mais nesse território. Mas que território é esse? Um território que está sendo construído”, explica Ale.

Leia mais:
Proclamação da independência do Brasil: contexto, causas e consequências
Hino Nacional do Brasil: história, curiosidades e como cai no vestibular

Escreva a sua história com o Estratégia

Conheça nossos cursos e materiais gratuitos e conte com todas as vantagens que você precisa para a tão sonhada aprovação. 

Nossos professores são especialistas nas bancas dos vestibulares e disponibilizam vídeo aulas e PDFs para você estudar da maneira que preferir. Além disso, você tem à disposição um Banco com milhares de questões para você se preparar focado na sua prova.

Tem ainda correções ilimitadas de redações, revisões de vésperas, simulados, salas VIPs, monitorias e muito mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também