Reino animal: características gerais e filos

Reino animal: características gerais e filos

O reino animal, em latim Animalia, engloba todos os organismos que são, simultaneamente, multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Estão englobadas a espécie humana, os cachorros, os gatos, as aves, os répteis e etc. 

Neste artigo, acompanhe um resumo sobre as características gerais compartilhadas por esses seres vivos e qual a subdivisão do reino animal em filos, com os principais aspectos de cada um deles. Vamos lá?

O que é o reino animal?

Em primeiro lugar, em biologia, um reino é uma das classificações taxonômicas mais abrangentes. Ele engloba seres vivos que possuem características gerais parecidas, mesmo que particularmente sejam totalmente diferentes. 

Então, à medida que o reino é subdividido, os indivíduos são cada vez mais parecidos entre si. Por isso, um reino possui uma classificação em diferentes filos, e os filos podem ser subdivididos em classes, que podem ser redivididas em ordens, depois famílias e, por fim, as espécies. 

Características do reino animal

Citologia

No caso do reino animal, todos os indivíduos são eucariontes. Ou seja, suas células possuem um núcleo organizado, separado do citoplasma por meio de uma membrana chamada de carioteca. As organelas celulares podem ser membranosas e os processos metabólicos são mais complexos, em comparação com os protistas. 

Além disso, todas as espécies animais são multicelulares, ou seja, possuem mais de uma célula, geralmente várias, até mesmo milhares. Esse ponto difere, por exemplo, das bactérias, que podem ser unicelulares. 

Nutrição

Por fim, os animais não são capazes de produzir o próprio alimento, como acontece com os seres vivos do reino vegetal. Isso significa que somos heterotróficos e precisamos encontrar fontes de nutrientes no ecossistema, com participação em cadeias alimentares.

Os outros aspectos como habitat, comportamento alimentar, relações ecológicas e formas de locomoção são muito variáveis entre os filos. Existem animais de hábitos noturnos e diurnos, seres hibernantes, carnívoros, herbívoros, parasitas, predadores, rastejantes, quadrúpedes, bípedes e até mesmo aqueles que ficam fixos em um substrato. 

Vertebrados e invertebrados

Além da classificação segundo a organização taxonômica dos seres vivos, o reino Animalia pode ser dividido didaticamente em dois grandes grupos: os animais vertebrados e invertebrados. Eles diferem entre si pela presença ou não de uma coluna vertebral para dar sustentação ao corpo do animal. É uma diferença, por exemplo, entre os protistas e os cordados. 

No tópico a seguir, acompanhe um resumo sobre os filos de animais mais citados e estudados, que são os mais frequentes em provas de vestibulares, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos e cordados (onde estão inclusos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Filos do reino animal 

Poríferos

Os poríferos, basicamente, são as esponjas. São os animais mais primitivos no reino, os únicos que não possuem tecido verdadeiro e algumas espécies ainda são sésseis, ou seja, ficam paradas e fixas no território.

Seus corpos são repletos de poros, por onde a água entra. Inclusive, eles se nutrem por meio da filtragem da água, uma vez que todas as espécies são aquáticas. Seus principais representantes são as esponjas, que encontram-se nos mares.

Cnidários 

O filo dos cnidários engloba as águas-vivas e caravelas, além de outros animais que vivem no ambiente marinho. Seu formato evidencia que eles possuem uma simetria radial, quando é possível traçar vários planos em um círculo, obtendo partes iguais daquele corpo. 

Possuem estruturas nervosas importantes, os cnidócitos, que podem ser protagonistas em acidentes nas praias, quando os cnidários se sentem ameaçados e liberam substâncias urticantes e nocivas na pele dos indivíduos. Esse é um mecanismo de defesa e também uma estratégia de captura de alimentos. 

Platelmintos

Os platelmintos também constituem um filo do reino animal, em que estão agrupados os vermes achatados, que possuem um corpo parecido com uma fita. Nesse caso, a simetria é bilateral, quando um eixo central pode dividir a estrutura em duas porções iguais. 

