Sinapse: o que é, importância e questões de vestibulares 

Sinapse: o que é, importância e questões de vestibulares 

O sistema nervoso é importante para a relação dos seres vivos com o ambiente ao redor deles e até mesmo com o ambiente interno de seus corpos. Para responder corretamente aos estímulos externos ou do próprio organismo, é importante que os neurônios se comuniquem entre si, e a região de comunicação entre duas células nervosas é chamada de sinapse. 

O espaço sináptico permite a troca de substâncias entre os neurônios, de forma que as informações são transmitidas de uma célula para a outra, resultando em uma ação corporal. É o que acontece quando queimamos a mão e retiramos ela rapidamente da superfície quente: a sinapse entre estruturas nervosas permite a chegada da dor e alta temperatura e o movimento de afastamento. 

Neste artigo, você entenderá que as sinapses são bases para a movimentação, pensamento, reflexos, defesas, dores, entre outras respostas nervosas que os corpos podem desenvolver. Além disso, conheça mais sobre a transmissão e tipos sinápticos que existem. Vamos ler?

Estrutura dos neurônios e sinapse

O sistema nervoso humano é constituído por órgãos nervosos centrais (SNC) , como o cérebro e a medula espinhal. A partir dessas regiões principais, existem também as fibras nervosas periféricas (SNP), que estão mais relacionadas com a captação de estímulos externos e respostas diante deles. 

Independentemente de ser um processo no SNC ou SNP, existem muitos neurônios que se interligam entre si para formar nervos, tratos e fascículos nervosos. Por meio deles, a informação é recebida e transmitida até que uma resposta surja, tudo isso depende das sinapses.

Como foi citado anteriormente, a sinapse é justamente o contato entre estruturas neuronais. Abaixo, veja um desenho esquemático das partes de um neurônio, para entender os locais que uma sinapse pode acontecer.

esquema de neurônios - células que fazem sinapse

1 = dendritos

2 = corpo celular 

3 = axônio 

4 = bainhas de mielina

5 = nódulos de ranvier

6 = botões terminais

Dada a sinapse entre os neurônios 1 e 2, ela pode acontecer de forma:

  • Axo-dendrítica, quando o axônio do neurônio 1 se conecta com o dendrito do neurônio 2. Pense como se a parte final da primeira célula nervosa tocasse o início da segunda;
  • Axo-axônica, se o contato for estabelecido entre os axônios de ambos os neurônios; ou 
  • Axo-somática, se o axônio do neurônio 1 tocar diretamente o corpo do neurônio 2, sem passar pelos dendritos. 

Propagação de impulso nervoso

Ao observar a lista acima, você pode perceber que todos os tipos de sinapse partem do axônio em direção ao neurônio 2. Essa não é uma informação aleatória, mas tem total relação com a forma que os impulsos elétricos são transmitidos dentro de uma célula nervosa. 

O sentido de propagação do impulso elétrico é sempre dos dendritos/corpo neuronal em direção ao corpo e axônios. Nunca acontece no sentido contrário e, por isso, a informação nervosa sempre parte de um axônio. 

Ao longo da evolução dos seres vivos, foi importante que a transmissão de informações nervosas fosse mais rápida. Afinal, quando estamos em uma situação de perigo, é importante que a percepção do ambiente externo seja rápida a ponto de gerar uma resposta veloz e nos proteger. 

Assim, desenvolveu-se uma estrutura chamada de bainha de mielina, é um revestimento gorduroso que aumenta exponencialmente a velocidade de propagação de um impulso nervoso e, assim, as sinapses são mais velozes e eficazes. 

Os axônios podem ter, também, partes não mielinizadas. Elas são chamadas de nódulos de Ranvier e permite que os impulsos nervosos sejam transmitidos em saltos, de forma que além de mais rápido em velocidade devido a mielina, também ganha-se uma rapidez de distância percorrida porque pula-se de um ponto a outro, como você pode observar no gif abaixo.

Tipos de sinapse 

Sinapse química

esquema de células sinápticas
e

A sinapse química acontece quando uma informação é recebida pelo corpo e deve ser transmitida pelo sistema nervoso. Para repassar esses impulsos, o primeiro neurônio sináptico (pré-sináptico) libera substâncias químicas que possuem papel nervoso, que são chamados de neurotransmissores. 

Quando as moléculas são liberadas na sinapse são captadas por um ou mais neurônios 2 (pós-sinápticos). Cada uma dessas células nervosas tem um receptor específico para cada neurotransmissor, de forma a causar uma resposta diferente em cada órgão.

Geralmente as sinapses químicas partem da porção mais final do axônio, local onde estão diversas vesículas (pequenas bolsas) repletas de neurotransmissores. A partir de um estímulo específico, as configurações iônicas da célula nervosa mudam a ponto de essas vesículas se aproximarem do fim do neurônio. 

Nesse ponto, a membrana que recobre essas bolsinhas celulares se funde com a membrana do axônio, formando um compartimento aberto em formato de C. Assim, o neurotransmissor pode sair do neurônio pré-sináptico e viajar até a próxima célula nervosa. 

O espaço entre o neurônio 1 e 2 é chamado de fenda sináptica e é onde ficam dispersas as moléculas de neurotransmissor, até que sejam captadas pelo segundo neurônio. Conforme as substâncias adentram o neurônio, mudanças acontecem dentro daquela célula de forma a transmitir o impulso nervoso. 

Sinapse elétrica

No caso da sinapse elétrica não existe envolvimento de neurotransmissores. Um impulso elétrico será transmitido para a outra célula por meio de junções entre elas, geralmente pela troca de íons, como o sódio (Na+) e o potássio (K+).

Uma das grandes vantagens da sinapse elétrica é a rapidez com que acontece. Por não precisar de processos complexos, alterações nas concentrações celulares, fusões de vesículas ou captação de receptores, o estímulo pode percorrer com mais facilidade: basta uma troca iônica e isso é suficiente para a transmissão da informação.

Questão sobre sinapse

(Fuvest) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso:

I. Neurotransmissores atingem os dendritos.
II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio.
III. O impulso propaga-se pelo axônio.
IV. O impulso propaga-se pelos dendritos.
V. O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos?

a) V – III – I – IV – II.
b) I – IV – V – III – II.
c) I – IV – III – II – V.
d) II – I – IV – III – V.
e) II – III – I – IV – V.

Estude para as provas com o Estratégia Vestibulares!

Você sabia que a Coruja fornece listas de exercícios e simulados personalizados? No Estratégia, durante seu período de preparação, além das aulas e materiais didáticos de excelência, você tem acesso a muitos testes e resolução de questões, para tirar suas dúvidas e expor suas habilidades e pontos a serem aprimorados. Tudo isso fortalece seu conhecimento e te ajuda na jornada rumo à aprovação. Clique no banner abaixo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também