Resumo da Segunda Guerra Mundial: fases, causas, consequências e mais!

Resumo da Segunda Guerra Mundial: fases, causas, consequências e mais!

Leia sobre os países envolvidos e as principais causas, fases e consequências da Segunda guerra Mundial – que ocorreu entre 1939 e 1945

As guerras mundiais foram eventos marcantes na humanidade, por isso estão sempre em pauta nas aulas e nos vestibulares. Por isso, o Estratégia Vestibulares se empenhou em construir artigos sobre os grandes conflitos mundiais. A seguir, acompanhe um resumo sobre a Segunda Guerra Mundial e suas causas.

Quais foram as causas da Segunda Guerra Mundial?

A principal causa da segunda guerra mundial foi o fortalecimento do ufanismo nazista da nação alemã, impulsionado por revanchismos causados durante a Primeira Guerra Mundial. Isso porque, no Tratado de Versalhes, os alemães foram amplamente punidos pela Grande Guerra – situação que causou indignação e revolta nos germanos, que achavam injustas as perdas de territórios e poder implementadas no acordo.

Nesse mesmo contexto, a Alemanha estava sob fortes tensões sociais e econômicas e, além disso, o mundo enfrentava a Crise de 1929. Ou seja, o período tornou-se favorável para a ascensão de governos totalitários e fascistas, como aconteceu com Alemanha, com Adolf Hitler, e Itália, com Benito Mussolini.

Os regimes autoritários fomentaram um ideal de nacionalismo exacerbado com teor de superioridade e dominação sobre outras nações e países. Por isso, as teorias nazistas citavam um “espaço vital”, onde todos os arianos (que os nazistas consideravam a pura raça germânica) poderiam viver em paz, na dependência da escravidão de outros povos. Nesse ponto, nasceram os principais vieses de doutrinação e perseguição de minorias. 

Com o passar do tempo, a Alemanha obteve maiores condições monetárias e conseguiu promover o rearmamento da nação e, posteriormente, iniciar o expansionismo germânico. Adolf Hitler implantou campanhas que culminaram na conquista da Tchecoslováquia, e deveria cessar seus interesses com esses territórios – conforme acordado com outras nações na Conferência de Munique. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Entretanto, o ditador continuou seu plano de anexação da Polônia, o que resultou na reação da França e Inglaterra – assim nasceu a Segunda Guerra Mundial.

segunda guerra mundial

Quais foram os países envolvidos na Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial envolveu a participação da maioria das nações, com destaque para a presença das grandes potências mundiais. Para conceitos acadêmicos, entretanto, consideramos as forças mais importantes em cada um dos dois pólos rivais, o Eixo e os Aliados, veja:

Aliados da Segunda Guerra Mundial

O grupo dos aliados era composto, principalmente, por Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos.

Aliança do Eixo

A aliança chamada Eixo reunia as potências de Alemanha, Itália e Japão. 

Fases da Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial pode ser dividida em três períodos diferentes:

  • Fase de Supremacia do Eixo: durou de 1939 a 1941 e ficou marcada pela conquista alemã de diversos territórios. No continente asiático, o Japão também empenhou suas tropas na conquista de domínios britânicos, holandeses e franceses – afetando diretamente os Estados Unidos, os japoneses também atacaram a Ilha de Pearl Harbor.
  • Fase de equilíbrio de poderes: entre 1942 e 1943 as forças começam a se equilibrar e se inverter. Foi nessa época que ocorreu a famosa Batalha de Stalingrado que barrou a ação alemã, coisa semelhante aconteceu com os japoneses em outros conflitos com os Aliados. A soma dessas situações favoreceu o declínio do poder de guerra do Eixo.
  • Fase de declínio do Eixo: em 1944 e 1945 a decadência dos poderes alemães e japoneses favoreceu a vitória dos Aliados – o fascismo italiano foi deposto, na figura de Benito Mussolini e os japoneses perderam sucessivas batalhas. Assim se encerra a guerra, com o colapso político-social das duas nações, principalmente.

Dia D da Segunda Guerra Mundial

No dia 6 de junho de 1944, um novo campo de combate surgiu com o desembarque de tropas Aliadas nas praias da Normandia, com o objetivo de reconquistar a França. Nesse dia, conhecido como Dia D, as forças dos Aliados pressionaram os exércitos nazistas e a guerra evidenciava um desfecho breve. 

Campos de concentração 

Durante a Segunda Guerra Mundial, o nazismo alemão implantou locais de exploração e violação da integridade humana que ficaram conhecidos como campos de concentração nazistas. Nesses espaços, as pessoas não arianas – principalmente os judeus, negros, homossexuais, ciganos e deficientes – eram subjugadas a um controle militar rígido e violento, atrelado a más condições de alimentação, higiene e privacidade. O assassinato em massa dessas pessoas ficou conhecido como holocausto.

Além do antissemitismo, esses locais eram contra qualquer tipo de liberdade de expressão política, religiosa, cultural ou sexual. Em geral, os campos nazistas também eram campos de extermínio, ou seja, os prisioneiros eram mortos de maneira “silenciosa”, frequentemente com uso de câmaras de gás. 

Dos campos de concentração mais citados, existe o Campo de Auschwitz – um campo de extermínio – que está relacionado à morte de mais de um milhão de pessoas.

Todo o horror ocorrido nesses espaços foram descobertos gradativamente e, hoje, sabe-se que o preconceito, a discriminação, a violência e o caos social imperava nas ideologias nazistas.

Fim da Segunda Guerra Mundial

Em 1945, a capital da Alemanha, Berlim, foi invadida por forças aliadas e foi a mais importante para o fim da Segunda Guerra Mundial. Visto que estava sem muitos recursos, Adolf Hitler e sua esposa se suicidaram e, sequencialmente, a nação alemã se rendeu aos opositores.

Bombas Atômicas

No Japão, a Segunda Guerra Mundial só se encerrou após o ataque atômico americano sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, que forçaram a rendição japonesa – cessou-se o conflito no Oceano Pacífico em setembro de 1945.

Consequências da Segunda Guerra Mundial

Essa Guerra alterou as percepções mundiais sobre as relações internacionais. Por isso, criou-se a Organização das Nações Unidas, que visa a mediação diplomática de conflitos  entre os países. Além disso, as ideologias totalitárias e ditatoriais se tornaram um sinal de alerta sobre os direitos humanos

Após o conflito, os Estados Unidos (pouco atingido pela Guerra), obtiveram uma grande ascensão social. Simultaneamente, na Europa, se fortalecia o governo socialista da União Soviética – o que culminou na Guerra Fria.  

Quantas pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial?

Segundo dados levantados pela Organização das Nações Unidas, cerca de 60 milhões de pessoas – entre civis e soldados – perderam a vida nesse conflito, que ocorreu entre 1939 e 1945.

Brasil na Segunda Guerra Mundial

O Brasil, durante a Segunda Grande Guerra, apoiou os Aliados. Isso aconteceu porque a nação brasileira era muito próxima com os Estados Unidos e, por isso, teve seus navios atacados por submarinos alemães. 

Nesse período, os soldados da Força Expedicionária Brasileira foram levados até o front de batalha na Itália e participaram de combates decisivos para o desfecho do conflito mundial

Gosta de História e conflitos mundiais? Acesse o Blog do Estratégia e saiba mais sobre o assunto!

Para conhecer nossos cursos pré-vestibulares, clique no banner abaixo:

Veja também:

Você pode gostar também