15 fórmulas de Física para o Enem e vestibulares

15 fórmulas de Física para o Enem e vestibulares

Você sabe quais são as fórmulas de Física mais cobradas no Enem e outros vestibulares? Acesse este artigo e descubra!

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando e muitos estudantes se desesperam ao encontrarem questões de Física e não se recordarem das fórmulas aprendidas anteriormente. Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais fórmulas de física cobradas no Enem e vestibulares.

A seguir, confira os assuntos de Física mais cobrados e suas respectivas fórmulas, indicadas por Lucas Costa, professor de Física do Estratégia Vestibulares:

Saiba mais:
> Como responder questões de Física no Enem?
> O que mais cai de Física no Enem?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Primeira e Segunda Lei de Ohm

Primeira Lei de Ohm

Os condutores ôhmicos são aqueles que apresentam uma resistência constante, a uma temperatura constante, ou seja, ocorrem quando a corrente elétrica que atravessa um condutor elétrico é diretamente proporcional à tensão aplicada entre os seus terminais.

A seguir, confira as fórmulas da Primeira Lei de Ohm:

fórmulas da Primeira Lei de Ohm

Segunda Lei de Ohm

A resistência elétrica R de um condutor homogêneo de secção transversal uniforme é diretamente proporcional ao seu comprimento L, inversamente proporcional à área A de sua secção transversal e depende do material e da temperatura.

A seguir, confira as fórmulas da Segunda Lei de Ohm:

Segunda Lei de Ohm

Além disso, a condutividade elétrica de um material, simbolizada por ?, é a grandeza física definida como o inverso da resistividade, ou seja:

Vale lembrar que, o inverso do Ω é o Siemens, e a unidade de ? é o Siemens por metro (?/?).

Associação de Resistores

Associação em Série

A Associação em Série acontece quando dois ou mais resistores estão associados em séries, e ao serem percorridos por um corrente elétrica, tem a mesma intensidade em todos eles. Esquematicamente, temos que:

A seguir, confira as fórmulas da Associação em Série:

fórmulas da Associação em Série
fórmulas da Associação em Série

Associação em Paralelo

A Associação em Paralelo ocorre quando dois ou mais resistores estão em paralelo quando seus terminais estão conectados nos mesmos pontos ? e ?, como mostrado na figura abaixo:

A seguir, confira as fórmulas da Associação em Paralelo:

fórmulas da Associação em Paralelo
fórmulas da Associação em Paralelo
fórmulas da Associação em Paralelo

Cálculo de Potência Dissipada em um Bipolo Elétrico

Rendimento elétrico do gerador

O rendimento elétrico (?) acontece quando, ao conectar um gerador em um circuito externo, uma parte da potência elétrica total é transferida para o circuito e outra parte é desperdiçada internamente na própria resistência interna.

A seguir, confira as fórmulas do Rendimento elétrico do gerador:

A seguir, confira as fórmulas do Rendimento elétrico do gerador:

Potência máxima fornecida por um gerador

A máxima potência útil de um gerador ocorre quando a corrente que o percorre vale metade de sua corrente de curto circuito:

A seguir, confira as fórmulas da Potência máxima fornecida por um gerador:

fórmulas da Potência máxima fornecida por um gerador
fórmulas da Potência máxima fornecida por um gerador

Equação Fundamental da Ondulatória

A velocidade de deslocamento de uma onda ? é comumente relacionada com o seu comprimento de onda ? e a sua frequência ?.

A seguir, confira a fórmula da Equação Fundamental da Ondulatória:

fórmula da Equação Fundamental da Ondulatória:

Fenômenos Ondulatórios

Cordas

Quando executamos um movimento vertical em uma corda, criamos um pulso, formado quando criamos uma perturbação em algum meio, tirando-o da sua situação de equilíbrio, e é capaz de propagar energia ao se deslocar.

Reflexão de uma onda em uma corda

A reflexão de uma onda acontece quando um pulso incide em um obstáculo, como uma das extremidades da corda. Essa reflexão é cobrada de forma mais contínua nas provas quando a corda tem a extremidade fixa e móvel.

Refração de uma onda em uma corda

A velocidade de transmissão de um pulso varia conforme o meio no qual ele se propaga, de modo que a velocidade de transmissão e a massa específica linear do pulso são inversamente proporcionais. Dessa forma, na corda de maior massa específica linear, a velocidade será menor.

Equação Fundamental da Calorimetria

A Equação Fundamental da Calorimetria é a relação entre a quantidade de energia necessária para variar a temperatura de uma substância. Sendo ? a quantidade de calor em calorias, ? a massa em gramas, ? o calor específico da substância em ???/? ℃ e ∆? a variação de temperatura em ℃.

A seguir, confira a fórmula da Equação Fundamental da Calorimetria:

fórmula da Equação Fundamental da Calorimetria

Definição de Potência

Potência é uma grandeza física determinada pela razão entre a energia e o intervalo de tempo em que ocorreu a produção, transferência ou transformação dessa energia.

A seguir, confira a fórmula da Potência:

fórmula da Potência

Calor Latente

Calor Latente é uma grandeza física relacionada à quantidade de calor que uma determinada massa deve ceder ou receber para mudar de fase.

A seguir, confira a fórmula do Calor Latente:

fórmula do Calor Latente:

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe quais são as fórmulas mais cobradas no Enem e vestibulares, que tal acompanhar o Estratégia Vestibulares? Aqui você encontra cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos em uma das melhores universidades do País!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também