Arte renascentista: características e principais artistas

Arte renascentista: características e principais artistas

O renascimento é uma das épocas artísticas mais admiradas do milênio passado. Trata-se de um período em que os artistas, cientistas e poetas dedicavam-se à restauração da arte greco-romana, com veneração e admiração pela Antiguidade Clássica. Assim, a arte renascentista admite técnicas e conhecimentos contemporâneos ao momento histórico, mas com características que rememoram os artistas clássicos. 

Neste artigo, entenda melhor o que é o renascimento e como ele se manifestou no campo artístico. Conheça os principais artistas, como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli, além de reconhecer técnicas importantes utilizadas por eles. 

Ao final, você encontra questões de vestibulares resolvidas sobre o assunto, que podem te ajudar a entender como o tema pode ser cobrado em provas como Enem, Unicamp, Fuvest, entre outros exemplos.

Contexto histórico da arte renascentista

O Renascentismo ou Renascimento é um período que aconteceu entre o fim da Idade Média e o começo da Idade Moderna, aproximadamente entre os séculos XIV e XV. Não há uma delimitação clara sobre os anos de início e fim do movimento, percebe-se uma ascensão gradual das técnicas e conceitos renascentistas dentro da sociedade.

Trata-se de uma revolução cultural que atingiu todos os aspectos da sociedade, como organização das cidades, artes, literatura, arquitetura, música, filosofia e esculturas. Além disso, há uma inovação também no mecanismo de pensamento da sociedade, com novas ideias, como o humanismo e o antropocentrismo. 

O contexto abrange a transição dos povos europeus de um sistema feudalista para o capitalismo novo, em crescimento. Nesse momento, então, os homens sentiam-se mais autônomos quanto ao pensamento, desenvolvimento crítico e maior emancipação do controle religioso.

Diante disso, muitos estudiosos e intelectuais voltaram-se à Antiguidade Clássica, pois foi um período de grandes teorias filosóficas que atravessam gerações, como Platão e Aristóteles, por exemplo.

Assim, a admiração pelos pensadores clássicos se estendeu para todas as produções do período greco-romano. Por isso, as artes, esculturas, formatos arquitetônicos, as técnicas de pintura e construção, os pensamentos e ideologias foram cada vez mais explorados pelos europeus, no sentido de trazer novas nuances à produção clássica.

Características da arte renascentista

Com base em todo o contexto histórico dos artistas, somado à inspiração nas obras clássicas, a arte renascentista possui características que se relacionam aos dois aspectos. 

É notado que existe uma busca pela perfeição formal nas pinturas e esculturas. Cada vez mais, era necessário que as representações fossem próximas das realidade, com curvaturas, texturas e jogo de luzes que se equiparavam à visão cotidiana. 

Diante disso, era comum a pintura de imagens humanas, diferentes corpos, em posições e ambientes diferentes entre si. Essa característica expressa bem um aspecto importante do contexto histórico renascentista, que é o antropocentrismo — ideologia que traz uma valorização central para a figura humana, e retira um pouco do teocentrismo.

Isso se relaciona também a maior racionalidade presente nessas artes. O homem com centro do universo, teria maior liberdade para pensar e utilizar a lógica em suas produções. Foi assim que se desenvolveram técnicas de escala, anatomia, proporção, estudos geométricos, entre outras associações entre a matemática, a biologia e as representações artísticas.

Arte renascentista: principais artistas e obras

Leonardo da Vinci (1452-1519)

Leonardo da Vinci está entre os pintores mais famosos do Renascimento. Suas obras são conhecidas por técnicas muito bem aplicadas, que trazem realismo, proporção, luzes e sombras na medida certa.

Trata-se de um artista eclético, que trabalhou na pintura, escultura, arquitetura e também na literatura da época. Entre suas obras mais famosas e citadas estão A Última Ceia, Monalisa e O Homem Vitruviano. Confira a seguir. 

Mona Lisa
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Michelangelo (1475-1564)

Contemporâneo de Da Vinci, o pintor italiano Michelangelo dedicou-se à pintura de telas, pintura em paredes e tetos, arquitetura e também na escrita. Em sua época, foi considerado um gênio e tinha grande admiração na sociedade.

Entre suas obras famosas, estão as esculturas Pietá, Davi e Moisés. Atualmente, também é reconhecido pela pintura do teto da Capela Sistina, em que está pintada a famosa tela “A Criação de Adão”. 

A Criação de Adão
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Sandro Botticelli (1445-1510)

Também italiano, Botticelli está entre os nomes protagonistas do renascimento. Parte de suas obras foram criadas como prestação de serviços a uma notável família da nobreza italiana: a família Médici, de grande influência no período.

Suas obras mais famosas são O Nascimento de Vênus, Adoração dos Reis Magos e São João Batista Criança. Pelos títulos é possível perceber uma nuance religiosa cristã, bem como a associação com mitologias do período clássico. 

O Nascimento de Vênus
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Rafael Sanzio (1483-1520)

Estudioso de ciência, filosofia e matemática, Rafael Sanzio buscava trazer seus conhecimentos de outras áreas para a produção artística. Por isso, desenvolveu e utilizou grandemente técnicas de contraste, luz e sombra, que reforçam o realismo das representações.

Entre suas obras mais famosas está a pintura Escola de Atenas, que reúne diversas figuras históricas reconhecidas por pensamento crítico e intelectual, reunidas em comunhão.

Escola de Atenas
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Filippo Brunelleschi (1377-1446)

Para além das artes pintadas e esculturais, é importante mencionar a riqueza da arquitetura renascentista. Entre os principais artistas está o arquiteto Filippo Brunelleschi, que desenvolveu a cúpula da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença.

Ele também desenvolveu o Hospital dos Inocentes, a Capela Pazzi, entre outras construções.

Santa Maria del Fiore
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Questões sobre arte renascentista

A imagem abaixo é uma reprodução da obra A Última Ceia de Leonardo da Vinci (1452-1519).

Disponível em: <Infoescola.com/pintura/a-ultima-ceia>. Acesso em: 8 set. 2020.

Ao fazer essa representação, o artista

a) colocou o Cristo em uma situação comum e popular, demonstrando as ideias políticas do igualitarismo revolucionário do Renascimento.

b) indicava as propostas dos pensadores renascentistas na direção de uma profunda reforma nas bases teológicas da Igreja Católica.

c) utilizou a geometria para criar o efeito de perspectiva na representação de uma cena bíblica, associada ao antropocentrismo característico do período.

d) retratou o Cristo no centro da obra, indicando que a visão de mundo de seu tempo se mantinha fiel ao teocentrismo pregado pela Igreja e pelas tradições intelectuais e políticas medievais.

Na imagem, Cristo está em um local fechado, cercado por seus amigos. Embora ele esteja no centro, não há uma noção de teocentrismo, mas de proximidade entre os homens e o Deus cristão. Ao mesmo tempo, a perspectiva aplicada na obra é notável, porque traz a figura cristã ao centro e os outros personagens e detalhes parecem estar todos centrados nele. Então, a alternativa que melhor responde ao enunciado é a letra C.

Estude mais com o Estratégia!

Os cursos da Coruja possuem um conteúdo programático completo para cada área do conhecimento. Todas as aulas foram montadas a partir dos assuntos que mais aparecem em cada exame, assim, você se aplica em conhecer os temas essenciais para aprimorar seu desempenho. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também