Europa: relevo, demografia e outras características

Europa: relevo, demografia e outras características

A Europa é um dos seis continentes mundiais, contém mais de 50 países e grandes potências internacionais em diversos níveis, economia, política, demografia, industrialização, entre outros. Além disso, abriga um dos principais blocos econômicos do mundo, a União Europeia. 

Grande parte da História Geral é baseada em um ponto de vista europeu, pois esse foi um dos primeiros países a documentar suas ações, berço de tecnologias, teorias e ciências importantes para a história da humanidade. 

Diante disso, a Europa tem uma relevância geográfica, política, econômica e histórica para as questões de vestibulares e, para te ajudar nos estudos, a Coruja preparou este artigo. Neste texto, você encontra características gerais, demográficas e físicas do continente europeu.

Características gerais da Europa

A Europa possui, ao todo, cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados e,apesar do valor de área ser grande, o continente europeu está entre os dois menores do planeta. 

mapa da europa
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Devido a sua diversidade geográfica, cultural, histórica e étnica em diferentes pontos, o território europeu pode ser dividido em quatro regiões de mapa: Europa Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.

países da europa
Imagem: Reprodução/Wikimedia

As nações que constituem a Europa são Albânia, Alemanha, Andorra, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Tchéquia, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Geórgia, Hungria, Islândia, Itália, Kosovo, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido (Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e Países de Gales), República da Irlanda, Macedônia do Norte, Romênia, Rússia, San Marino, Sérvia, Suécia, Suíça, Turquia, Ucrânia e o Vaticano. 

Dentre esses países, a divisão do território é desigual, de forma que existem nações muito extensas e outras extremamente pequenas. A Rússia, por exemplo, é o maior país do mundo inteiro, ao mesmo tempo em que a região do Vaticano ocupa apenas 0,44 quilômetros quadrados. 

A história da Europa tem total influência sobre toda a vida ocidental e muitas vezes repercute sobre o panorama oriental também. Grandes acontecimentos fazem total relação com os países europeus como Reforma Protestante, desenvolvimento da Ciência, criação dos principais sistemas políticos e econômicos, Primeira e Segunda Guerra Mundial, Revoluções Industriais e Guerra Fria, entre diversos outros. 

Geografia da Europa

Cartografia

Ao observarmos o mapa mundi, em relação a Europa, nota-se que o continente possui o território no hemisfério norte do planeta. As terras são margeadas e banhadas pelos oceanos Atlântico (a oeste) e Ártico (ao norte) e ainda faz contato com os mares Mediterrâneo, Báltico, do Norte e Negro.

Clima e vegetação

Por estar inserida completamente no hemisfério norte do planeta, a Europa tem grande parte do território afastada das zonas térmicas mais quentes. Em termos de distribuição latitudinal, quanto mais distante da linha do Equador, os climas também são mais frios. Isso tem total influência com o clima, vegetação e relevo da região. 

Nesse sentido, as condições geográficas da Europa tendem a ter climas frios, entre os quais: temperado, mediterrâneo e polar. O mapa abaixo mostra as zonas climáticas, que tem total relação com os aspectos meteorológicos. Considere que as regiões em laranja, vermelho e amarelo são mais quentes, enquanto que os tons de azul e verde indicam mais frio.

zonas climáticas da terra
Imagem: Reprodução/Wikimedia

A temperatura da região influencia completamente na vegetação que cresce ali, que deve ser adaptada aos invernos rigorosos, menos incidência solar e outras características polares e/ou subpolares. Predominam biomas como Tundra e Floresta de Coníferas, que são excelentes para sobreviver nessas condições. 

Os biomas e ecossistemas europeus sofreram, historicamente, uma intensa degradação. Afinal, como é o continente que se desenvolveu mais rapidamente e com mais intensidade, os recursos naturais foram amplamente explorados. 

