Répteis: características, classificação e exemplos

Répteis: características, classificação e exemplos

Os répteis são animais cordados que pertencem à classe Reptilia, essa nomenclatura surge do termo “reptare” que, em latim, significa “rastejar”. Trata-se, então, de seres vivos com locomoção próxima a terra, como se estivessem deslizando sobre ela, como as serpentes e lagartos. 

Este artigo resume as principais características dos répteis, comportamentos comuns, exemplos de animais conhecidos que são répteis, o tema é abordado com base no que aparece nas provas de vestibulares. Assim, você recebe um conhecimento direcionado, característica de todos os cursos e aulas produzidos pelo Estratégia Vestibulares. Veja mais!

Répteis: características gerais

Os répteis são seres vivos pertencentes ao Reino Animalia, isso significa que possuem uma diversidade células eucarióticas e são heterotróficos. Depois, estão englobados no filo dos cordados, algo que explica o desenvolvimento embrionário desses animais: possuem simetria bilateral, são triblásticos, celomados e deuterostômios. 

Por fim, estão englobados na classe dos répteis, porque apresentam algumas características em comum, que não são completamente partilhadas por outros grupos. Por exemplo, os répteis são animais muito bem adaptados à vida na terra, sem a necessidade de água, como observamos nos anfíbios, que precisam da proximidade com rios e lagos para sobreviver.

Pele

Essa boa adaptação ao ambiente seco se deve a muitos fatores, entre eles a questão de possuírem uma epiderme (pele) muito grossa, que tem escamas e podem ter até mesmo tecido ósseo depositado ao longo do corpo. Com isso, eles têm uma grande capa protetora contra o ressecamento do corpo, que fica dentro dessa carapuça. Assim, podem sobreviver em ambientes mais secos do que outros animais. 

Reprodução e desenvolvimento

Em termos de reprodução, são animais de sexos separados, com fêmeas e machos que apresentam características físicas e comportamentos diferentes. Para procriar, realizam fecundação interna, ou seja, os gametas se encontram dentro do corpo. 

Grande parte desses répteis são ovíparos, que botam ovos no ambiente, que possuem cascas para proteger o embrião que se desenvolve na parte interna. Existem exceções, como algumas espécies de lagartos e cobras que têm um comportamento ovivíparo, quando o embrião se desenvolve dentro do ovo, e o ovo fica dentro do corpo da mãe até o nascimento.

Temperatura corporal

Os répteis não possuem um sistema de controle da temperatura, ou seja, seu metabolismo não é capaz de manter o equilíbrio térmico. Devido a isso, seu hábitat é rigidamente determinado pelo clima, não são capazes de sobreviver em regiões polares, já que perderiam todo seu calor para o ambiente. A nomenclatura biológica para essa característica é “ectotermia”.

Digestão e alimentação

Répteis possuem boca e cloaca, o que caracteriza um sistema digestório completo. Cada uma das espécies apresenta aparelhos bucais diferentes, conforme o alimento mais consumido e também com a região onde habitam. 

Por exemplo, os crocodilos apresentam mandíbulas fortes e imponentes, o que facilita sua obtenção de alimentos. Algumas espécies de cobras apresentam, além de dentes, venenos para paralisar presas e possíveis ameaças. Outras podem apenas comprimir seu alimento por meio de uma contração muscular em torno dele. 

+ Veja também: Relações ecológicas: o que são, tipos e questões

Excreção 

A excreção é uma atividade essencial para eliminar resíduos alimentares e materiais tóxicos que podem se acumular no organismo ao longo do tempo. Os répteis possuem os rins que fazem a filtração das substâncias e permitem a excreção, que é representada principalmente pelo ácido úrico.

Circulação e respiração

A circulação do sangue nos répteis é dupla, ou seja, o sangue passa duas vezes pelo coração em um só circuito pelo corpo — assim como acontece no sistema circulatório humano. Todo esse trajeto acontece dentro de cavidades específicas, o que identifica uma circulação do tipo fechada, quando o sangue não se difunde livremente pelos tecidos corporais. 

