Resumo do Ciclo da Cana-de-açúcar: contexto e características

Resumo do Ciclo da Cana-de-açúcar: contexto e características

O Ciclo da Cana-de-Açúcar é um período histórico brasileiro em que o principal produto de exportação era a cana-do-açúcar. Essa movimentação iniciou-se durante o estabelecimento dos europeus nas Américas e perpetuou até o século XVIII.

Se você quer saber mais sobre o Ciclo da Cana-de-Açúcar, como o contexto histórico de seu acontecimento, a organização social da época, bem como o panorama político-econômico, continue lendo este artigo. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Contexto histórico do Ciclo da Cana-de-Açúcar

O Ciclo da Cana-de-Açúcar está relacionado com o princípio da história brasileira. Logo após a chegada dos portugueses em solo sul-americano, em 1500, não havia muito interesse europeu sobre nossas terras. 

Depois de algum tempo, em 1530, os portugueses observaram a necessidade de estabelecimento em solo brasileiro, evitando a perda do território para outras nações exploradoras, como a Espanha.

Nessa ocasião, foram estabelecidas as capitanias hereditárias: um sistema de divisão das terras brasileiras, em que cada porção teria um capitão responsável por organizar financeiramente e politicamente a região, prestando contas à metrópole portuguesa.  

A foto a seguir mostra como era essa distribuição de capitanias (ou donatarias).

mapa das capitanias hereditárias, contexto histórico do surgimento do Ciclo da Cana-de-açúcar
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Diante desse cenário, a cana-de-açúcar surgiu como uma possível matéria prima importante para o desenvolvimento econômico das donatarias. Foi então que muitos fatores contribuíram para o estabelecimento da planta como fonte de renda: 

  • O solo brasileiro era favorável a plantação de cana;
  • O açúcar gerado tinha alto valor agregado no mercado internacional, visto que era um produto utilizado apenas pelas altas classes sociais;
  • O clima brasileiro era propício para o desenvolvimento do vegetal; e
  • Os portugueses já trabalhavam com a exportação açucareira em suas colônias na África, o que facilitava o manuseio em plantações.

Martim Afonso de Souza resolve testar essas informações e traz as primeiras mudas de cana para território brasileiro. Surge, então, o primeiro engenho de açúcar no Brasil Colônia, na cidade de São Vicente, que pertence ao litoral do estado de São Paulo.

A partir disso, o modelo produtivo começou a se espalhar pelo território, principalmente na região nordeste, concentrado na porção de Zona da Mata —  que é uma faixa de terra próximo ao litoral, como você pode observar na área 4 (amarela) do mapa abaixo.

Mapa da Zona da Mata, onde se desenvolveu a maior parte do Ciclo da Cana-de-açúcar
Imagem: Reprodução/Wikimedia

A Zona da Mata foi escolhida por dois grandes motivos: osolo presente na região é conhecido como massapê, uma terra muito fértil e escura, resultante da decomposição de rochas como calcários. Além disso, a posição geográfica do Nordeste facilitava a exportação dos materiais em direção a Portugal, com uma possível comunicação com os territórios africanos, ainda.

Diante de tantos pontos favoráveis, a cana-de-açúcar tornou-se o pilar econômico para o Brasil Colonial. A partir dessa prática foram regidas todas as estruturas de trabalho, sistemas de plantação, mecanismos de exportação e relação com a metrópole portuguesa.

Características do Ciclo da Cana-de-Açúcar

Mão de obra

Em primeiro momento, os portugueses tentaram estabelecer uma mão de obra indígena escravizada para o cultivo da cana-de-açúcar. Esse modelo não durou muito tempo: os indígenas eram nativos do território brasileiro e não era possível lucrar com o tráfico desses povos, então a metrópole não encontrava vantagens nessa atividade.

Além disso, muitos padres da Missão jesuítica eram contrários à escravização indígena, defendendo que esses povos deveriam ser civilizados e tinham a “benção de Deus”. Padre Antônio Vieira, um importante escritor barroco, aborda esse tema em seus sermões. 

