União Ibérica: junção entre duas nações europeias

União Ibérica: junção entre duas nações europeias

A União Ibérica representa o período em que Portugal e Espanha estiveram sob a autoridade de um só governo monárquico, por meio da união entre as coroas dos dois estados nacionais. Neste artigo, você poderá entender o porquê e como aconteceu essa unificação, veja também quais as consequências disso para o Brasil. Acompanhe agora!

O que foi a União Ibérica?

Entre os séculos XVI e XVII, mais especificamente entre 1580 e 1640, as Coroas Portuguesa e Espanhola estavam unidas, devido a uma crise de sucessão no trono português. O nome “União Ibérica” faz referência ao território em que os dois estados estão localizados, a Península Ibérica, que fica na região sudoeste da Europa, conforme mostra o mapa. Embora a França também esteja na península, não participou do acordo, porque era uma questão dinástica e não territorial.

Península - União Ibérica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Devido a forte ligação entre Portugal e o Brasil, durante o período colonial, a União Ibérica teve fortes influências sobre a sociedade brasileira. Afinal, as disputas que atingiam a metrópole se estendiam para a região colonizada, conforme será abordado a seguir.

Não somente o Brasil, mas outras colônias na América também foram afetadas por esse evento da história europeia. Por exemplo, intensificou-se a exploração de metais preciosos em  regiões peruanas, assim como houve o aumento da produção e exportação do açúcar brasileiro.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais as causas da União Ibérica?

A União Ibérica nasceu a partir de uma crise na sucessão da dinastia portuguesa, no fim do século XVI. Tudo se iniciou quando o rei D. Sebastião desapareceu após uma batalha no território que hoje é marroquino. Depois de certo tempo, assumiu-se que o monarca faleceu, então, era necessário escolher um sucessor para continuar a dinastia. 

Apesar disso, o rei não possuía filhos ou outros herdeiros próximos que teriam direito sobre o trono. Seu parente mais imediato era um tio-avô, que se tornou o Rei Dom Henrique. Devido ao grau de parentesco, é possível mensurar que o homem já estava avançado em idade e faleceu dois anos após o início do reinado. 

Um novo problema surge para o trono português: D. Henrique também não possuía herdeiros imediatos e seria necessário procurar a genealogia, novamente, para saber quem seria o próximo rei da Coroa. 

Diante disso, três possíveis herdeiros surgiram para o trono de Portugal. O rei espanhol Filipe II afirmava que tinha parentesco com o rei Sebastião, aquele que antecedeu D. Henrique e desapareceu na batalha. 

Catarina de Bragança e também o Dom António, Prior de Crato, se candidataram ao reinado português. Por diferentes razões eles reivindicavam direitos genealógicos para dar sequência à Dinastia de Avis.

Ao fim desse processo, a nobreza portuguesa validou as reivindicações de Filipe II. Foi então que o rei espanhol tomou força no território ibérico, enviou tropas espanholas para deter possíveis focos de resistência à monarquia e, a partir de então, iniciou-se a União Ibérica.

Isso significa que, ao mesmo tempo, o rei Filipe II reinava sobre os dois estados. Apesar disso, ele não implementou grandes medidas na nação portuguesa, mas assumiu um governo mais pacífico, evitando conflitos internos, alterações de cargos públicos e tentando conciliar as duas nações entre si.

Consequências

Antes da União Ibérica, a Holanda e Portugal estavam em acordo quanto à comercialização de açúcar. O Brasil produzia a matéria prima da cana de açúcar, enviavam para a Europa, onde os holandeses refinavam e organizavam a comercialização do produto no continente.

Apesar disso, com a unificação das coroas, houve um conflito de interesses e o acordo comercial se desfez. Agora, a Holanda estava em disputa com a Espanha pelo mercado consumidor e também pela independência em comercializar na região.

A questão se intensificou a tal ponto que os holandeses resolveram invadir o Brasil Colônia para extrair o açúcar daqui. Para isso, foi criada a Companhia das Índias Ocidentais, com a vinda de Maurício de Nassau e com grandes influências para a cultura e heranças históricas da região de Pernambuco.

Para o estabelecimento na região, os holandeses se alinharam com senhores de engenho que tinham interesses nas propostas dos europeus, como o empréstimo de dinheiro, o incentivo à arte e algumas alterações socioespaciais importantes. A União Ibérica, então, está completamente relacionada com a invasão holandesa durante o Período Colonial Brasileiro

Por fim, Nassau saiu da região brasileira porque entrou em conflito com as ideias da Companhia holandesa. Depois disso e com outras questões, os holandeses deixaram o território, mas deixaram suas marcas na região onde passaram. 

Outra consequência colonial da União Ibérica foi o término do Tratado de Tordesilhas. Como o acordo dividia os territórios americanos entre Espanha e Portugal, já não fazia sentido manter tal documentação. De certa forma, isso permitiu uma maior “invasão” entre as regiões que antes eram divididas. 

+ Veja também: Resumo da História do Brasil: principais eventos e contextos históricos

Como terminou a União Ibérica?

A unificação entre Portugal e Espanha terminou em 1640. Foi um processo em que os cidadãos portugueses reivindicavam controle sobre seus territórios, até que se formou uma guerra, na qual os espanhóis foram expulsos e o rei Dom João IV foi coroado em Portugal. 

Agora, iniciava-se a Dinastia de Bragança, a mesma que viria ao Brasil e está relacionada com os reinados em nosso território. Inclusive, uma das primeiras ações dessa dinastia foi no sentido de expulsar os holandeses do nordeste brasileiro, retomando o domínio total sobre a colônia.

Questões sobre União Ibérica

(PUC-RS) As invasões holandesas no Brasil, no século XVII, estavam relacionadas à necessidade de os Países Baixos manterem e ampliarem sua hegemonia no comércio do açúcar na Europa, que havia sido interrompido:

a) pela política de monopólio comercial da Coroa portuguesa, reafirmada em represália à mobilização anti-colonial dos grandes proprietários de terra;

b) pelos interesses ingleses que dominavam o comércio entre o Brasil e Portugal;

c) pela política pombalina, que objetivava desenvolver o beneficiamento do açúcar na própria Colônia, com apoio dos ingleses;

d) pelos interesses comerciais dos franceses, que estavam presentes no Maranhão, em relação ao açúcar;

e) pela guerra de independência dos Países Baixos contra a Espanha, e seus consequentes reflexos na Colônia portuguesa, devido à União Ibérica.

Resolução: A Holanda é um dos Países Baixos, que reivindicava mais independência em relação à Espanha, somada à questão da União Ibérica, os holandeses invadiram a colônia brasileira, conforme aponta a alternativa E.

Estude para as provas com a Coruja!

O Estratégia Vestibulares trabalha para que sua jornada de estudos seja mais fácil e tranquila. São publicadas aulas gratuitas no YouTube, de diversas disciplinas, com revisões e dicas para pré-vestibulares. Além disso, no Livro Digital Interativo, você lê o material, grifa, faz comentários e tudo isso fica compilado em um resumo, para você acessar sempre que precisar revisar. Clique no banner e saiba mais!

CTA curso Enem
Você pode gostar também