Feudalismo: características, economia, política, crise e mais!
steve-douglas-JjEbmnY1e0w-unsplash

Feudalismo: características, economia, política, crise e mais!

Conhecer os modos de produção e organização social é importante para entender os acontecimentos da humanidade no passado, presente e futuro. Por isso, o Enem e outros vestibulares cobram feudalismo, capitalismo, socialismo, marxismo, entre outros com frequência.

Por isso, o Estratégia Vestibulares preparou um resumo com as principais informações sobre o feudalismo e suas características. Confira a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é feudalismo?

O feudalismo é uma forma de organização política, econômica e social que teve seu auge durante a Idade Média, aproximadamente entre os séculos V e XV. 

O principal elemento do feudalismo é o feudo, grande espaço de terras cercadas, onde se desenvolviam as principais atividades de subsistência.

O dono do feudo, o senhor feudal, era uma figura de importância política, enquanto os servos eram utilizados para a mão de obra (agrícola, principalmente). Nesse sentido, a sociedade feudal era baseada em uma forte hierarquia, submissão e independência entre os indivíduos.

Origem do feudalismo

O feudalismo surgiu quando o Império Romano do Oriente caiu, o que atingiu diretamente a atividade comercial. Nesse momento, muitos homens buscavam a sobrevivência em terras agricultáveis de outras pessoas, o que gerou uma relação de dependência entre os indivíduos – esse contexto, posteriormente, seria importante para o desenvolvimento dos feudos.

Esse processo é conhecido como a ruralização da Europa, inflamada pelas dominações dos povos inimigos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Características do feudalismo

O sistema feudal tem como maior característica a presença dos estamentos. Nessa organização, cada pessoa tem uma função específica na sociedade e a troca de função e/ou estamento era custosa e rara.  Acompanhe, nos tópicos abaixo:

Sociedade feudal

A sociedade feudal estava dividida em três grandes estamentos: clero, nobreza e camponeses. A divisão do trabalho era bem marcada e a posse de terras ou a linhagem familiar eram determinantes para a sociedade da época.

Confira, a seguir, uma pirâmide social que ilustra a sociedade feudal:

feudalismo - pirâmide social

Clero

O clero constitui a autoridade religiosa feudal. Por meio do clero todos são achegados a Deus e, por isso, é considerado um poder muito importante dentro do feudo. 
Em outras palavras, o clero cuidava da vida espiritual da sociedade do feudo.

Nobreza

A nobreza era composta por pessoas de linhagem elitista, geralmente os familiares do senhor feudal. 
A principal função desse estamento é a defesa e proteção do feudo, por exemplo na manutenção de batalhas ou problemas de segurança ao redor do território. 

Servos

Por fim, na base da pirâmide, existem os servos e camponeses, pessoas destinadas ao trabalho ou “labor”. Geralmente, trabalhavam nas terras do senhor feudal em troca do alimento, além disso eles pagavam diversos impostos para as duas camadas mais elevadas da sociedade feudal.

Os impostos eram cobrados em porções da colheita e representavam porcentagens significativas dos alimentos cultivados. Na Baixa Idade Média, a taxação excessiva tornou-se motivo de revoltas camponesas – como a Grande Jacquerie, ocorrida na França.

Importante citar, também, a diferença entre servos e vilões – termos recorrentes no vestibular. Compreenda melhor com a imagem abaixo:

feudalismo - servo vs vilão

Economia feudal

A economia feudal era dependente da agricultura, que acontecia de forma não organizada ou sistemática. 
Além disso, a mão de obra era servil e não foram notados casos de escravidão.
A grande questão do modelo feudalista é a falta de sistematização econômica e agrária que culminou em uma grande fome sistemática ao fim da Idade Média

Política feudal

A política feudal era teocrática, ou seja, muito voltada para a obediência a Deus e ao clero. 
Justamente por essa razão, a dominação servil era justificada com argumentos bíblicos e argumentos como “a vontade de Deus”. 

Nesse sentido, a organização política dos feudos era marcada pela submissão em troca de alimento e abrigo – situação completamente apoiada pelo clero, principal comando social da época.

Concessão de terras

Por fim, é importante destacar o conceito de vassalagem. 

A vassalagem é uma relação entre dois nobres que, por meio de um cumprimento do tipo “selinho”, se comprometiam a formar um quadro hierárquico. 
Um deles, o suserano, concedia terras para o outro, chamado de vassalo. Em troca, o vassalo deveria cuidar e zelar daquele território, com o crescimento de um feudo naquela área.

A vassalagem causou o nascimento de muitos pequenos territórios dominados por várias pessoas diferentes, como vários bairros com leis, pesos e medidas próprias. Dada essa fragmentação, a Europa ficou conhecida como um mapa de “colcha de retalhos”, em que ocorria uma descentralização política com o poder marcado pela posse de terras.

Crise do feudalismo

Por volta do século XV, já na Baixa Idade Média, o feudalismo entrou em declínio. O que ocorreu devido ao grande número de pessoas que a Europa concentrava, ao mesmo tempo em que a oferta de alimentos era pouca – a crise de fome e miséria se instalou por grande parte dos feudos europeus.

Ao mesmo tempo, a Igreja promovia as Cruzadas até o Oriente, que marcaram um maior contato com uma civilização diferente – o que suscitou maior atividade comercial e novos pontos de mercado. 

Por fim, muitas pessoas passaram a habitar a parte externa das fortalezas feudais, nos chamados burgos. Nesse período, os burgueses estabeleceram inovações econômicas e sociais e, posteriormente, o capitalismo se fortaleceu.

Questões resolvidas

Agora que você já entende a organização feudal e seus desdobramentos, teste seus conhecimentos com as questões de vestibulares abaixo. Além disso, confira a resolução que o Estratégia Vestibulares desenvolveu e compare com o seu raciocínio. Bons estudos!

ENEM 2015

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto… Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

a) Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.
b) Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.
c) Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.
d) Controlar a exploração econômica / unificação monetária.
e) Questionar a ordem divina / Reforma Católica.

A construção do texto se volta para uma argumentação sobre a organização social. Da maneira como foi redigido, o trecho justifica uma sociedade estamental por meio da religiosidade e de argumentos de dependência entre os diferentes tipos sociais. Dessa forma, a resposta correta é a alternativa A

UNESP 2016

Eis dois homens à frente: um, que quer servir; o outro, que aceita, ou deseja, ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece “o homem” de quem está na sua frente. Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes – muito simples e, por isso mesmo, eminentemente adequados para impressionar espíritos tão sensíveis às coisas – os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.

(Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987.)

Miniatura do Liber feudorum Ceritaniae

O texto e a imagem referem-se à cerimônia que

a) consagra bispos e cardeais.
b) estabelece as relações de vassalagem.
c) estabelece as relações de servidão.
d) consagra o poder municipal.
e) estabelece as relações de realeza.

Conforme a descrição proposta no texto, ocorre uma relação de submissão entre um homem e outro. Ao final do trecho, ainda, o autor descreve “ um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu”.

Nesse sentido, sabe-se que a vassalagem era uma associação de submissão que acontecia com frequência durante o período de predominância do feudalismo – assim, a alternativa correta é a letra B.

Quer aprender mais? Assista a aula do Professor Ale Lopes sobre feudalismo:

Conheça nossos cursos preparatórios para e tenha acesso a conteúdos exclusivos:

Veja também:

Você pode gostar também