Sistema excretor: o que é, função, órgãos, características

Sistema excretor: o que é, função, órgãos, características

Você sabia que grande parte das substâncias que ingerimos ou inalamos precisa ser eliminada do corpo porque são tóxicas? Sim! O sistema excretor é a porção fisiológica responsável por essa função, ajudando na liberação de moléculas e compostos residuais do metabolismo. 

Por meio da urina, são eliminados sais, água, ureia e íons que não são favoráveis para o corpo humano. Inclusive, por meio do estudo urinário, é possível perceber se uma pessoa está com alguma doença ou infecções, por exemplo.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre o sistema excretor, com os rins, ureteres, bexiga, uretra e toda a estrutura que compõem esses órgãos. Veja também a diferença da excreção em corpos femininos e masculinos, além de possíveis marcadores de doenças. Continue lendo!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é sistema excretor?

O sistema excretor é um controlador das substâncias que ficam e saem do corpo humano. Por meio de sua estrutura, são selecionados e eliminados os resíduos tóxicos. Ao mesmo tempo, as moléculas importantes para a manutenção da vida são reaproveitadas.

O principal órgão do sistema é o rim, que participa da filtragem do sangue humano e retirada dos compostos indesejáveis. O funcionamento é tão eficiente que permite também que a glicose e outras moléculas importantes voltem para o sangue durante seu trajeto nos rins. Com essas informações, podemos afirmar que a excreção serve como um equilíbrio para a composição química do ambiente interno dos organismos. 

Outro ponto importante é observar que a maior parte dos seres vivos apresentam estruturas para excreção, por exemplo os túbulos de malpighi observados nos artrópodes e metanefrídeos presente nos anelídeos.

Saiba, inclusive, que o sistema de excreção humana pode ser chamado de sistema urinário, já que o produto final dos processos é a urina — líquido em tom amarelado que é eliminado pelos órgãos genitais, de tempos em tempos.

Qual a função do sistema excretor?

Como foi citado anteriormente, a função do sistema excretor é garantir uma homeostase do corpo humano. Afinal, as substâncias químicas presentes no sangue e órgãos humanos são importantes para o metabolismo e manutenção da vida. 

Geralmente, quando há excesso de uma molécula, observa-se uma doença. Um exemplo, por exemplo, é a diabetes mellitus: quando algum fator impede a internalização da glicose nas células, ela se concentra no sangue e causa muitas alterações. Entre os problemas causados pela diabetes está a má oxigenação dos tecidos corporais, o que dificulta a cicatrização de feridas.

As substâncias excretadas são ureia, água, sais minerais, cloreto de sódio, entre outros compostos que estejam em excesso no sangue.

+ Veja também: Sistema Cardiovascular: o que é, órgãos, pressão arterial e questões

Esquema do sistema excretor humano

No esquema abaixo, você pode ver quais são os órgãos do sistema excretor. Observe e acompanhe, logo em seguida, uma explicação sobre como eles funcionam e se conectam.

sistema excretor feminino
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O número 1 aponta para o rim. Este órgão tem o formato de grão de feijão e se apresenta em pares no sistema excretor humano. Cada um deles está localizado em um lado do corpo e não se comunicam entre si. 

Para filtrarem o sangue, eles possuem pequenas estruturas chamadas de néfrons. Esses elementos se conectam com vasos sanguíneos renais e permitem a filtragem do sangue.

Na verdade, cada um deles tem um “tubo” por onde enviam a urina até a bexiga urinária. Este canal está representado em 2 e é chamado de ureter, de forma que temos um ureter direito e outro esquerdo. 

O ureter é um canal estreito e levemente musculoso que se contrai durante a passagem da urina, para facilitar a drenagem do líquido. 

Nesse ponto, uma questão importante são os cálculos renais. Você conhece alguém que já teve “pedra nos rins”? Esses cálculos formados por acúmulos de materiais cristalinos passam pelo ureter, junto com a urina. 

Se os músculos uretéricos se contraem, a pedra é comprimida contra a parede do canal. Nesse momento, a pessoa apresenta episódios de dores muito fortes e pode apresentar até mesmo sangue na excreção.

Vamos continuar a entender as estruturas que compõem o sistema urinário! O órgão que aparece na excreção é a bexiga, o número 3 do nosso esquema. 

Ela é um órgão musculoso que tem grande capacidade de relaxar ou ficar cheia de líquidos. Então, recebe a urina aos poucos e, quando está muito volumosa, envia sinais nervosos que sinalizam a necessidade de fazer xixi. 

Algumas pessoas podem ter a bexiga comprimida por algum motivo, como a gravidez. Geralmente, então, as gestantes vão ao banheiro com mais frequência, já que o volume do órgão é menor.

Uma vez que nos dirigimos ao banheiro, a urina é direcionada para a uretra. Este canal é único e responsável por encaminhar a urina até o meio externo e só se abre quando “liberamos” voluntariamente. 

Existem algumas diferenças entre o sistema excretor femino e o masculino.

O canal genital das mulheres, chamado de vagina, é separado da uretra. Isso significa que o útero e a bexiga não apresentam relações diretas — cada um tem sua abertura, na genitália feminina. Assim, por exemplo, a menstruação é drenada por um lugar diferente da urina. 

Outro ponto considerável é que a uretra feminina tende a ser mais curta que a dos homens de mesmo porte físico. Isso explica, em partes, uma predisposição feminina para desenvolver infecções do trato urinário, já que as bactérias e vírus podem subir até os órgãos por um trajeto mais curto. 

Nos homens, por sua vez, o canal de excreção e de eliminação do sêmen é o mesmo. Isso significa que o pênis apresenta um só orifício para a liberação tanto dos espermatozoides, como das substâncias tóxicas.

+ Veja também: Sistema urinário masculino: órgãos e fisiologia básica
Sistema urinário feminino: órgãos e fisiologia básica

Questão de vestibular

(Fuvest) Os rins artificiais são aparelhos utilizados por pacientes com distúrbios renais. A função desses aparelhos é:

a) Oxigenar o sangue desses pacientes, uma vez que uma menor quantidade de gás oxigênio é liberada em sua corrente sanguínea.

b) Nutrir o sangue desses pacientes, uma vez que sua capacidade de absorver nutrientes orgânicos está diminuída.

c) Retirar o excesso de gás carbônico que se acumula no sangue desses pacientes.

d) Retirar o excesso de glicose, proteínas e lipídios que se acumula no sangue desses pacientes.

e) Retirar o excesso de íons e resíduos nitrogenados que se acumula no sangue desses pacientes.

Os rins têm a função de filtrar o sangue e retirar o excesso de íons e resíduos nitrogenados (ureia) que se acumula no sangue desses pacientes, como aponta a alternativa E.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Gostou do resumo? Você pode encontrar mais informações sobre a biologia humana e todas as outras disciplinas nos cursos do Estratégia Vestibulares. Além das aulas gravadas e das questões resolvidas, os conteúdos são resumidos e disponibilizados em pdf para você ler sempre que quiser. Clique no banner abaixo e conheça melhor!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também