Reino Protista: características, exemplos, doenças e mais 

Reino Protista: características, exemplos, doenças e mais 

Em biologia, um reino é uma classificação que agrupa seres vivos com as mesmas características. No caso do Reino Protista estão englobados organismos eucariontes que não preenchem os requisitos para participar dos outros reinos eucariotos (Plantae, Animalia e Fungi). Leia este artigo e saiba mais sobre as características, principais representantes e classificações dos protistas.

Reino Protista: características gerais

O Reino Protista é uma classificação antiga da taxonomia. Atualmente, grande parte dos seres vivos que eram chamados de proctistas estão relacionados com outras espécies e reinos, cada um com sua singularidade. 

Apesar disso, muitos materiais didáticos ainda se referem ao conjunto como forma de citar indivíduos que não sejam vegetais, animais ou fungos. Aponta-se, ainda, que esse reino não pode ser incluído em definições gerais, porque engloba seres com características muito diferentes entre si. 

Citologia no Reino Protista

O ponto em comum para todos os seres vivos do Reino Protista é que são organismos eucariontes. Ou seja, possuem células com organelas membranosas, com um núcleo organizado e envolto por uma membrana, conhecida como carioteca. 

Em termos de celularidade, é possível dizer que grande parte dos protistas são unicelulares. Mas existem exceções que apresentam um maior número de células, e ainda aqueles que se organizam em forma de colônias. 

Alimentação

Sua forma de alimentação pode ser autotrófica, quando fazem processos bioquímicos capazes de fornecer todos os nutrientes necessários, ou heterotrófica, se precisam de moléculas externas para garantir a sobrevivência.

Reprodução

Em termos reprodutivos, alguns fazem o processo de maneira assexuada, enquanto outros precisam da troca de material genético, na cópula, para favorecer a perpetuação da espécie. Outro ponto importante é que os protistas são, em suma, seres aquáticos, salvo algumas exceções que podem viver no solo ou parasitar outros indivíduos.’

Essas características estão associadas aos principais organismos que constituem o Reino Protista: os protozoários, muito importantes do ponto de vista da saúde humana, e as algas que possuem importante papel ecológico. Há também o grupo dos mixomicetos, que se assemelham a fungos, mas não podem ser considerados assim, como veremos mais adiante. 

+ Veja também: Reino Monera: o que é, características, exemplos, importância

Exemplos de protistas

Protozoários

Protozoários são organismos eucariontes de nutrição heterotrófica. Enquanto alguns conseguem viver em vida livre, outros possuem hábitos parasitários e precisam adentrar outros indivíduos para conseguir o alimento. Inclusive, essa relação pode ser muito maléfica para o homem, causando desde doenças simples até casos sérios que podem levar a óbito. Confira alguns tipos:

Esporozoários

Por exemplo, a toxoplasmose é uma doença que afeta predominantemente os músculos e, no caso da mulher grávida, pode ser transmitida para o feto, acarretando em malformações, alterações na retina e outras questões. Ela é causada por um protozoário esporozoário, o Toxoplasma gondii, um tipo de organismo que não se move por força própria, mas é levado pelo movimento do ambiente.

Outro protozoário esporozoário importante para a saúde humana são os organismos do gênero Plasmodium spp. No Brasil, as espécies Plasmodium falciparum e P. vivax são responsáveis por causar malária,transmitida por mosquitos do gênero Anopheles. Tem como sintomas febre alta que aparece em ciclos, mal estar, cefaleia, calafrios, entre outros sintomas. 

Amebas

Existem também as amebas, que podem se movimentar por força própria, por meio da formação de pseudópodes (pés-falsos). São invaginações de membrana que forçam ela a ir para a direção desejada. 

Algumas amebas são de vida livre e não causam nenhuma patogênese para o homem. Outras, por sua vez, podem causar problemas intestinais, como a Entamoeba hystolitica. Em alguns casos, a infecção pode ocasionar fezes moles com liberação de sangue e muco. Em situações mais severas, ainda, a ameba pode se disseminar por todo o organismo, com acometimento de fígado, pulmões e até sistema nervoso central.

Ciliados

Os protozoários que se locomovem por cílios, em sua maioria, não apresentam grande risco à saúde humana. Entretanto, existe um protozoário ciliado do Reino Protista que causa sintomas intestinais, o Balantidium coli. 

