Biomas brasileiros: quais são e características

Biomas brasileiros: quais são e características

Veja quais são os biomas brasileiros e as características de cada um deles para ir bem no vestibular e garantir sua vaga na universidade!

O estudo acerca dos biomas brasileiros é um tema interdisciplinar com a Biologia – principalmente no campo da ecologia – e com a Geografia. Por isso, pode ser um assunto recorrente em provas do Enem e de diversos vestibulares do país, abordando características e relações com a atividade antrópica, por exemplo.

Então, não perca esse conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você gabaritar essas duas áreas do conhecimento e garantir a sua vaga na universidade!

O que são biomas?

Pode-se entender um bioma como um conjunto de ecossistemas que interagem e que compartilham características semelhantes.

Quais são os biomas brasileiros? 

Por sua grande extensão e riqueza em biodiversidade, o Brasil é um país que apresenta uma boa variedade de biomas, que são: Pampas, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia. Aprenda mais sobre cada um deles a seguir:

Bioma Pampa

Esse bioma é encontrado na região sul do Brasil e apresenta solo fértil, o que torna a atividade agropecuária comum nessa região.

Características do Pampa

É um bioma caracterizado por ter um clima subtropical, com temperaturas mais baixas que os demais biomas brasileiros, e possui as quatro estações do ano bem definidas. Além disso, apresenta uma vegetação campestre com predomínio de gramíneas.

Bioma Pantanal

O bioma do Pantanal é caracterizado por uma vegetação em forma de mosaico, com presença de planícies inundáveis.

Características do Pantanal

Esse bioma apresenta um clima tropical com grande biodiversidade e é considerado um patrimônio natural pela UNESCO.

Bioma Mata Atlântica

O bioma Mata Atlântica é bastante ameaçado, e esse problema ambiental teve início com a intensa degradação histórica promovida pela colonização européia no Brasil, uma vez que esses povos extraíram a vegetação nativa e desmataram a área para o povoamento, que se estendeu por séculos.

Portanto, hoje resta-se muito pouco da área original desse bioma e é extremamente necessário preservar o que nos resta da fauna e da flora.

Características da Mata Atlântica

A Mata Atlântica apresenta um clima tropical úmido, com alta pluviosidade e temperaturas mais altas também. 

Sua floresta é fechada e densa, com árvores latifoliadas e perenifólias.

Bioma Cerrado

O Cerrado possui uma grande importância no que tange à hidrografia do Brasil, uma vez que esse bioma é o berço de bacias hidrográficas como a do São Francisco e a do Tocantins Araguaia, por exemplo.

Características do Cerrado

É um bioma de clima tropical com duas estações bem definidas, grande biodiversidade, árvores de pequeno porte com troncos tortuosos e grossos.

Além disso, seu solo é predominantemente ácido e tem a presença de alumínio.

Bioma Caatinga

A Caatinga é comumente encontrada em boa parte da região do Nordeste, sobretudo, no sertão nordestino.

Características da Caatinga

Esse bioma é caracterizado por um clima quente e seco, com chuvas irregulares durante o ano e pode apresentar períodos de seca intensa e estiagem, além da presença de alguns rios que podem secar em determinados períodos.

O solo é considerado pouco fértil por ser árido e pedregoso. Por isso, sua vegetação é adaptada à escassez de água, com galhos retorcidos e raízes profundas. 

Em suma, muitas plantas apresentam folhas modificadas em espinhos e armazenamento de água em seu interior, e todas essas adaptações ao clima semiárido conferem à vegetação o título de xerófitas.

Bioma Amazônia 

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e abriga uma enorme bacia hidrográfica, além de uma enorme biodiversidade.

Uma observação importante acerca desse bioma é que ele não é exclusivo do Brasil, podendo estar presente em outros países da América do Sul.

Características da Amazônia

É caracterizado por um clima equatorial com altíssimos índices pluviométricos, altas temperaturas e alta umidade também.

Sua floresta é predominantemente densa e fechada, com árvores de grande porte, perenifólias e latifoliadas.

Sua vegetação pode ainda ser dividida entre Maga de Igapó – sempre alagada -, Mata de Várzea – pode ser alagada em alguns períodos -, e a Mata de Terra Firme – não se inunda.

Biomas Brasileiros

O que sãos os biomas aquáticos

São ecossistemas presentes no meio aquático e podem ser divididos de acordo com o ambiente em que se encontram – água doce ou água salgada. Veja as particularidades de cada um deles a seguir:

  • Bioma aquático dulcícola: são os ecossistemas de água doce e podem ainda ser chamados de lênticos quando ocorrem em lagos, lagoas ou ambientes com água “parada”, ou de lóticos, quando existe o fluxo de água, como em rios e em riachos, por exemplo; e 
  • Bioma aquático talassociclo: compreende ambientes marinhos e oceânicos, ou seja, ambientes com água salgada.

Exercício sobre biomas brasileiros

Agora que você já está por dentro do assunto, teste seus conhecimentos com essa questão que o Estratégia Vestibulares preparou para você:

(FAMERP) É um bioma formado por uma vegetação rasteira com árvores de porte médio amplamente dispersas. A temperatura é relativamente alta ao longo dos meses e as estações do ano são reguladas pelas precipitações. O solo é pobre em minerais essenciais e frequentemente rico em alumínio, que é tóxico para muitas espécies de plantas.

Além dessas características, o bioma descrito também apresenta

a) transbordamentos periódicos dos rios.
b) alta umidade relativa do ar.
c) plantas adaptadas à variação da maré.
d) subsolo compacto e seco.
e) espécies de plantas adaptadas ao fogo.

Gabarito: E

Gostou do conteúdo que o Estratégia Vestibulares preparou para você ir bem na prova de Biologia e de Geografia do Enem e do seu vestibular? Então não perca nossos próximos artigos! Aproveite para conhecer os nossos cursos, que são pensados para você alcançar seu sonho de entrar na universidade. Clique abaixo e confira!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também