Terceira Revolução Industrial: contexto histórico, características e contribuições

Terceira Revolução Industrial: contexto histórico, características e contribuições

A Terceira Revolução Industrial é uma das fases de desenvolvimento da indústria. Nela, o avanço tecnológico abrange, além da automação de equipamentos, também o uso de tecnologias da informação, computadores e outros dispositivos altamente tecnológicos.

Veja, neste resumo, um panorama a respeito da Terceira Revolução Industrial, as outras fases de mudanças fabris, quais são as características desta era mais tecnológica e as implicações dela para o mundo atual. Além disso, entenda como ela surgiu e como o tema pode ser cobrado em questões de vestibulares. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Contexto histórico

A Revolução Técnico-Científica, ou Terceira Revolução Industrial, é um período que se iniciou no século passado, no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Nessa época, também contemporânea à Guerra Fria, estavam em ascensão as tecnologias, busca por diferentes fontes de energia, desenvolvimento de veículos espaciais, armas e etc.

Muitos historiadores apontam que esse período foi o de maior evolução para as tecnologias, no sentido de novos dispositivos, surgimento da internet e automação de aparelhos. Agora, o saber científico era aplicado em diferentes áreas profissionais, como uma mistura entre ciência, indústria, produtividade e conhecimento.

A fonte de energia que se tornou novidade nesse período foi a energia atômica. Nesse momento, os cientistas descobriram que era possível utilizar o núcleo dos átomos para separar as partículas, com liberação de grande quantidade de energia. 

Outro fator histórico que contribuiu para o crescimento da Terceira Revolução Industrial, foi a globalização. Nessa fase da história mundial, os países tornaram-se mais conectados, às tecnologias mais abrangentes em diferentes áreas e, com isso, a informação se disseminou mais rapidamente.

Apesar disso, é importante considerar que o processo de globalização não foi uniforme. De forma que algumas regiões recebiam mais informações e investimentos do que outras. Algo que também pode ser observado na Revolução Técnico-Científica, que aconteceu primeiramente nas potências e países desenvolvidos, depois chegou a nações mais simples. 

Características da Terceira Revolução Industrial

Como foi mencionado no tópico anterior, a principal característica dessa fase da revolução industrial é o uso intensivo de tecnologias e informática para otimizar os processos e produções. Por exemplo, em dado momento, o uso de dados informatizados permitiram o controle de estoque automatizado, poupando tempo dos trabalhadores e oferecendo maior controle produtivo para os gestores. 

As novidades tecnológicas não ficaram presas ao ramo metalúrgico ou siderúrgico, nesse período, as indústrias também se desenvolveram em biotecnologia. Ou seja, manipulação de materiais biológicos com fins específicos, algo importante para as farmacêuticas, por exemplo. 

A engenharia genética também trouxe novidades à sociedade. Em 1983, por exemplo, os cientistas desenvolveram vegetais transgênicos. Para isso, utilizaram material genético de seres protistas e adicionaram fragmentos ao DNA de vegetais. Com isso, o vegetal apresentou características das bactérias e também de seu próprio genoma.

Ao mesmo tempo em que tudo isso acontecia, a economia capitalista abria espaço para mais e mais produção. Assim, houve um aquecimento da economia, devido a tantas novidades produtivas, redução de custos, aumento da lucratividade e, consequentemente, maior possibilidade de venda. 

Uma mudança muito positiva para o meio ambiente, foi que a Terceira Revolução Industrial trouxe à tona fontes de energias menos agressivas para a atmosfera. Diferentemente das outras, que utilizavam a combustão do carvão ou de derivados do petróleo, nessa fase, o uso da energia nuclear, eólica, hidrelétrica e solar trazem menores consequências para o planeta Terra.

Por fim, outra característica, atrelada à questão da globalização, é o crescimento das empresas multinacionais. A partir de certo ponto, os polos industriais não precisavam mais ficar tão perto de seu mercado consumidor ou fontes de energia. Aumentou a valorização por uma mão de obra mais barata, atrelada a boas tecnologias, que traziam também um grande lucro, sem a necessidade de restringir o espaço geográfico. 

Consequências da Terceira Revolução Industrial 

Apesar de trazer muitos benefícios para a humanidade, a Terceira Revolução Industrial também foi o palco para o nascimento de muitas questões sociais e até mesmo ambientais. Por exemplo, a expansão do capitalismo financeiro, também reproduz uma necessidade cada vez maior de produção e uso das matérias-primas, algo que afeta diretamente o meio ambiente. 

Do ponto de vista social, esse capitalismo mais acirrado também está associado a uma desigualdade social mais marcante, quando o pobre fica cada vez mais pobre e o rico fica cada vez mais rico. 

Ao mesmo tempo, a mão de obra ficou gradativamente mais desvalorizada. Com esse evento da humanidade, tornou-se importante a especialização dos profissionais, que devem se tornar experts em uma determinada área, focar e aprender ainda mais sobre ela, para que seu trabalho seja bem remunerado. 

Infelizmente, nesse cenário, indivíduos com menor escolaridade e que estavam associados a trabalhos braçais e repetitivos, perdem espaço no mercado profissional, algo que também pode piorar as desigualdades. Essas questões, entre outros fatores, são o berço dos trabalhos informais e não regulamentados que sustentam milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

Quarta Revolução Industrial

As tecnologias eletrônicas, sistemas de informação e grande parte do desenvolvimento moderno aconteceram na Terceira Revolução Industrial. Inclusive, é importante lembrar que esse período dura até os dias atuais e está em constante dinâmica. Alguns autores propõem que há uma Quarta Revolução Industrial, na qual se explora a automatização total de fábricas, nanotecnologia, inteligência artificial, uso de drones, exploração de robôs especializados e etc. 

Questões sobre Terceira Revolução Industrial

(Unicentro) Os androides Actroid fazem parte de uma nova geração de robôs, criaturas artificiais projetadas para funcionar não como máquinas industriais pré-programadas, mas como agentes progressivamente autônomos capazes de desempenhar tarefas antes realizadas por seres humanos em nossos lares, escolas e escritórios.

(CARROLL, 2011, p. 42).

O avanço tecnológico registrado nos últimos anos, designado por alguns como Terceira Revolução Industrial, do qual o texto é um indicador, trouxe como consequências sociais

A) a substituição do homem pela máquina em todas as atividades produtivas.

B) a expansão do mercado de trabalho, ampliando a oportunidade para o trabalho infantil.

C) o desemprego estrutural, levando à exigência por especialização tecnológica da mão de obra.

D) a rápida expansão dos benefícios da tecnologia por toda a sociedade, em vista da democratização do acesso a todas as classes sociais.

E) o uso da robótica como instrumento para a popularização de bens e serviços, possibilitando ao homem o melhor aproveitamento do lazer e bem-estar.

Estude para as provas com a Coruja!

O Estratégia Vestibulares trabalha para que sua jornada de estudos seja mais acessível e adaptável. No Livro Digital Interativo, você lê o material, grifa, faz comentários e tudo isso fica compilado em um resumo, para você acessar sempre que precisar revisar. Clique no banner e saiba mais!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também