11 questões sobre globalização que já caíram nos vestibulares

11 questões sobre globalização que já caíram nos vestibulares

A globalização é um processo atuante no mundo todo em aspectos sociais, econômicos, culturais e industriais. Veja questões sobre o tema!

Globalização é um processo que integra o planeta em diversos pontos como comunicação, transporte, fluxo financeiro e industrialização. A modernização de atividades econômicas e produtivas são medidas pelas revoluções industriais ao longo do século passado e influenciaram todo esse fenômeno.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Ainda que não seja algo homogêneo, a globalização ocorreu em todo o mundo, inserindo os países em atividades comerciais e culturais globais, transformando todo o mercado mundial. Por conta de sua grande influência em tudo o que acontece hoje no mundo, esse processo aparece de forma constante nos vestibulares e demais provas.

Confira 11 questões sobre globalização que já pintaram nos vestibulares brasileiros para você treinar e entender mais como o assunto é tratado nas provas por aqui.

Mackenzie (2013)

É preciso perceber três espécies de globalização, se quisermos escapar à crença de que este mundo, assim como nos é apresentado, é a única opção verdadeira: há o mundo tal como nos fazem vê-lo, com a globalização como fábula; o segundo é o mundo como ele é, com a globalização como perversidade; e o terceiro, o do mundo como ele pode ser, o da outra globalização.

Milton Santos, Por uma outra Globalização

De acordo com as ideias contidas no texto e os estudos de Globalização na Geografia, é correto afirmar que

A as novas tecnologias de informação têm permitido maior acesso das pessoas aos conteúdos de jornais, revistas, emissoras de rádio e TV. Assim, a Globalização deixa de ser uma fábula, pois esses diferentes meios de informação retratam a realidade tal como ela é.
B a ampliação do crédito e as maiores facilidades de pagamentos proporcionaram um aumento no poder de compra de muitas pessoas. Assim, ricos e pobres se aproximaram muito em relação ao poder aquisitivo.
C a livre circulação de pessoas entre diferentes países é uma realidade para todos. O fim do controle de fronteiras favorece as migrações internacionais sem maiores problemas de rejeição ou hostilidades aos imigrantes, principalmente entre os países mais ricos.
D o aumento das desigualdades sociais é uma “perversidade” da Globalização. O uso das novas tecnologias de informação para uma organização política mais justa é uma possibilidade oposta a esse processo.
E após o fim da Guerra Fria, o mundo tornou-se mais globalizado. As novas tecnologias de informação e o crédito tornaram isso mais evidente. Assim, o uso dos termos Primeiro, Segundo e Terceiro mundos está mais apropriado aos nossos dias do que antes.

Alternativa correta: D

Unespar (2017)

Embora a globalização tenha se intensificado após a Segunda Guerra Mundial, ela é continuidade do processo histórico de mundialização do capitalismo, que vem desde a expansão marítima europeia. Sobre a Globalização é INCORRETO afirmar que:

I. A Revolução Técnico Científico-Informacional acelerou o processo de globalização.
II. A globalização atinge todas as pessoas do planeta da mesma forma.
III. Com a intensificação do processo de globalização, está se reduzindo as particularidades culturais dos diferentes povos da Terra.
IV. O processo de globalização tem contribuído intensamente para resolver problemas como a precarização do trabalho, a exclusão social e o desemprego em todos os lugares do mundo.
V. A globalização aumentou a influência do Estado- Nação como poder regulador da vida econômica e social nos diferentes países do mundo.

A alternativa CORRETA corresponde às proposições:

A I, II e IV;
B I, III e V;
C II, III e IV;
D II, IV e V;
E III, IV e V.

Alternativa correta: D

UFGD (2015)

Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização.

Com base na afirmação e na imagem observadas, pode-se compreender que o processo de globalização:

I. Possibilita que se viva numa aldeia global.
II. Permite que as fronteiras desapareçam.
III. Inclui e une todos os povos.
IV. É benefício exclusivo de alguns.

Está correto o que se afirma em:

A I e III.
B II e IV.
C I, II e IV.
D apenas I.
E apenas IV.

Alternativa correta: E

UESB (2016)

A globalização e a integração constituem-se aspectos centrais do funcionamento da economia mundial nos dias atuais.

Sobre a globalização e os blocos econômicos, pode-se afirmar:

A A globalização é responsável pelo fortalecimento do Estado na economia e pela redução da iniciativa privada.
B A criação de blocos econômicos regionais pelos Estados-nações teve como objetivo barrar o processo de globalização econômica e a implantação de políticas neoliberais.
C A globalização, na atual fase do capitalismo monopolista, difunde a economia de mercado e promove maior igualdade entre os países do mundo.
D A característica que difere o Mercosul do Nafta é o fato de o primeiro a se constituir uma zona de livre comércio, enquanto o último agrega três países ricos em uma união aduaneira.
E A adesão da Sérvia e da Rússia como membros da União Europeia tem sido dificultada, entre outros, em razão do renascimento de antigas rivalidades étnicas em países do Leste europeu, tal como ocorre na ex-Iugoslávia e na ex-URSS.

Alternativa correta: E

Uenp (2016)

Leia o texto a seguir.

Na contemporaneidade, a questão da identidade assume relevância nos debates sociológicos. Diante do processo cada vez mais intenso da globalização, as identidades são bênçãos ambíguas, oscilam entre o sonho e o pesadelo. Em um ambiente de vida líquido e moderno, as identidades talvez sejam as encarnações mais comuns, mais aguçadas, mais profundamente sentidas e perturbadoras da ambivalência.

