O sistema endócrino é um conjunto de glândulas e órgãos que trabalham no equilíbrio hormonal do corpo humano, com a função de regular a temperatura e as atividades internas do organismo. Por exemplo, a temperatura corporal, a produção de gametas, o crescimento das crianças, entre outros fatores.
Veja um resumo sobre o sistema endócrino, quais são os órgãos e glândulas envolvidas, os principais hormônios e como eles atuam no organismo. Todas essas informações contextualizadas para facilitar a resolução de questões sobre o tema, caso ele apareça em provas de vestibulares.
Navegue pelo conteúdo
Estrutura do sistema endócrino
Os órgãos que constituem o sistema endócrino são glândulas endócrinas, que produzem substâncias “mensageiras”, chamadas hormônios. Elas são responsáveis por regular o organismo, para que todos os sistemas trabalhem em harmonia, relacionando, por exemplo, a temperatura corporal com o ciclo reprodutivo das mulheres.
Esses compostos são liberados na corrente sanguínea e são difundidos por ela, atuando sobre diferentes órgãos pelo corpo humano. Apesar de circular por todo o organismo, os hormônios são receptores específicos.
Isso significa que os hormônios só podem produzir efeitos em células e órgãos que tenham receptores para eles. Assim, uma pequena concentração de hormônio pode ser suficiente para alterar seus locais de ação, sem interferir no funcionamento de outras estruturas.
Em geral, essas glândulas trabalham em conjunto, de forma que uma regula a liberação de hormônios da outra, afinal, muitos hormônios possuem ações antagônicas. Por exemplo, o glucagon atua para liberar glicose no sangue quando estamos em jejum (aumenta a glicemia), já a insulina age para utilizar a glicose que está no sangue para fabricar energia (diminui a glicemia).
Glândulas endócrinas
Hipófise
A hipófise está entre as principais glândulas endócrinas, responsável pela liberação de hormônios reguladores, que permitem a liberação de hormônios por outras glândulas. Como exemplo, ela produz o ACTH, um hormônio que permite que as glândulas suprarrenais liberem o cortisol, importante para o despertar e também presente em situações de estresse.
Além disso, a hipófise também produz hormônios de atuação direta, como a prolactina. Como o nome faz referência, é a substância envolvida na fabricação de leite pelas glândulas mamárias femininas, importante para a amamentação e bom desenvolvimento dos bebês.
O hormônio folículo estimulante (FSH) e o LH (luteinizante) são outros componentes importantes do sistema reprodutor que também são produzidos na hipófise, com atuação sobre ovários e testículos, locais onde são formados os gametas.
Pineal
A glândula pineal é uma pequena estrutura que fica na cabeça, com a função principal de produzir melatonina. Essa substância é o hormônio do sono, que é produzido em situações de baixa exposição à luz.
Inclusive, trata-se da principal explicação para a noite estar associada ao descanso. Além disso, a incidência de luz aparece como um empecilho para a liberação de melatonina e a formação do sono, o que pode gerar insônia. Ou seja, a utilização de tecnologias na cama durante a noite podem trazer consequências negativas para a rotina de sono.
Hipotálamo
O hipotálamo é uma parte do cérebro que atua, principalmente, no controle da função urinária e da pressão arterial. Ele produz o hormônio ADH (antidiurético), que permite uma retenção da água no corpo, o que pode alterar o valor da pressão. Além disso, há a ocitocina, que é conhecida como o hormônio do amor e do afeto, e tem a função fisiológica de atuar na contração muscular durante o momento do parto.
Tireoide
A tireoide está entre as glândulas mais conhecidas do sistema endócrino. Sua principal função é regular o metabolismo, tornando-o mais lento ou mais rápido, a depender da necessidade do organismo.
Uma desregulação dos hormônios tireoidianos (T3 e T4) pode resultar em doenças, chamadas de hipertireoidismo ou hipotireoidismo, quando o metabolismo fica muito acelerado ou muito lento, respectivamente. Outra substância importante que a tireoide produz é a calcitonina, responsável pelo controle da concentração de cálcio na corrente sanguínea.
Paratireoide
Na mesma ideia da tireoide, a paratireoide também trabalha na regulação da calcemia (concentração de cálcio no sangue). Nesse caso, sua função é elevar a quantidade do elemento químico, devido a uma necessidade do organismo.
Adrenais ou suprarrenais
Controladas pelo hormônio hipofisário ACTH, as glândulas adrenais ou suprarrenais estão posicionadas uma acima de cada rim. Elas são quem produzem o cortisol, uma substância que tem um pico de concentração no período da manhã, com a função de ativar o organismo para o dia que se inicia — uma ação contrária ao que vimos com a melatonina, da pineal.
Pâncreas
O pâncreas é um órgão do sistema endócrino e também atuam no sistema digestório. Ele atua tanto na produção de substâncias para digerir os alimentos, como também para o controle hormonal do organismo.
Os compostos endócrinos são a insulina e o glucagon, que atuam nas células e na corrente sanguínea, para controlar a concentração de glicose no sangue. A insulina atua para a diminuir a glicemia, internalizando o açúcar para dentro das células, enquanto que o glucagon libera a glicose armazenada, quando estamos em jejum.
Testículo e ovários
Por fim, as gônadas são controladas pela hipófise para a formação e amadurecimento de gametas. Os testículos produzem a testosterona, que é conhecida como o hormônio masculino, responsável pela diferenciação sexual durante a puberdade dos meninos.
No caso das mulheres, esse papel é atribuído ao estrogênio e à progesterona, que atuam sobre o ciclo menstrual. Eles permitem o crescimento dos ovócitos, ovulação e espessamento do endométrio, como uma preparação do útero, caso haja uma fecundação.
+ Veja também: Sistema reprodutor masculino: órgãos e funções
Questões sobre sistema endócrino
(UFPE) Associe corretamente as duas colunas relacionando os hormônios e sua ação principal e assinale a alternativa que traz a sequência correta dos números.
1) Ocitocina
2) Tiroxina
3) Insulina
4) Adrenalina
5) Progesterona
(__) Desenvolve a parede uterina para a implantação do ovo e mantém a gravidez.
(__) Contrai a musculatura uterina.
(__) Eleva a pressão arterial.
(__) Controla a 9bcda” class=”textannotation disambiguated wl-thing” item3cb5e” class=”textannotation”>id=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/glicose”>glicose no Estude para o vestibular com a Coruja! Diversas questões comentadas passo a passo, fórum de dúvidas, trilhas estratégicas, professores especialistas e aulas didáticas. Você encontra tudo isso e muito mais vantagens na Coruja: o curso é formatado conforme a banca de prova e o material didático está disponível em pdf e online. Clique no banner e aproveite!