Has e Have: diferenças e como usar!

Has e Have: diferenças e como usar!

Atualmente, os principais artigos científicos, dados estatísticos, notícias internacionais e sistemas computacionais estão escritos em inglês. Por isso, essa língua está presente na maioria das provas de vestibulares: o verbo to be, as pessoas do discurso, o uso de has e have, entre outros.

Dada a relevância da escrita e da interpretação em inglês para a realização das provas, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo para explicar os usos e as diferenças entre “has” e “have”. Acompanhe a seguir!

Qual a diferença entre Has e Have?

Em primeiro lugar, é preciso perceber que o verbo “to have” é traduzido com o termo “ter”, no sentido de posse. Um exemplo é a frase “ I have a dog”, que pode ser entendida como “eu tenho um cachorro”.

O significado também pode indicar necessidade, veja:
“I have to go now” quer dizer “eu preciso ir agora”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

As palavras “has” e “have” são derivadas de “to have” e estão flexionadas no tempo presente e com valor afirmativo. Assim, possuem significados iguais mas são colocadas em diferentes contextos.

Não se assuste! Isso também acontece na Língua Portuguesa, quando conjugamos “amar”, por exemplo. Nesse caso, os termos são modificados entre os pronomes pessoais, mas o sentido é o mesmo, como em “ele ama” e “nós amamos”, que referem-se ao mesmo ato com palavras diferentes.

Quando usar o Has?

Em inglês, a conjugação verbal está ligada ao pronome pessoal utilizado. Por exemplo, o verbo “to be” admite a palavra “are” para os pronomes “You”, “We” e ”They”. Já os sujeitos “She”, “He” e “It” devem utilizar a flexão “is”. 

Com o verbo “to have” a situação não é diferente: os pronomes “he”, “she” e “it” admitem o “has” como flexão verbal, enquanto as outras pessoas do discurso concordam com a conjugação “have”.

Assim, toda vez que a frase requer o uso de ”to have” é necessário encontrar a pessoa do discurso e introduzir a flexão correta.

Para melhor compreensão, veja uma tabela que unifica essas informações:

Pessoa do DiscursoVerbo “To Have”
Ihave
Youhave
He/She/ithas
Wehave
Youhave
Theyhave

Dessa forma, as frases com has devem ficar assim:

  • “He has a daughter” = Ele tem uma filha;
  • “She has beautiful hair” = Ela tem um cabelo bonito; e
  • “It has to be perfect” = Tem que ser perfeito. 

Quando usar o Have?

A forma verbal “have” pode ser utilizada quando o sujeito da sentença for “you”,  “we” ou “I”, conforme foi demonstrado no quadro acima. Por exemplo:

  • “I have to study tomorrow” = Eu tenho que estudar amanhã;
  • “You have to understand me” = Você tem que me entender; e
  • “We have two cats” = Nós temos dois gatos.

Além de compreender os usos afirmativos do verbo “to have”, é necessário entender a forma negativa da expressão. 

Para isso, a língua inglesa convoca os verbos auxiliares “do” e “does”. A regra é muito parecida com as outras: “he/she/it” admitem “does” e os outros sujeitos usam “do”. 

É válido lembrar que, nesse caso, a forma verbal será sempre “have”, sem flexão. Veja:

Pessoa do DiscursoForma Negativa do Verbo “To Have”
Ido not have 
Youdo not have
He/She/itdoes not have
Wedo not have
Youdo not have
Theydo not have

Nessa situação as sentenças ficam assim:

  • “I do not have a sister” = Eu não tenho uma irmã; e
  • “You do not have to come here” = Você não tem que vir aqui.

Exercícios de Has e Have

Agora que você já conhece os principais usos de Has e Have, resolva o exercício abaixo e depois leia a resolução comentada. Assim é possível fixar o conteúdo e sanar suas dúvidas. 

a. She __________ two cars. (to have – sentido afirmativo)

b. I _______ faith in what I see (to have – sentido afirmativo)

c. I ______ time for it (to have – sentido negativo)

d.Girls just want to ______ fun (to have – sentido afirmativo)

Resolução 

a. O pronome “she” pede a flexão “has” para a frase. Assim a sentença é “She has two cars” e significa “ela tem dois carros”;

b. O sujeito “I”, na forma positiva, formará a sentença: “I have faith in what I see” que diz “Eu tenho fé no que vejo”;

c. O sujeito “I”, no sentido negativo admitirá a seguinte conformação: “I do not have time for it”, traduzido por “Eu não tenho tempo para isso”; e

d. A palavra “girls” atua como pronome nesta frase, e pode ser substituída por “they” – o que determina a sentença “Girls just want to have fun”.


Para conhecer os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares, clique no banner abaixo:

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também