Flagelados

Por fim, existem os protozoários flagelados. Eles possuem flagelos que batem para a movimentação pelos fluidos. Entre os mais conhecidos, existe o Trypanosoma cruzi, a espécie causadora da doença de Chagas. Essa infecção é responsável pelo aumento de órgãos como coração, esôfago e intestino, algo que pode se agravar com o passar dos anos, levando o paciente a óbito. 

Vírus, Bactérias, Protoctistas e Fungos | Biologia do Zero para o ENEM

Algas

As algas são os seres do Reino Protista que fazem nutrição autotrófica, devido a presença do pigmento fotossintético clorofila — o mesmo apresentado no Reino Plantae. Nesse caso, elas podem ser unicelulares ou pluricelulares simples. 

A diferença entre essas algas e os vegetais é que as plantas possuem tecidos organizados, enquanto que as algas não possuem essa capacidade, por isso elas não podem ser consideradas no Reino Plantae. 

São indivíduos predominantemente aquáticos, tanto em água salgada quanto em água doce. Diante disso, são consideradas a base da cadeia alimentar aquática, uma vez que são autotróficas e representam uma fonte de energia. Inclusive, são os seres que realizam a maior porcentagem de fotossíntese do planeta, responsáveis por grande parte do oxigênio que consumimos na respiração. 

Algas vermelhas

As algas vermelhas, também conhecidas como rodofíceas, estão presentes principalmente no ambiente marinho, em organizações unicelulares ou  multicelulares. Sua clorofila é a A, com estrutura filamentosa e fixadas a um substrato, ou seja, não se movem.

Algumas delas são comestíveis. E, na indústria alimentícia, um produto encontrado na parede de suas células, o ágar, é muito explorado para fazer balas e doces, devido a sua consistência gelatinosa.

Algas pardas

As algas pardas possuem dois tipos de clorofila A e C, e podem também ser chamadas de feiofíceas. Em sua parede celular, o material encontrado é um polissacarídeo conhecido como algina. É a matéria prima para a produção de alginato, uma substância que aparece na composição de produtos cosméticos, sorvetes, materiais de uso médico, entre outras utilidades. 

Algas douradas

São algas douradas devido a presença de carotenóides como a fucoxantina. Apresentam dois flagelos, ou seja, não estão fixas ao substrato. Esses seres do Reino Protista são, em sua maioria, unicelulares e vivem em ambientes aquáticos doces. 

Dinoflagelados

Algas dinoflageladas, também chamadas de pirrofíceas, apresentam também dois flagelos, mas sua organização, um ao redor do corpo e outro perpendicular a esse, permite que o movimento do organismo seja giratório. 

Entre esses seres protistas foram observadas, aproximadamente, mais de 4000 espécies. Esse é um tipo de alga encontrado principalmente em ambiente de água salgada, embora haja algumas exceções.

Quando há uma reprodução exagerada de dinoflagelados, elas ficam aglomeradas na água e, devido aos carotenóides, a água fica avermelhada. É um fenômeno conhecido como maré vermelha, que também pode atingir o ambiente ecológico ao redor, devido a liberação de toxinas prejudiciais a outros seres vivos.

Diatomáceas

São organismos unicelulares ou de organização colonial que possuem numerosas espécies, de forma que a maior parte delas tem hábitat em oceanos. Sua característica mais marcante é a presença de sílica em sua parede celular.

Euglenóides

Por fim, as euglenoides são algas flageladas e que são, em geral, de água doce. Inclusive, apresentam uma característica importante, a nutrição mixotrófica. Com isso, podem fazer fotossíntese em presença de luz, mas sobrevivem por heterotrofia quando em ambientes escuros.

Mixomicetos

Mixomicetos são seres vivos que parecem fungos, mas não podem ser considerados assim porque não preenchem os critérios para entrar no Reino Fungi. Sua classificação ainda é controversa, por isso estão contados no Reino Protista. 

Crescem em solos com muitos nutrientes orgânicos, como em florestas em que ocorre muita queda de folhas. Não apresentam comportamento parasita ou que seja prejudicial a outros organismos que estejam ao seu redor. Ainda assim, é importante conhecê-los e saber em que ambientes eles tendem a aparecer.

Estude mais com o Estratégia!

Os cursos intensivos da Coruja possuem um conteúdo programático completo para cada área do conhecimento. Todas as aulas foram montadas a partir dos assuntos que mais aparecem em cada exame, assim, você se aplica em conhecer os temas essenciais para aprimorar seu desempenho. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também