Eles estão associados a algumas doenças importantes, como a teníase, que causa alterações intestinais ou a cisticercose, que pode atingir o cérebro e desenvolver complicações no sistema nervoso. 

Nematelmintos

O filo dos nematódeos também engloba vermes, mas o formato do corpo é cilíndrico, semelhante a um fio. As espécies mais citadas são aquelas que causam alguma patologia para os humanos ou outros animais. 

A lombriga é um nematelminto, o Ascaris lumbricoides, que pode determinar uma má nutrição de crianças e, inclusive, é epidemia em locais sem saneamento básico ou condições de higiene adequadas. Outros exemplos de doenças são a elefantíase, que causa um inchaço generalizado nas pernas, ou a ancilostomíase, também conhecida como doença do amarelão.

Moluscos

Os moluscos estão inseridos no reino animal e são conhecidos por terem um corpo mole. Muitas espécies possuem uma concha protetora, onde também estão abrigadas as vísceras do indivíduo, incluindo o tubo digestivo completo observado neste grupo. Como representantes podem ser citados os caramujos, os polvos e as lesmas.

Anelídeos 

O filo dos anelídeos é o filo das minhocas e sanguessugas. Trata-se de animais que possuem o corpo formado por vários segmentos, como se fossem anéis. Cada anel possui algumas funções fisiológicas, como estruturas para a excreção de materiais indesejáveis.

Esses seres do reino animal possuem uma distribuição versátil entre os ecossistemas e podem ser encontrados nas águas doces e salgadas, bem como na superfície terrestre. Especificamente as minhocas possuem uma função para a agricultura, por tornar o solo mais arejado, enquanto que as sanguessugas podem ser empregadas em tratamentos medicinais, porque possuem ventosas.

Artrópodes

O maior dos filos do reino animal, os artrópodes englobam milhares de espécies de insetos, aracnídeos e crustáceos. Em comum, esses indivíduos apresentam um corpo segmentado em diferentes partes, além de apêndices articulados, como as patas. 

Eles possuem um esqueleto externo que permite a proteção, esse exoesqueleto é trocado periodicamente durante o crescimento do bicho, em eventos biológicos chamados de muda. Podem ser citados como representantes as aranhas, as formigas, as borboletas, os escorpiões, as lagostas e etc.

Equinodermos

Os equinodermos são animais marinhos, que possuem muitas características evolutivas semelhantes aos cordados (filo onde está englobada a espécie humana). São seres de alta capacidade regenerativa, com sistemas de locomoção baseados na pressão da água e que podem ser sésseis ou fixos, a depender da espécie. Estão entre os equinodermos as estrelas do mar, os ouriços do mar, os pepinos do mar e as serpentes do mar.

Cordados

Por fim, os cordados são os últimos seres vivos na escala evolutiva do reino animal. Neste grupo estão todos os animais que, durante o desenvolvimento, apresentam um cordão estrutural chamado de notocorda. 

No caso dos humanos, a notocorda dará origem à coluna espinhal, estrutura atuante na sustentação do corpo, que faz relações com o sistema nervoso, essencial para o contato entre o meio interno e o externo. As espécies de cordados são amplas e as principais classes encontradas são os peixes, como os tubarões; os anfíbios, como os sapos; os répteis, como os crocodilos; as aves, como as pombas; e os mamíferos, como as vacas.

Estude mais com a Coruja!

Estudar é sempre necessário para o crescimento pessoal, profissional e intelectual. Durante as preparações para o vestibular, o Estratégia te fornece materiais para aprender o conteúdo de uma forma contextualizada, com os temas necessários para a prova e que podem ser aplicados no seu cotidiano! Os materiais são didáticos, adaptáveis, podem ser acessados por diferentes dispositivos, as aulas são gravadas e o fórum de dúvidas estará disponível para sanar eventuais dificuldades que surgirem durante sua trajetória. Não perca tempo, clique no banner e saiba mais!

Você pode gostar também