França Antártica e França Equinocial é o nome dado às colônias francesas nas Américas, durante o período colonial, nos anos 1500 e 1600. Embora a presença dos franceses não seja a mais expressiva na história do Brasil, também é importante conhecer esse período histórico e observar as consequências socioculturais legadas por essa nação sobre o povo brasileiro. Leia este artigo para conhecer mais.
Navegue pelo conteúdo
Contexto histórico das colônias francesas
As colônias francesas no Brasil não ocorreram de forma simultânea, estão separadas por algumas décadas, mas ambas estão inseridas no contexto histórico do período colonial brasileiro. De fato, naquela época, as nações europeias estavam em movimento para conquistar territórios longínquos e, a partir deles, angariar recursos e riquezas.
Os Estados que mais se destacaram no processo de colonização foram Portugal, Espanha e Inglaterra, principalmente. Outros povos também se empenharam, em menor escala, como a Holanda e a França, que também estiveram presentes no Brasil Colonial.
Quando os portugueses e espanhois encontraram as regiões americanas, mobilizaram-se para proteger esses territórios de possíveis invasões ou que outros povos dominassem aquela região. Afinal, a concepção da época era de que as terras e grupos indígenas encontrados pelos europeus precisavam ser civilizados, cuidados e explorados — esse é o cerne do eurocentrismo.
A grande questão é que a decisão entre Portugal e Espanha não foi bem recebida por outras nações europeias, que também reivindicavam seus “direitos” sobre outros territórios, onde gostariam de estabelecer colônias. Então, para lutar e conquistar fontes de riqueza colonial, esses Estados partiram em navegações, e foi assim que os franceses chegaram até as terras coloniais brasileiras.
Durante o século XVI, ainda, a França vivia problemas sócio-culturais, principalmente em relação à religião. O embate entre o catolicismo e o protestantismo causava uma instabilidade na nação. Para garantir o crescimento da fé católica e a progressão da religião, a Igreja Católica perseguiu protestantes, um outro fator que impulsionava os franceses a deixarem a Europa — isso fortaleceu o desejo em sair do país e encontrar um novo território para se estabelecer.
França Antártica (1555 — 1560)
A primeira tentativa de colonização francesa no território brasileiro foi a França Antártica, que aconteceu nos territórios que hoje compõem o Rio de Janeiro, mais especificamente nas regiões da Baía de Guanabara e da Laje, na capital.
Em 1555 os portugueses ainda estavam em estabelecimento na colônia, então não tinham um projeto sólido para a ocupação de muitas regiões, o que tornou-se uma brecha para a consolidação da França Antártica.
Nas estratégias de colonização aplicadas pelos franceses, destaca-se a união dos europeus com tribos indígenas que já habitavam o território, como os Tamoios e Tupinambás. Os nativos tinham um conhecimento mais amplo da região, da fauna e flora, alimentação e hábitos mais adequados, assim, o espaço em si tornou-se menos hostil aos europeus.
Afinal, a Europa possui clima e vegetação completamente diferente do que era vivenciado na região brasileira e, ao possuir um conhecimento dos povos que estavam aqui, ganharam vantagem para ter uma colonização bem sucedida. Ainda, conquistaram um apoio humano importante — enquanto que muitos portugueses estavam sofrendo com a resistência imposta pelas tribos, pela relação pouquíssimo amistosa entre eles.
Além da boa relação por si só, franceses e indígenas cultivavam o mesmo objetivo: eliminar os portugueses do território. Os primeiros para construírem vínculos coloniais mais fortes e abrangentes, os segundos para proteger suas terras de um povo diferente e de tratamento hostil.
Apesar das articulações e estratégias, a colonização portuguesa estava em ascensão, com apoio financeiro e cada dia mais coordenada. Então, o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, que tinha o objetivo de gerenciar a vida colonial e as riquezas cunhadas para Portugal, empenhou-se na expulsão dos franceses, que deixaram a região em 1560.
França Equinocial (1612 — 1615)
Os franceses não desistiram do objetivo de conquistar terras brasileiras e explorar os recursos aqui presentes: em 1612 voltaram ao continente americano, especificamente na região do Brasil Colonial, mas agora em um espaço geográfico mais próximo da linha do Equador, é a razão do nome “França Equinocial”.
Novamente a estratégia francesa foi, claramente, alinhar-se com os indígenas para utilizar os conhecimentos nativos no estabelecimento e conhecimento da terra, e até mesmo para a possibilidade de explorar a região em um futuro próximo. A expedição liderada pelo francês Daniel de La Touche aproximou-se, então, da tribo de indígenas Tupinambás.
A região dominada, dessa vez, corresponde ao território de São Luís (MA), região norte e nordeste do país e que se expandiu ao longo da colonização francesa, ocupando espaços de outros três estados, entre eles Amapá e Pará.
Apesar dos esforços em conhecer a região e construir uma colônia sólida, os franceses estavam cercados pela dominação portuguesa e também espanhola, então era uma colônia isolada que tornava-se frágil estrategicamente. Em 1615 foram, então, derrotados por tropas lusitanas e espanholas e também por outras tribos indígenas, que tinham se alinhado ao poder ibérico e discordavam da presença dos franceses.
Questão de vestibular sobre França Antártica e França Equinocial
Universidade Estadual do Ceará — UECE (2018)
Sobre a presença de europeus, durante os séculos XVI, XVII e XVIII, no território que hoje pertence ao Brasil, é correto afirmar que
A) se restringiu aos portugueses que, desde o Tratado de Tordesilhas, eram os únicos com direito sobre esta terra plenamente reconhecido pelas demais nações europeias.
B) diferentemente de outras regiões da América, nenhuma das cidades do Brasil sofreu ataques de piratas ou corsários de origem europeia.
C) devido ao Tratado de Tordesilhas, apenas portugueses e espanhóis estiveram pelas terras brasileiras durante os séculos de nossa colonização.
D) além dos portugueses, em diversas regiões do atual território brasileiro, nos primeiros séculos da colônia, houve presenças de espanhóis, franceses e holandeses.
Resposta
Os franceses promoveram invasões no Rio de Janeiro, onde fundaram a França Antártica, e no Maranhão, onde foi criada a França Equinocial. Os holandeses, por sua vez, almejaram a tomada da cidade de Salvador, e diante do fracasso, direcionaram forças para a região nordeste, onde tomaram a cidade de Olinda, na capitania de Pernambuco.
Alternativa correta: D.
Estude mais com a Coruja!
O Estratégia Vestibulares é uma plataforma de estudo com milhares de questões de vestibulares respondidas de todo o País. O Banco de Questões abrange todas as disciplinas, com resolução de professores especialistas e muitos vídeos explicativos.
Nos cursos preparatórios da Coruja, você terá acesso a aulas específicas, de acordo com o conteúdo programático de cada disciplina, com material didático de qualidade, em diferentes plataformas multimídias. Clique no banner abaixo e saiba mais!