Ciclo lisogênico: o que é, vírus e questões de vestibulares

Ciclo lisogênico: o que é, vírus e questões de vestibulares

Conhecer os vírus e sua fisiologia é o trabalho de virologistas e biólogos ao redor do mundo. Ao entender esse funcionamento viral, é possível intervir com procedimentos e medicamentos que possam interromper efeitos nocivos de vírus que causam doenças. Um dos processos importantes para a reprodução e sobrevivência viral é o ciclo lisogênico, que é tema deste artigo.

Entenda qual a importância do ciclo lisogênico, seu funcionamento e quais os principais vírus que realizam esse mecanismo replicativo. Além disso, veja questões de vestibulares que cobram conhecimento específico sobre o assunto. Leia mais!

O que são vírus e seus ciclos replicativos?

Os vírus são estruturas acelulares que permanecem no ambiente e podem infectar seres vivos, com grande importância para as infecções de cordados e plantas. A espécie humana está suscetível a diversos e numerosos tipos virais, capazes de causar doenças, sequelas e até óbito. 

Como não têm células, os vírus precisam sobreviver dentro de uma célula viva, o que caracteriza-os como parasitas intracelulares obrigatórios. Assim, eles utilizam o metabolismo, os mecanismos e as maquinarias da estrutura viva para garantir a vida viral. 

Nesse sentido, o ciclo replicativo é o processo que os vírus estabelecem dentro de uma célula, com o intuito de formar novas estruturas virais, para a propagação e perpetuação daquela espécie viral no ambiente.

O que é o ciclo lisogênico?

O ciclo lisogênico acontece quando o vírus adentra a célula hospedeira e agrega seu material genético dentro dos materiais genéticos da própria hospedeira. Com isso, nenhuma alteração é feita no mecanismo ou processos metabólicos da célula. 

Ela continua funcionando normalmente, mas os conteúdos virais agregados aos ácidos nucleicos começam a se manifestar. Por exemplo, durante a formação das proteínas celulares, também serão lidos os fragmentos que contêm informação genética para formar proteínas virais. Com isso, são formadas proteínas próprias do organismo humano, assim como moléculas de importância para a sobrevivência viral. 

Lembre-se que o genoma viral pode ser lido a partir do mesmo código genético que o utilizado na espécie humana. Dessa forma, a transcrição de proteínas virais acontece normalmente, com a leitura do RNAm pela maquinaria de síntese proteica da célula. 

Ao mesmo tempo, como o material genético do vírus está englobado na cromatina da célula hospedeira, quando ela passa por um processo de mitose, esse conteúdo também será transmitido para a célula filha. 

Com esse mecanismo, o vírus consegue se disseminar tanto durante o funcionamento normal da célula, como no período de reprodução celular. Pouco a pouco, além de muitos novos vírus formados, o número de células infectadas cresce potencialmente. 

Bacteriófagos

Os bacteriófagos são tipos específicos de vírus, que podem infectar bactérias e englobar o material genético aos genes do ser procarionte. Quando a bactéria se replicar, os vírus também terão proteínas formadas. A maior parte das espécies bacterianas têm um crescimento rápido, que cresce exponencialmente em horas, por isso muitos vírus são replicados. 

Importância do ciclo lisogênico 

Conhecer o ciclo lisogênico é importante para entender o mecanismo de algumas doenças. Afinal, como as células continuam realizando suas funções normalmente, é difícil de notar alterações ou sintomas no início da doença.

Em geral, o vírus se replica continuamente de maneira “escondida” na célula, onde também escapa do sistema imunológico. A resposta inflamatória e os sintomas iniciam quando muitas proteínas virais se formam, montando estruturas virais inteiras que resultam em um “estouro” da célula hospedeira e liberação do vírus no corpo — a partir de então o sistema imunológico desenvolve respostas de defesa. 

À medida que mais vírus são liberados no ambiente corporal, novas células são infectadas e o ciclo lisogênico se estabelece em várias estruturas. Por isso é importante conter a infecção o quanto antes, evitando a propagação viral. 

A AIDS (sigla do português: SIDA, síndrome da imunodeficiência adquirida) é uma das doenças mais estudadas do século XX e início do século XXI. O vírus da imunodeficiência humana (HIV), que causa essa doença, possui um padrão de ciclo lisogênico, o que mascara os sintomas iniciais e torna difícil diagnosticar a enfermidade no começo do processo replicativo. 

Questões sobre ciclo lisogênico

(Fatec) Os vírus são minúsculos “piratas” biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro “PIRATAS DA CÉLULA”, de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.

b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.

c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.

e) As viroses são transcrições genéticas induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

Os vírus não têm metabolismo próprio, e englobam o próprio material genético na célula hospedeira para produzir novos vírus, o que indica seu caráter intracelular obrigatório. As viroses são resultado das infecções virais. Assim, a alternativa mais adequada é a letra C

(UECE) Sobre os bacteriófagos, é correto afirmar que são vírus

a) Que usam seu próprio metabolismo para destruir células hospedeiras humanas.

b) De DNA ou de RNA que infectam organismos procariotos.

c) Cuja reprodução ou replicação, diferente dos demais vírus, ocorre no exterior de uma célula hospedeira.

d) Que causam catapora nos humanos e parasitam bactérias.

Vírus bacteriófagos não têm metabolismo próprio, por isso fazem reprodução dentro da célula hospedeira, que geralmente são bactérias São estruturas que possuem material genético do tipo DNA ou RNA, e não tem relação com a doença catapora. A opção correta é a letra B.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Gostou do conteúdo? Tenha acesso a diversos resumos e explicações didáticas sobre assuntos de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Matemática, Física, Química, Português e todas as outras disciplinas. Tudo isso está disponível nos cursos da Coruja, em PDFs ou aulas. Conheça mais: clique no banner abaixo!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também