Apesar disso, o coração dos répteis ainda não é completamente separado para impedir que o sangue rico em oxigênio se misture com o sangue com altas concentrações de gás carbônico. Nesse sentido, essa circulação é chamada de incompleta. 

É importante citar que os crocodilos possuem quatro câmaras cardíacas, enquanto os outros possuem apenas três cavidades. Apesar disso, em ambos os casos há mistura entre os sangue oxigenado e o outro. 

A respiração é uma função fisiológica que está atrelada ao sistema sanguíneo, afinal, sem o sangue o oxigênio não poderia chegar às células e, sem o sistema respiratório, o oxigênio não alcançaria o sangue. 

No caso dos répteis, a respiração é feita por meio de pulmões, até mesmo para as espécies que podem sobreviver em ambientes aquáticos, como as tartarugas. 

Classificações dos répteis

Crocodilia

crocodilo - réptil
Crocodilo
Imagem: Reprodução/Wikimedia

A ordem Crocodilia representa, como aponta o nome, os crocodilos e todos os seus parentes próximos. Sua pele é recoberta por placas córneas, espécies de espinhos ósseos que conferem um aspecto ressecado, duro e resistente ao seu revestimento.

Eles possuem quatro patas, que são curtas e permitem a locomoção que, muitas vezes, lembra o movimento de rastejar. Além disso, possuem caudas longas, uma mandíbula longa, com dentes grandes e afiados, propícios para a alimentação.

Squamata

Dragão-de-komodo
répteis
Dragão-de-komodo
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Os Squamata agrupam os répteis que possuem o corpo recoberto por escamas, dos quais as cobras (Ofídios) e os lagartos (Lacertílios) são os principais representantes. Nos dois casos, o tamanho dos animais é muito variável, existem lagartos de milímetros, o dragão-de-komodo é um lacertílio com 3 metros de comprimento, até mesmo jiboias com 4 metros. 

As cobras andam somente por rastejamento, já que são ápodes (sem patas) — isso não significa que são lentas, já que movem-se rapidamente por ondulações corporais. Já os lagartos possuem quatro patas para a locomoção terrestre. Outro ponto a destacar é que muitas serpentes podem apresentar substâncias tóxicas e venenosas, utilizados para capturar presas, característica não observada entre os lagartos. 

Rhynchocephalia

Répteis: tatuara
Tuatara
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Essa ordem representa um grupo de animais que deram origem aos répteis, mas que, atualmente, possui apenas uma espécie exemplar viva. Trata-se da tuatara, um animal que se distribui na Nova Zelândia, com cerca de meio metro, adaptada aos ambientes mais frios, com hábitos alimentares carnívoros e de grande longevidade. 

Testudinata ou quelônios

Tartaruga (Podocnemis expansa)
répteis
Tartaruga (Podocnemis expansa)
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Os quelônios são o grupo de répteis em que estão inseridas as tartarugas, jabutis e cágados. Entre outros fatores, esses animais se diferenciam pelo nicho ecológico e hábitat: tartarugas podem ser encontradas na água doce ou salgada, já os jabutis vivem apenas em ambiente terrestre. No caso dos cágados, o melhor local de sobrevivência é a água doce. 

A principal característica da ordem Testudinata é a carapaça, que conhecemos como casco. É uma estrutura extremamente rígida que protege tanto da desidratação, como do ataque de outros animais, choques mecânicos, e permite que eles se escondam ali, como um abrigo. 

Estude para as provas com a Coruja!

Nos pacotes do Estratégia Vestibulares, você tem acesso a materiais interativos. Com essa ferramenta você pode ler o conteúdo, estudá-lo, grifar e comentar. No momento da revisão, todas as suas ideias e destaques estarão disponíveis, facilitando a lembrança do aprendizado. A Coruja te proporciona tudo isso alinhado com aulas didáticas, que te dão a base de conhecimento necessário em todas as disciplinas. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também
Tecido Epitelial: entenda!
Leia mais

Tecido Epitelial: entenda!

Aprenda sobre tipos de tecido epitelial, suas respectivas funções e localidades para gabaritar a prova de biologia do seu vestibular!