Renascimento: características, contexto histórico e influências
zoltan-tasi-AY3s7mNw4zc-unsplash

Renascimento: características, contexto histórico e influências

As características do renascimento apontam que o movimento tinha caráter filosófico, artístico e literário simultaneamente. A valorização do humanismo, da razão, do antropocentrismo e do conhecimento científico são marcas do movimento. É também o berço de pensadores como John Locke e René Descartes.

Veja mais abaixo o que são e como se destacam as características do renascimento. Além disso, entenda como cada um dos conceitos se relaciona com a literatura e a arte. Vamos lá?!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Contexto histórico do renascimento

O renascimento ocorreu durante a transição da Idade Média para a Modernidade, quando o modelo feudal deu espaço a uma maior comercialização de mercadorias. Com isso, os indivíduos passaram a ter contato com povos de diferentes culturas, que influenciaram no modo de enxergar o mundo.

A primeira nação a desenvolver características renascentistas foi a Itália, lugar onde o dogmatismo religioso era questionado e o pensamento racional foi valorizado. Em um curto espaço de tempo, as ideias se espalharam por outros territórios europeus, com a consolidação do movimento. 

Chamado também de renascença ou renascentismo, o movimento trouxe à tona uma alteração estrutural da sociedade. Ele chegou às mais diversas organizações: política, cultura, arte, religião, ciência e classes sociais. 

Pode-se considerar que, durante o renascimento, em todos os campos do esforço humano, foram abandonadas as limitações da concepção medieval — as estruturas se alteraram e a forma de analisá-las também.

Características do renascimento 

Humanismo

O humanismo é uma característica do renascimento que versa sobre a dignidade e valor do ser humano frente a sociedade. Tal conceito reforçou o espírito crítico dos indivíduos e muito se relaciona com o antropocentrismo e a racionalidade que serão descritos a seguir. 

Antropocentrismo

O antropocentrismo renascentista está relacionado com a mudança de pensamento própria da transição medieval. Enquanto no feudalismo havia uma forte influência da igreja e o regime social era teocêntrico, com o renascentismo o homem assume uma posição de destaque para as decisões políticas, sociais, econômicas, etc.

É importante ressaltar que o renascimento não nega a existência da religião nem se posiciona contra Deus, mas prefere a menor influência das questões místicas sobre a sociedade.

A inovação e introdução da racionalidade humana foram cruciais para mudanças de interpretação dos cânones bíblicos. Com a influência das características do renascimento e a partir de seus estudos, Martinho Lutero se aplicou na criação das 95 teses de Wittenberg — movimento que deu início a Reforma Protestante.

Um dos pontos marcantes dessa filosofia renascentista foi a dedicação nos estudos anatômicos. Na figura abaixo, chamada de “Homem Vitruviano” , pintada por Leonardo da Vinci, relaciona o equilíbrio, a harmonia e a proporcionalidade no corpo humano.

Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci
Características do Renascimento
Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Individualismo e liberdade

Como um conjunto de características que se convergem, o individualismo traz as ideias de liberdade individual, com o poder da mente humana e o autogerenciamento dos seres humanos frente ao coletivo.

Inclusive, acredita-se que esses princípios favoreceram o desenvolvimento do capitalismo, já que introduzem a propriedade privada, o direito individual e, com elas, a concorrência por um objetivo determinado.

Racionalismo 

A evidência do ser humano como instrumento motor para a sociedade confere muito poder para a razão.  O pensamento e a lógica se tornam a base para o funcionamento político, social e científico.

O racionalismo representa a busca por conhecimento e novos aprendizados. Nesse sentido, representa “a crença no poder crítico humano para compreender os seres e o universo de forma ampla, complexa e multifacetada.”

Cientificismo

Veja, todas as características do renascimento parecem se completar, de maneira que se encadeiam e constroem o conceito do movimento. Com o cientificismo não é diferente, a valorização da ciência surge a partir do racionalismo, por exemplo.

Um ponto alto das descobertas científicas foi a invenção da imprensa. Por meio dela muitas obras foram reproduzidas e se tornaram mais acessíveis. Como consequência, a obtenção de informações deixa de ser restrita a um grupo seleto de pessoas e passa a ser mais abrangente.

Nesse contexto, a religião passou a ser renegada: o conhecimento do universo só era considerado quando havia provas e argumentação bem desenvolvida. Com isso, grande parte das verdades pregadas pela Igreja foram questionadas. 

Astrônomos como Galileu Galilei, Nicolau Copérnico e Nicholas Kepler desenvolveram teorias sobre a disposição da galáxia. Um exemplo famoso foi a disputa de Galilei contra a Igreja Católica na comprovação do heliocentrismo. 

Outros nomes reconhecidos são contemporâneos ao movimento renascentista, como René Descartes, Isaac Newton, Francis Bacon, entre outros.

Universalismo

O universalismo segue uma linha de pensamento que acredita no poder do homem renascentista em conceber opiniões sobre os mais variados assuntos. Esses indivíduos eram chamados de polímatas — aqueles que conhecem muitas ciências.

Um grande exemplo de polímata renascentista foi o pintor, escultor, botânico, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, cientista, poeta e músico, Leonardo da Vinci.

Antiguidade Clássica

A característica que remete à Antiguidade Clássica também é responsável pela nomeação do renascimento. Um dos pilares dessa corrente foi a busca por preceitos greco-romanos para somar na construção das artes, cultura e política.

Os indivíduos que se dedicavam ao estudo da história da Grécia e de Roma encontraram valor estético e cultural nos achados históricos. A proporcionalidade das esculturas, a simetria e simplicidade da arquitetura, as técnicas de claro e escuro com realismo na pintura são exemplos de técnicas retiradas da era clássica. 

O renascimento na arte

Como já mencionado anteriormente, a arte renascentista traz propriedades que condizem com o movimento, como:

  • O perspectiva e tridimensionalidade das figuras;
  • O nu artístico;
  • A busca pelo máximo realismo;
  • O fortalecimento da tinta a óleo como ferramenta artística;
  • A quebra de padrões com a representação de santos como homens comuns;
  • A implantação da criatividade e liberdade do artista com sua obra, entre outras características. 

Como o renascimento cai no vestibular?

UNESP 2008

“Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la através da observação do mundo real.”

(Stephen Hawking, “Uma breve história do tempo”)

O “famoso conflito com a Igreja católica” a que se refere o autor corresponde

a) à decisão de Galileu de seguir as ideias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às ideias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
d) à crítica de Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da cultura grega da antiguidade, feita por Galileu, sobre os princípios das ciências naturais.

A questão trata sobre a disputa de Galileu com a Igreja sobre o heliocentrismo, que se baseava nas teorias matemáticas de Copérnico. Por insistir no assunto, o astrônomo foi julgado pela Inquisição, como aponta a alternativa B.

Quer conhecer outras características do Renascimento?

Assine um curso extensivo do Estratégia Vestibulares e se prepare para dominar os principais tópicos que aparecem nas provas. As aulas são construídas com base nos temas mais recorrentes e te ajudam a construir o conhecimento necessário para conquistar a aprovação. Clique no banner abaixo e não perca esta oportunidade!

pacotes-intensivos-cta

Veja também:

Você pode gostar também