Alta Idade Média: características, sociedade, política e questões de vestibular

Alta Idade Média: características, sociedade, política e questões de vestibular

A Alta Idade Média é o período de mais significância para o desenvolvimento do feudalismo, com duração de aproximadamente 500 anos. É nesse contexto que surgem grande parte das ideias que são famosas e marcantes como medievais.

Neste resumo, você saberá como iniciou-se a Alta Idade Média, quais são as características desse período, como se deu a fundação do feudalismo e as relações sociais e políticas envolvidas nesse processo. 

Além de ser um importante conhecimento sobre a constituição histórica da sociedade ocidental, aprender mais sobre a Alta Idade Média é necessário para os pré-vestibulandos. Esse tema aparece em diferentes disciplinas, como história, geografia, sociologia e filosofia. Para te ajudar com isso, ao final, confira a resolução de uma questão de prova sobre o assunto. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Idade Média: Baixa e Alta 

Os historiadores dividiram o período da Idade Média, entre os séculos V e XV em duas grandes fases. A primeira, é o fortalecimento e constituição do feudalismo, com produtividade cultural elevada para os padrões da época, além de forte consolidação da igreja como instituição social.

Com o passar do tempo, entretanto, o sistema feudal entrou em declínio, entrando em sua segunda fase. Sucessivas crises e fomes marcaram a Baixa Idade Média, quando o feudalismo perdeu sua força e surgia a necessidade de um novo sistema político-econômico.

Como surgiu a Alta Idade Média?

A Idade Média, também chamada de Período Medieval, surge quando o Império Romano do Ocidente se desagregou. Esse evento foi consequência de mudanças sociais, políticas e econômicas que culminaram com a invasão do território romano por outros povos e, por fim, a completa esfacelação do domínio e imperialismo. 

O marco para a queda imperial e o início histórico da Idade Média foi a destituição do poder do imperador Rômulo Augusto, em 476 d.C. Nesse momento, as populações começaram a se misturar, de forma que uma das grandes características do alto medievalismo é a miscigenação entre latinos e germânicos. 

Nesse contexto, inclusive, ocorreu o nascimento de novos idiomas, resultado dessa interação intercultural importante. A miscelânea entre os costumes, religiões, política e toda a herança cultural é um forte ponto da Alta Idade Média.

A distribuição das pessoas passou por um novo processo, que é o de ruralização. Esse movimento foi consequência das crises que assolavam os grandes centros do império romano, de onde os cidadãos queriam fugir. Assim, se alocaram em territórios de grandes proprietários de terra, trocando a força de trabalho por comida e proteção.

Toda a conformação social foi alterada, até mesmo em termos econômicos, já que a comercialização, troca de mercadorias e utilização de moedas entrou em decadência. Ao mesmo tempo, as novas relações construídas davam espaço para o nascimento de um sistema socioeconômico que não dependia do comércio para a substituição. 

Características da Alta Idade Média

Agora que você já entendeu o processo de desenvolvimento da Idade Média e o que significa o termo “Alta Idade Média”, conheça as principais características desse período e como ele estava socialmente organizado.

Uma das primeiras características a ser considerada era a organização feudal, marcada pelos relacionamentos de suserania e vassalagem. Nesse sistema, uma pessoa A tinha a posse sobre uma determinada terra, mas poderia “alugar” ou “emprestar” para outro indivíduo B. Este cidadão B era um vassalo, que deveria manter certa fidelidade e lealdade ao suserano A. 

Ao mesmo tempo, o próprio vassalo seria suserano de outras pessoas, que seriam seus vassalos diretamente. Embora esse conceito pareça complexo, basta fazer uma relação com a organização política brasileira atual: é como se um presidente de condomínio fosse vassalo do chefe de bairro, tendo posse, direitos e deveres sobre aquele território.

O presidente do bairro, então, é o vassalo do prefeito. Nesse caso, o governador estadual seria suserano sobre o prefeito e assim sucessivamente, cada um subdividindo seu trabalho, até que chegue no “principal suserano”, que seria o presidente da república. 

Inclusive, esse grande proprietário de terra, que era suserano sobre muitos outros, era considerado um rei na Alta Idade Média. Diferentemente do absolutismo, não havia uma relação de poder exclusiva, mas uma influência significativa. 

Toda essa trama social estava apoiada no trabalho agrícola, com mão de obra servil e baixa produtividade. É importante mencionar, também, que a economia girava em torno da subsistência com baixíssima produção e troca de mercadorias e artesanatos, por exemplo.

Sociedade: o feudalismo

Note que os aspectos observados apontam para o sistema político, social e econômico que conhecemos como feudalismo. Nessa forma de organização da sociedade, as relações entre os indivíduos eram extremamente hierarquizadas.

Cada pessoa nascia dentro de um estrato social e as chances de ascensão para outras camadas eram mínimas. Ou seja, quem nasceu nobre morre nobre, quem nasceu camponês será sempre um camponês. 

No topo dessa pirâmide social rígida estava o clero, que correspondia aos altos membros da Igreja Católica. Tal fato aponta para a importância da religião durante a Alta Idade Média, com uma visão teocentrista e fortes padrões morais. 

Abaixo do clero, estavam os nobres, principalmente os familiares dos reis. Eles obtinham privilégios importantes, regalias econômicas eram sustentados pelo trabalho servil do estrato social que fica logo abaixo. Sua principal função era defender e proteger o feudo e os interesses do rei.

Por fim, os servos (camponeses) são a última camada dessa organização social e tinham a responsabilidade de trabalhar a para o sustento do feudo. Além de enviar parte da colheita para o senhor feudal, também deveriam pagar impostos, que sustentavam o estilo de vida do clero e nobreza.

Eventos marcantes da Alta Idade Média

Os principais eventos da Alta Idade Média estão relacionados com o surgimento de grandes impérios que deixaram importantes legados culturais e políticos para o mundo ocidental.

Nesse sentido, pode-se citar o Império Carolíngio e seu rei Carlos Magno, que empenhou diversas campanhas de expansão territorial, além de ser responsável por investidas para a propagação do cristianismo pela Europa.

O Império Bizantino, também marcado por grande influência cultural, no campo das artes, surgiu durante a Idade Média. Ele era uma espécie de continuação do Império Romano, que perdurou até o século XV.

Questão de vestibular sobre Alta Idade Média

(Vunesp) “Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os.” (Marc Bloch. A sociedade feudal.)

O texto descreve a:

a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;
b) relação de tipo comunitário dos camponeses;
c) relação de suserania e vassalagem;
d) hierarquia nas corporações de ofício;e) organização política das cidades medievais.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Assista às videoaulas abaixo, sobre a Idade Média do ponto de vista da História e da Filosofia. A compreensão interdisciplinar dos temas é importante para o raciocínio das questões de vestibulares. Não perca, o conteúdo é gratuito!  

Conheça também os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! Os temas são abordados com profundidade, a partir de um olhar crítico e de uma interpretação social. Além disso, você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser: pdf, online ou vídeos. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também