América: relevo, demografia e outras características 

América: relevo, demografia e outras características 

O Brasil fica na América do Sul, uma das três partes do continente americano, que é o assunto deste artigo. Continue lendo e conheça o mapa, países, características, divisões, relevos e climas típicos da América. 

Continente americano

O planeta Terra possui uma superfície com áreas hídricas e áreas terrestres. Atualmente, essas terras são divididas em seis: Europa, América, Ásia, África, Antártida e Oceania. Já as águas são classificadas em grandes oceanos, mares, além dos grupamentos de água doce, como rios e lagos.

Mapa mundi
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Na imagem acima, toda a região demarcada em vermelho é a América. Note que trata-se de um território que se estende entre os hemisférios norte e sul. Devido a isso, as características climáticas podem ser extremamente variáveis dentro do mesmo continente.

Divisões territoriais da América

Para estudar a América, é comum a divisão do território conforme a sua localização latitudinal: América do Sul, América Central e América do Norte, como mostra o mapa abaixo.

divisão territorial américa
Imagem: Reprodução/Wikimedia

A região em azul é a América do Norte, os territórios em verde e vermelho são considerados América Central e a zona em amarelo é conhecida como América do Sul e, inclusive, abriga o Brasil. Abaixo veja a relação de países em cada uma dessas regionalizações:

  • América do Norte é formada por Estados Unidos, Canadá e México;
  • América Central contém Antígua e Barbuda, Bahamas Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago; e 
  • A América do Sul é constituída por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Uma outra forma de classificar o continente americano leva em consideração a origem da colonização histórica e o idioma predominante na região — afinal, o desenvolvimento da linguagem sofre influência dos colonizadores e imigrantes que ocuparam o território ao longo do tempo.

Nesse caso, existe a América Anglo-Saxã (AAS), em que predomina a Língua Inglesa, e a América Latina, em que estão os idiomas derivados do latim, como a Língua Portuguesa e a Língua Espanhola. No mapa a seguir, há destaque para a América Latina, enquanto que os outros países americanos compõem a AAS.

américa latina
Imagem: Reprodução/Wikimedia

História da América 

A América foi encontrada primeiramente pelo navegador português Américo Vespúcio, ainda no século XV. Mas a popularização do continente americano aconteceu após a chegada de Cristóvão Colombo na América Central, ele foi responsável por enviar as informações mais volumosas e atrativas sobre a região.

O continente foi alvo de intensa colonização durante o período mercantilista, mas o processo de formação e independência dessas colônias deu-se de forma diversificada ao longo do tempo. Atualmente, entende-se que esses fatores contribuem para um panorama de países em diferentes estágios de desenvolvimento no mesmo continente. 

É importante mencionar que a América possuía diferentes grupos de humanos que desenvolveram civilizações e formas de vida únicas, mas foram reprimidos pela pressão eurocêntrica. Destacam-se os maias, astecas, incas e os indígenas da América do Norte e Sul.

Geologia, geografia e relevo da América

Estrutura geológica

A geologia é a área da geografia que estuda a estrutura da Terra, quanto a sua composição e evolução, por exemplo. Conforme as pesquisas realizadas, a América é um continente com estrutura geológica antiga, ao longo de toda sua extensão. 

Diante disso, o relevo do território está exposto aos fatores externos e internos por muito tempo. Assim, apresentam-se muitas áreas com planaltos e planícies — até porque essas regiões devem sofrer ação do vento, água, chuvas e outros elementos climáticos para serem desgastadas e aplainadas.

Há um destaque para duas cadeias montanhosas, que ficam uma no Sul e outra no Norte. A primeira é chamada de Cordilheira dos Andes, que atravessa a chamada “América Andina”: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Já as Montanhas Rochosas atravessam diferentes estados e províncias dos Estados Unidos e Canadá, na América do Norte.

Diferente das outras regiões do relevo americano, esses grupos de montanha fazem parte de uma estrutura geológica mais recente. Assim, são consideradas Dobramentos Modernos e nasceram a partir do movimento entre placas tectônicas.