+ Veja também: Elementos e fatores climáticos: como são definidos os climas
Climatologia no Enem: o que é, clima, variáveis e mais

Relevo e hidrografia

Entre todos os continentes, a Europa é a que possui o relevo mais plano. Com uma altitude média em torno de 200 metros acima do nível do mar, os países tendem a manter um terreno planificado, sem muitos acidentes, montanhas e vales.

As planícies e planaltos ficam dispostas principalmente no norte do continente, enquanto que os relevos de maior altitude ficam na região Sul. Inclusive, importantes cadeias de montanhas podem ser citadas: como os Pirineus, os Alpes, os Apeninos e o Cáucaso. 

Rio Reno
Colônia, Alemanha
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O relevo tem total relação com a hidrografia, porque propicia o curso dos rios e seu comportamento. No geral, os corpos hídricos europeus possuem um trajeto mais plano do que em outros países, o que favorece a navegação. Entre eles podem ser citados o Sena, Reno e Danúbio, alguns dos mais famosos.

Economia na Europa

Como foi mencionado anteriormente, a economia é uma área de destaque no continente europeu. As nações são avançadas e, em grande parte, com um alto nível de desenvolvimento socioeconômico. 

A produção de tecnologias, a exploração de recursos naturais derivados do petróleo, a atividade industrial e as atrações turísticas são os principais pilares da economia europeia. A agricultura não tem grande destaque nessa soma, uma vez que é um trabalho com pouco valor agregado para a exportação, então os produtos agrícolas são voltados para a subsistência interna.

Para as transações financeiras, as principais moedas utilizadas são o euro e a libra esterlina. O euro é uma moeda adotada por grande parte das nações, e sua adesão necessariamente exige a participação no bloco da União Europeia. Mas quem participa do bloco não é obrigado a utilizar o euro, como é o caso do Reino Unido e da Suécia, que mantiveram suas moedas.

União Europeia (UE)

A União Europeia é um bloco econômico que reúne mais de vinte cinco nações, de forma que elas se integram política, econômica e culturalmente. A integração monetária é intensa, o fluxo de habitantes de um país para o outro é frequente e as relações comerciais também são favorecidas.  Para isso, o euro foi determinado como moeda principal da UE, facilitando as relações financeiras. 

Demografia e condições de vida

A população europeia contém mais de 740 milhões de habitantes, mas ocupa a penúltima posição no ranking de seis continentes. Isso significa que a quantidade de pessoas vivendo na Europa é menor do que nos outros continentes. A densidade demográfica é de 72,9 habitantes por quilômetro quadrado. 

A distribuição de renda apresenta um índice Gini em torno de 35. Lembre-se que esse cálculo considera que, quanto mais próximo de 100, mais desigual o território observado. Então, embora a Europa seja também um espaço de desigualdades, ela não é tão acentuada como em outros continentes, como a América do Sul, que possui 0,45 no índice (2020). 

Entre todos os continentes, a Europa é o que abriga o maior número de países com alto valor de IDH — variando entre 0,9 a 0,75. Ou seja, a qualidade de vida dos habitantes europeus é um destaque, em termos de saúde, educação e renda populacional. 

Cultura e idioma

A Europa possui um panorama cultural diverso, devido a um histórico de desenvolvimento influenciado por diferentes linhagens étnicas e contextos históricos. Por exemplo, a principal religião é o cristianismo, mas há um grande número de islâmicos e judeus. 

Em termos de comunicação, são diversos idiomas que seguem troncos linguísticos variados. Os mais importantes são russo, alemão, francês, inglês, turco, espanhol, português e italiano, que são os mais falados pelos europeus. 

Estude com o Estratégia Vestibulares!

As ferramentas didáticas da Coruja facilitam a sua rotina de estudos: você pode estudar no seu tempo, com videoaulas, materiais de leitura acessíveis e formatos variados. Quando estiver com dúvidas, o fórum poderá te ajudar a sanar seus questionamentos. A correção de redação é ilimitada e os temas também são abordados em áudio, em formato de podcast. Clique no banner e saiba mais!

CTA Último lote EV
Você pode gostar também