Buscando maior lucratividade, os portugueses se dedicaram ao tráfico e escravização da população africana. Além disso,a mão de obra africana já era utilizada nas colônias da África, então, todo o sistema do Ciclo da Cana-de-Açúcar se construiu a partir disso.

Sistema de cultivo 

O cultivo da cana-de-açúcar era feito em larga escala, em grandes propriedades (latifúndios). Nessas terras, eram plantadas apenas mudas de cana-de-açúcar, em um sistema de monocultura. Todas essas características buscavam a maior produtividade e lucratividade possível para os senhores de engenho. 

Por falar neles, é importante mencionar que a estrutura do ciclo da cana-de-açúcar era centrada nos engenhos. Foram construídos mais de duzentos engenhos por todo o Brasil, sendo essa a base da sociedade colonial.

O dono do engenho possuía tudo: as terras, a mão de obra e os meios de produção. Ele habitava na Casa Grande com sua família, juntamente com alguns criados que serviam os luxos e mordomias.

Abaixo deles, na hierarquia social, haviam os feitores: homens responsáveis pela produtividade do engenho, como que “gerentes” da produção. Eram eles quem coordenava o trabalho dos escravizados.

Haviam também alguns trabalhadores livres que cuidavam do cultivo de subsistência do engenho. Ou seja, se dedicavam à plantação de outros tipos vegetais em pequenas porções de terra, em um sistema de policultura.

Os africanos escravizados eram “abrigados” na senzala, local anexo à Casa Grande, com condições precárias de higiene e comodidade. Os cultos religiosos eram realizados na capela do engenho e, por fim, a cana era moída e processada em outro prédio: a moenda.

Fim do Ciclo da Cana-de-Açúcar

Devido ao alto valor econômico do açúcar, outras nações europeias se dedicaram na produção da especiaria. Nesse processo, a Holanda ganhou maior destaque que, inclusive, invadiu o território brasileiro, sob comando de Maurício de Nassau.

Os holandeses ficaram no território pernambucano por um tempo suficiente para aprenderem técnicas de cultivo da cana e produção de açúcar. Com isso, mesmo depois de expulsos do Brasil, iniciaram o comércio da especiaria nas Antilhas.

Depois de certo tempo, os holandeses conseguem controlar o transporte e a comercialização do açúcar entre os europeus — o mercado consumidor estava cada vez mais dominado por eles.

Diante desse cenário, com a concorrência em alta escala, o ciclo da cana-de-açúcar findou-se no Brasil, durante o século XVIII. Nessa mesma época, um novo produto aparece para sustentar a economia brasileira: foi descoberto o ouro na região das Minas Gerais. 

Veja mais: Ciclos Econômicos do Brasil: café, ouro, Pau-Brasil e a cana

Questões de vestibular sobre Ciclo da Cana-de-Açúcar

UECE 2020

O sistema agrícola conhecido como plantation, que foi implantado durante a colonização do Brasil, tinha como característica 

a) o trabalho escravo realizado em pequenas e médias propriedades onde se plantavam diversos produtos para o consumo interno.
b) a produção de um único gênero agrícola, em latifúndios, por meio do trabalho livre de imigrantes europeus fugidos das guerras.
c) a produção de um único tipo de cultura agrícola para exportação, em grandes propriedades rurais, por meio da mão de obra escrava.
d) a utilização do trabalho escravo em minifúndios para a produção de gêneros de subsistência e produtos manufaturados para o comércio.

O plantation é o sistema de produção que define o ciclo da cana-de-açúcar: mão de obra escrava, que se dedica ao cultivo de uma monocultura em uma grande propriedade de terra (latifúndio). Assim, a alternativa que melhor responde à questão é a letra C.

Estude mais sobre História do Brasil com a Coruja!

As aulas de História do Brasil do Estratégia Vestibulares são completas: os conteúdos abordam desde os povos nativos até o contexto histórico dos acontecimentos mais recentes. Tudo isso disponibilizado nos cursos extensivos da Coruja. Todas as disciplinas são fornecidas por meio de aulas gravadas, vídeos online, material didático em pdf, além de possibilidade de tirar dúvidas a qualquer momento. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Veja também:

Você pode gostar também