Art Nouveau é o nome de um estilo e movimento artístico do século XIX, quando diversos produtores tentavam inovar a construção e características das obras. O termo “Art Nouveau” significa “arte nova” em francês, então, já fica evidente a busca por novas formas e técnicas no fazer artístico.
Além de toda a riqueza artística, é sempre importante conhecer a história por trás das artes. Isso inclui o contexto histórico dos artistas, o que eles representavam em suas obras e como isso tinha relação com a sua contemporaneidade.
Para te ajudar a entender todas essas nuances da Art Nouveau, o Estratégia Vestibulares preparou esse resumo com as principais informações históricas, culturais e artísticas. Depois, confira uma questão de prova solucionada, que cobra o tema. Vamos lá?
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Contexto histórico da Art Nouveau
Movimento artístico que surgiu no fim do século XIX e perdurou até a segunda década do século XX, a Art Nouveau atravessou grandes transformações na sociedade. Principalmente na Europa, essa época estava em efervescência, por inovações tecnológicas que modificaram a história da humanidade.
Por exemplo, as transformações do estilo produtivo, com as revoluções industriais, o crescimento do capitalismo, as novas condições de trabalho e moradia, novos focos de lazer, desenvolvimento da burguesia como nova classe social, produtos inovadores, entre outras novidades são o contexto histórico desses artistas.
Com tantas alterações no viver social, alguns artistas viram-se na necessidade de propor um estilo de arte que fosse condizente com o novo ritmo de vida. Buscavam uma arte nova, transformadora, dinâmica, fluida, que não estivesse dentro dos padrões clássicos e permanentes que atravessaram gerações.
Assim como as técnicas e ideias antigas foram deixadas de lado no mundo industrial, a arte deveria passar por uma renovação. Era necessário abrir mão do apreço pela Antiguidade, abandonar os resquícios do Renascimento e Romantismo, e caminhar para uma produção artística mais original, autêntica, única, exclusiva e com muita qualidade.
Foi dentro desse contexto que surgiu a Art Nouveau, que abrange diferentes formas artísticas, como a arquitetura, o design, as artes plásticas, até mesmo objetos, móveis, tecidos, publicidades foram transformados.
Origem
A Art Nouveau teve origem na Europa, com grande influência na França e Bélgica. Em cada localidade, ela era chamada por uma nomenclatura diferente, mas as ideias empregadas seguiam o mesmo caminho de inovação e transformação.
No final do século XIX houve uma exposição francesa que expôs as novas artes ao mundo, com móveis, objetos, tapeçarias, vidraçarias, entre outras obras. O local da mostra é uma galeria, chamada de Casa da Arte Nova, em Paris.
Características
Um dos pontos chave para o desenvolvimento da Art Nouveau é a busca pela originalidade, que também atravessa a subjetividade do autor, com liberdade criativa, possibilidade de expressão com diferentes objetos, cores e materiais.
Nesse sentido, muitos autores dedicaram-se a utilizar matérias pouco comuns, como o vidro, a madeira, o ferro, os mobiliários, os tecidos para a construção de artes plásticas e o cimento. Além disso, a arquitetura trouxe novos detalhes e contornos, com maior possibilidade de arabescos, maior destaque para o design, entre muitas outras inovações.
Os artistas queriam, além de inovar, trazer um impacto para sua arte. Então, era comum observar decorações exuberantes e extravagantes, que rompiam o realismo e equilíbrio pregados pela arte academicista.
As folhagens, os contornos arredondados, formatos orgânicos, linhas assimétricas, traços sinuosos e representações semelhantes eram muito valorizados pelos artistas da Art Nouveau. Parte disso se deve à predominância da temática “natureza”, como a figura feminina, além de flores, plantas, folhas e animais.
Ainda, é possível observar o uso da xilogravura, que é o desenvolvimento de um molde para a pintura de várias imagens parecidas. Outra técnica utilizada era a litografia, que consiste em processos químicos e físicos para a gravação de imagens sobre pedras calcárias.
Todo o processo artístico, por mais subjetivo que fosse, estava cercado de racionalismo e lógica. Os autores tinham intenções no momento de construir uma obra de arte, baseadas em conhecimentos físicos, matemáticos e conceitos concretos.
Ao mesmo tempo em que a racionalidade do século atravessou diretamente a Art Nouveau, é possível perceber um esforço ativo dos artistas em fugir do padrão industrializado de produção. Então, muitos deles buscavam pintar e produzir com base em processos manuais, com valorização do artesanato e da exclusividade de uma obra manufatureira.
Artistas e obras da Art Nouveau
Antonio Gaudí (1852-1926)
Trata-se de um arquiteto espanhol que produziu vitrais e cerâmica em construções famosas. Em sua obra mais famosa, Casa Milá, focou em adicionar apenas linhas sinuosas, o que dá um aspecto curvo e inovador ao edifício, confira na foto abaixo.
Alfons Mucha (1860-1939)
Na República Tcheca, há o protagonismo do pintor Alfons Mucha, que foi a fonte da Art Nouveau em Praga. Em suas obras, há junção entre os dois temas mais comuns do estilo artístico: natureza e mulheres. Para isso, ele utilizava a litografia. Confira algumas dessas obras a seguir.
Outros artistas da Art Nouveau
Por ser um movimento eclético, abrangente em várias esferas da arte e bem disseminado pela Europa, são muitos os artistas que participaram e inovaram com a Art Nouveau. Abaixo, confira outras obras famosas e o nome dos produtores.
Art Nouveau no Brasil
O Brasil teve sua própria versão da Art Nouveau, também no século XIX. Principalmente pela adição da cerâmica e vitrais nas produções artísticas, as obras tomavam um novo formato. Assim como na Europa, foi uma transformação extensa, que atingiu arquitetura, design e outras artes plásticas em geral.
O principal pintor da Art Noveau no país, que introduziu inovações no país foi o italiano Eliseu Visconti. Veja, abaixo, algumas de suas obras.
Questão sobre Art Nouveau
(Simulado Enem – Estratégia Vestibulares)
Texto 1.
Tocarei seu nome pra poder falar de amor
Minha princesa, art nouveau
Da natureza, tudo o mais
Pura beleza, jazz
(Sina, Djavan)
Texto 2.
Casa Batlló (1877), Antoni Gaudí,Barcelona, Espanha. Disponivel em:<http://arquitetofala.blogspot.com/2011/12/artnouveau.html> Acesso em 20 mar. 2020.
Na canção, o eu-lírico compara a mulher a que dedica a música ao movimento art nouveau, a que pertence a construção apresentada no texto 2.
Essa comparação se dá, possivelmente a partir da característica da Art Nouveau
a) do exotismo, que se faz presente nas linhas pouco orgânicas.
b) da busca pela expressividade crítica à sociedade.
c) das formas sinuosas, remetendo à sensualidade e beleza.
d) das formas pouco definidas, remetendo ao onírico.
e) das curvas que remetem ao equilíbrio e à simetria.
A alternativa A está incorreta, pois as linhas da Art Nouveau são orgânicas, fluidas.
A alternativa B está incorreta, pois não há crítica à sociedade na Art Nouveau, mas sim valorização da estética.
A alternativa C está correta, pois as formas sinuosas, presentes nas janelas do prédio, são características do movimento, que tende a retratar personagens de maneira sensual, sempre numa busca pelo belo.
A alternativa D está incorreta, pois as formas do movimento em questão são bem definidas e sinuosas.
A alternativa E está incorreta, pois não há simetria na Art Nouveau como característica principal.
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