Oceanos

Em relação às águas salgadas, o continente americano está banhado por dois grandes oceanos: o Oceano Pacífico, do lado Oeste, e o Oceano Atlântico, que se estende por toda a margem leste da América — esse é o único oceano que pode ser acessado do Brasil, inclusive. 

Clima

Três importantes marcos cartográficos atravessam a América: Linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. Essas linhas imaginárias marcam pontos de maior e menor incidência solar, o que afeta totalmente o clima e cria as chamadas zonas térmicas. Então, devido a extensão latitudinal desse continente, ele se situa em diferentes zonas de temperatura.

Nesse sentido, grande parte do continente está dentro de zonas tropicais, com altas temperaturas. Entretanto, nos extremos Sul e Norte encontram-se regiões com clima subpolar e polar. Isso também influencia na fauna e flora da América, que abrange grande biodiversidade. Afinal, são diferentes espécies que possam viver em climas frios, temperaturas mais quentes e regiões mais amenas.

+ Veja também:  Elementos e fatores climáticos: como são definidos os climas
Qual a diferença entre latitude e longitude?

Demografia e características

A América é um continente populoso, que abrange 35 países em diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico e político. Sua extensão territorial ultrapassa 42 milhões de quilômetros quadrados, e o maior país é o Canadá, na América do Norte. 

No total, há quase um bilhão de pessoas morando nas Américas atualmente, que se distribuem em diferentes países. Como destaque, é importante mencionar os Estados Unidos, Brasil e México, que possuem um grande número de habitantes e são os maiores em população, respectivamente. 

Os indivíduos não estão distribuídos de forma igualitária dentro do território, com regiões muito povoadas e outras com pouquíssimas pessoas por quilômetro quadrado. Isso faz com que o continente seja muito populoso, mas pouco povoado em um olhar panorâmico. 

+ Veja também: População e demografia: conceito, indicadores demográficos e importância
Teorias Demográficas: o que são, características e mais!

Economia na América

No continente americano, está situada uma das maiores potências econômicas mundiais, os Estados Unidos, que tem uma grande sede econômica em Nova York. Outras cidades que contribuem para a relação financeira e industrial na América são São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, Cidade do México, no México, Cidade do Panamá, no Panamá, Santiago, no Chile, entre outras metrópoles. 

Apesar de uma grande produção industrial e científica, a maior parte da renda americana depende de recursos primários. Ou seja, a extração de materiais naturais, agricultura e pecuária são a base econômica da maioria dos países da América.

Ao longo da história, as características de colonização e eventos da História Mundial interferem na América a ponto de intensificar as desigualdades sociais. Então, é possível observar países extremamente desenvolvidos e ricos, enquanto outras nações lutam pela sobrevivência de seus habitantes, dentro do mesmo continente. A diferença é acentuada, por exemplo, entre a América Anglo-Saxônica e grande parte das regiões subdesenvolvidas da América Latina. 

Questão sobre economia na América

A questão do Enem 2020 abaixo discute a questão econômica na América do Sul, acompanhe o enunciado e a resolução para aprender mais sobre esse tema.

Enem (2020)

Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sulamericanas.

EGLER, C. G. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial. In: VIDEIRA, S. L.; COSTA, P. A.; FAJARDO, S. (Org.).Geografia econômica: (re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.

O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)

a) surgimento de fontes energéticas renováveis.

b) instabilidade do preço dos produtos primários.

c) distância dos principais parceiros comerciais.

d) concorrência de economias emergentes asiáticas.

e) esgotamento das reservas de combustíveis fósseis.

Gabarito: alternativa B.

Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sul-americanas. 

Estude para as provas com a Coruja!

O Estratégia Vestibulares trabalha para que sua jornada de estudos seja mais acessível e adaptável. Com os Livros Digitais Interativos (LDI), você lê o material, grifa, faz comentários e tudo isso fica compilado em um resumo, para você acessar sempre que precisar revisar. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também