Urbanização: definição, diferença entre países, processos e mais!
pexels-amos-commey-8493777

Urbanização: definição, diferença entre países, processos e mais!

Os vestibulares requerem dos candidatos conhecimento histórico e geográfico abrangente e dinâmico. Por isso, compreender os temas que norteiam a atualidade é importante para a resolução das provas. Dentre esses assuntos, é necessário entender como aparecem os aspectos da urbanização no Enem.

Por esse motivo, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo que retrata as principais vertentes sobre a dinâmica dos centros urbanos ao redor do mundo como gentrificação, segregação socioespacial, metropolização e outros assuntos. Acompanhe a seguir!

O que é urbanização?

A urbanização corresponde ao momento de crescimento e desenvolvimento de cidades em termos de população, economia e território. Esse termo é associado à transformação do ambiente rural em ambiente urbano. Por isso, é muito citado em assuntos como a Revolução Industrial e o capitalismo.

Urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos 

A principal diferença entre a urbanização nos países subdesenvolvidos e desenvolvidos é a capacidade de planejamento. 

No Brasil, por exemplo, o êxodo rural ocorreu de forma espontânea e dispersa, sem estratégias de implantação ou infraestrutura própria. Isso resultou na atual segregação socioespacial do território brasileiro.

Em um país desenvolvido, a urbanização acontece por meio da criação de um plano arquitetônico com áreas urbanas, residenciais e coletivas — como na famosa cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. Tal fato facilita a organização política e econômica dessas localidades.

Como é o processo de urbanização: características e a articulação dos espaços urbanos

Metropolização

A metropolização consiste no amplo crescimento populacional de uma cidade acompanhado pelo desenvolvimento das atividades comerciais, políticas e sociais de uma região. As metrópoles possuem mais de um milhão de habitantes e exercem grande influência sobre os centros vizinhos.

No Brasil, por exemplo, São Paulo é uma metrópole de grande porte, que influi em todo o ABCD paulista (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) e seus municípios vizinhos como Taboão da Serra, Guarulhos, Osasco, Carapicuíba, entre outros. Além de tudo isso, a região metropolitana de São Paulo atrai turistas, trabalhadores e estudiosos de todo o país.

Macrocefalia urbana

O termo macrocefalia urbana se refere à uma grande concentração de população em uma pequena área da cidade. Esse conceito está relacionado com a favelização e o mal planejamento do processo de urbanização: os cidadãos se aglomeram da maneira possível, sem o desenvolvimento de uma estrutura ou estratégia de implantação residencial.

As grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, são representantes da macrocefalia urbana, pois centralizam a população, além de atividade econômica, política e cultural.

Conurbação

A conurbação pode ser definida como a fusão da área urbana de duas ou mais cidades. Nesse caso, a malha de urbanização de regiões vizinhas acaba se condensando; assim, torna-se difícil determinar os limites geográficos dos municípios.

Em São Paulo capital, por exemplo, o ABCD paulista é uma conurbação. Geralmente, essas cidades se unem como uma região metropolitana: conexões econômicas, políticas e sociais, onde a maior influência provém da metrópole principal.

Redes urbanas e hierarquia urbana

As redes urbanas são os conjuntos de organizações urbanas existentes no mundo e a maneira como elas se conectam e se relacionam. Para determinar a influência de cada cidade sobre uma determinada região geográfica, foi criada a hierarquia urbana, onde as maiores cidades são dominantes sobre as de menor porte. 

No Brasil, São Paulo é a cidade de maior influência nacional e internacional. Enquanto isso, Campinas (interior de SP) é dependente da capital paulista e, ainda assim, possui uma região metropolitana própria, com municípios menores.

Gentrificação

A gentrificação é o processo de transformação do espaço urbano, onde áreas periféricas e de baixo valor socioeconômico tornam-se regiões de prestígio imobiliário e social. 

Apesar de parecer benéfico, a gentrificação afasta os moradores de seus locais de origem. Isso ocorre porque os imóveis têm seu preço elevado, o custo de vida aumenta e a população de baixa renda precisa se deslocar para outros territórios.

Urbanização no Enem: quais as consequências do crescimento sem planejamento?

Segregação socioespacial

A segregação socioespacial é fruto da urbanização intensa e da gentrificação. Esse conceito abrange o afastamento da população menos favorecida dos centros urbanos. Geralmente, os cidadãos das classes sociais mais baixas são excluídos de seus espaços porque o padrão de vida se elevou. 

Assim, as periferias se afastam cada vez mais dos pólos comerciais, industriais e intelectuais — o que resulta em uma marginalização social, na qual as pessoas de menor poder econômico possuem dificuldade de acesso aos centros culturais e informacionais.

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana aponta para a forma de locomoção dentro dos centros urbanos. Entretanto, nesse contexto, ocorre um problema de deslocamento que atinge todas as camadas sociais, mas afeta, principalmente, os menos favorecidos

Em grandes metrópoles e cidades, o transporte das periferias até os centros empregatícios são de má qualidade e diminuem a qualidade de vida dos trabalhadores. 

Favelização

A favelização é o processo de crescimento e desenvolvimento de favelas nos centros urbanos. Essa situação está intimamente relacionada com questões socioeconômicas e de segregação socioespacial.

Nesse caso, os indivíduos estão afastados da produção de informação, dos centros de economia e geração de emprego, não possuem transporte acessível e de qualidade, os recursos sanitários são precários, os postos de lazer são escassos. De forma que a realidade é completamente diferente dos pontos centrais da cidade.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Problemas ambientais nas cidades

Um dos grandes problemas dos centros urbanos são os impactos ambientais. A geração de lixo excessiva, a emissão de poluentes (indústrias, automóveis), o descarte incorreto dos resíduos, a poluição sonora e visual e outros, são exemplos de repercussões da organização urbana sobre o meio ambiente.

Questões sobre urbanização no Enem

Agora que você conhece os principais conceitos sobre urbanização no Enem, fortaleça o seu aprendizado ao resolver a questão abaixo. Ao final, confira a resolução proposta pelo Estratégia Vestibulares.

Enem 2013

Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água, etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.

MARICATO, E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis, Vozes, 2001.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a):

a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.

Conforme descrito no texto da questão sobre urbanização no Enem, as necessidades residenciais da população não foram atendidas plenamente. Essa verificação permite excluir as opções C e D.
Além disso, a mobilidade urbana é uma questão desafiadora da atualidade pois os trabalhadores se deslocam por quilômetros para chegarem aos empregos. Assim, a letra E não está adequada. 
Sabe-se ainda, que quando o processo de urbanização é intenso, o desemprego torna-se mais intenso. Constatação que possibilita eliminar a letra B.
Por fim, é notável a especulação imobiliária influencia no crescimento das zonas periféricas, que também se relaciona com o crescimento populacional. Dessa forma, a alternativa correta é a A.

Conheça outros temas de geografia com o Estratégia!

O Estratégia Vestibulares possui um time de professores capacitados para desenvolver seu conhecimento e te ajudar no desempenho nos vestibulares e no Enem! Para ter acesso aos nossos conteúdos e serviços, clique no banner abaixo e seja um aluno estrategista!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também