(Adaptado de: BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p.22-38.)

Com base no texto e nos conhecimentos prévios sobre identidades no mundo contemporâneo globalizado, considere as afirmativas a seguir.

I. O processo da globalização, na contemporaneidade, dilui as fronteiras culturais e abala antigas estruturas de referência sociocultural, o que torna as identidades frágeis e transitórias.
II. A atemporalidade e durabilidade das identidades reforçam os laços de pertencimento das populações, nas sociedades contemporâneas, atingidas pelo processo acelerado da globalização.
III. Os conflitos etnorraciais desaparecem, nas sociedades contemporâneas globalizadas, com a adesão inconteste das populações locais às identidades culturais hegemônicas dos países ricos e centrais.
IV. Com o avanço da globalização na contemporaneidade, as identidades ganham livre curso, assim, cabe a cada indivíduo capturá-las em pleno voo, com seus próprios recursos e ferramentas.

Assinale a alternativa correta.

A Somente as afirmativas I e II são corretas.
B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Alternativa correta: B

Uespi (2011)

A globalização atinge quase todos os países, mudando tradições e afirmando novos hábitos culturais. É forte a presença da tecnologia na sua expansão. No Brasil, por exemplo, a globalização:

A teve atuação limitada em decorrência do domínio da cultura importada dos Estados Unidos.
B atingiu tradições seculares, definindo o fim das hierarquias e das desigualdades de direitos.
C foi taxativa na divulgação de ideias universais no sentido de reafirmar antigas utopias.
D transformou modelos sociais antigos e causou polêmica entre intelectuais e políticos.
E restringiu-se a aumentar a capacidade de produção do país na área industrial.

Alternativa correta: D

UnB (2013)

A dimensão econômica da globalização é, de longe, a mais analisada e a mais debatida, o que talvez se deva aos seus impactos imediatos no cotidiano das pessoas ou à hegemonia da economia no mundo atual. A globalização, no entanto, não se limita à dimensão econômica.

Eustáquio Sene. Globalização e espaço geográfico. São Paulo: Editora Contexto, 2004 (com adaptações).

No que se refere às dimensões da globalização, julgue o item seguinte.

A globalização é o estágio da expansão capitalista em sua atual fase informacional, na qual tem ocorrido, no campo da produção e do consumo, enorme crescimento de fluxos de capitais produtivos, o que resulta em geração de empregos e consumo, em longo ciclo de crescimento econômico.

C Certo.
E Errado.

Alternativa correta: E

Unitins (2019)

Existe uma conexão entre o processo industrial e o processo de globalização. Dessa forma, são várias as estratégias indispensáveis à atual economia, altamente competitiva, integrada e globalizada. Entre elas, podemos citar:

A a flexibilização das normas do trabalho que possam restringir a atividade das empresas.
B a automação do processo produtivo, com a manutenção da mão de obra humana por equipamentos automatizados.
C a exigência de trabalho cada vez menos qualificado.
D a reestruturação da linha de montagem, com menos integração entre as tarefas ou etapas do processo produtivo.
E o sistema “just-in-time”, que consiste no aumento, ao mínimo, dos estoques das empresas.

Alternativa correta: A

Uerj (2019)

O processo de globalização das últimas décadas vem redefinindo os fluxos de bens entre os países.

A partir do gráfico, a mudança dos locais de origem dos bens pode ser explicada pela seguinte característica do processo de globalização:

A difusão espacial das fontes de matéria-prima
B integração nacional dos centros de tecnologia
C redistribuição territorial das atividades industriais
D concentração regional dos mercados consumidores

Alternativa correta: C

Unicisal (2017)

A tirinha faz referência a uma realidade típica da Globalização, representada pelo(a) 

A disputa por novos mercados.
B emprego de novas tecnologias.
C aumento do consumo de massa.
D transnacionalização da produção.
E interdependência entre os países.

Alternativa correta: D

UEG (2014)

A globalização não é apenas uma tendência, não é apenas um fenômeno, não é apenas um modismo econômico. É o sistema internacional que substitui a guerra fria. […] O símbolo do sistema da guerra fria era o muro, que dividia a todos. O símbolo do sistema da globalização é a internet, que une a todos.

FRIEDMAN, Thomas. Manifesto para um mundo veloz (1999). In. RODRIGUE, Joelze Ester. História em documento: imagem e texto.8. São Paulo: FTD, 2000. p. 334.

O fragmento citado aborda as diferenças entre o contexto da Guerra Fria e o contexto da globalização. Nesse sentido, a especificidade da globalização está no fato de

A o mundo do trabalho ter sido caracterizado pela tendência do pleno emprego, regulamentado pelas leis trabalhistas rígidas e fiscalizadas por sindicatos fortes.
B as relações internacionais terem continuado bipolares, uma vez que os Estados Unidos e a China ainda controlam eficazmente as suas respectivas áreas de influência.
C o Estado Nacional ter solidificado o seu papel, conseguindo proteger a economia nacional das intempéries advindas dos interesses econômicos transnacionais.
D as alianças militares, como a OTAN e o Pacto de Varsóvia, terem enfraquecido diante do peso cada vez maior dos blocos econômicos, como a União Europeia e a NAFTA.

Alternativa correta: D

Confira os cursos do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos específicos de acordo com cada banca e edital, além de contar com materiais em diversos formatos: PDFs, vídeoaulas, áudios, mapas mentais e nosso Livro Digital Interativo, que integra todos esses formatos. Confira mais e seja um aprovado ainda esse ano!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Alternativa correta: D

Você pode gostar também