Função quadrática: o que é, gráfico e fórmulas 

Função quadrática: o que é, gráfico e fórmulas 

A função quadrática está entre as principais funções matemáticas no estudo pré-vestibular.  É importante tanto no sentido de resolver equações, como para entender problemas e também pode ser explorada em outras disciplinas exatas, como na física.

Conheça agora sobre a função quadrática, qual é sua estrutura geral, qual gráfico ela constrói no plano cartesiano e quais as características desse traçado. Veja também fórmulas matemáticas que estão envolvidas nesse tema, como a fórmula de Bháskara, de soma e produto, cálculos para encontrar o x e o y do vértice do gráfico, entre outras informações importantes.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é a função quadrática?

Também chamada de função do segundo grau, a função quadrática é um cálculo matemático em função de uma incógnita, em forma de polinômio de grau dois. Ou seja, a incógnita está distribuída de forma que aparece elevada ao quadrado e também pode aparecer elevada ao grau um.

A estrutura geral de uma função quadrática é determinada por: 

f(x) = ax2 + bx + c

a, b e c são coeficientes do cálculo 

a ≠ 0 

Perceba que a precisa ser diferente de zero, porque, caso a = 0, o elemento “x2” é eliminado da expressão matemática, o que impede a classificação como função do segundo grau.

No estudo algébrico, está determinado que o grau da equação é igual ao número de raízes (valores) que podem ser encontradas para essa expressão. Lembre-se que uma raiz é o valor que, ao ser substituído na equação, faz com que o resultado da conta seja 0. 

Conforme essa informação, basta lembrar que a função quadrática possui grau 2 para saber que, em geral, as funções de segundo grau possuem duas raízes, que são chamadas por x1 e x2, de maneira que f(x1) = 0 e f(x2)=0.

Como encontrar a raiz de uma função quadrática?

Existem dois principais caminhos para encontrar as raízes de uma função quadrática. A primeira, muito conhecida, é a fórmula de Bháskara. Outro modo seria utilizar a fórmula de soma e produto. Veja, a seguir, como elas funcionam, com exemplos.

Fórmula de Bháskara

A fórmula de Bháskara é um cálculo que reúne os coeficientes de uma equação do segundo grau, para determinar quais valores de x determinar um resultado igual a 0.

Fórmula de Bháskara: função quadrática

Seja a função f(x) = x2+ 3x – 10 

a = 1 
b = 3
c = -10 

x1 = {-b + [√b2– (4.a.c)]}/ 2.a
x1 = {-3+ [√32 – (4.1.-10)]} / 2
x1 = {-3+ [√9 – (-40)]} / 2
x1 = {-3+ [√9 + 40]} / 2
x1 = {-3+ [√49]} / 2
x1 = {-3 + 7} / 2
x1 = 4 / 2
x1 = 2

x2 = {-b – [√b2– (4.a.c)]}/ 2.a
x2 = {-3 – [√32 – (4.1.-10)]} / 2
x2 = {-3 – [√9 – (-40)]} / 2}
x2 = {-3 – [√9 + 40]} / 2
x2 = {-3 – [√49]} / 2
x2 = {-3 – 7} / 2
x2 = –10 / 2
x2 = -5

Soma e produto 

A fórmula para soma e produto é mais simples, mas é necessário desenvolver um sistema de equações para chegar às raízes.

x1+ x2 = -b/a
x1.x2 = c/a

Com a mesma função do exemplo acima, vamos explorar esse segundo método.

f(x) = x2+ 3x – 10 

a = 1 
b = 3
c = -10 

x1+ x2 = -b/a
x1+ x2 = -3/1
(equação I) x1+ x2 = -3 

x1.x2 = c/a
x1.x2 = -10/1
(equação II) x1.x2 = -10

Uma das melhores maneiras de desenvolver o método de soma e produto é por tentativa e erro. Primeiro, observe a soma apresentada e pense em valores que podem ser multiplicados para chegar a esse produto.

1 . 10 = 10
2 . 5 = 10
2,5 . 4 = 10

Depois, leve em consideração o sinal do resultado da multiplicação de raízes, bem como a soma apresentada na primeira fórmula.

Dentre as opções apresentadas, os fatores 2 e 5 resultam em 10. Ao mesmo tempo, a diferença entre esses valores é igual a 3. Sim, a primeira fórmula parte da soma, mas qual configuração de sinais pode fazer com que 2 e 5 resultem em -3? Basicamente, – 5 + 2 = -3. 

Ao mesmo tempo, -5.2 = -10, respeitando o valor e o sinal da multiplicação de raízes. Então, -5 e 2 são valores que correspondem às necessidades apresentadas na fórmula e são as raízes da função apresentada.

Gráfico de função quadrática

O gráfico de uma função quadrática é sempre uma parábola. A diferença está em outros fatores, por exemplo, se a boca está virada para cima ou para baixo, se o vértice representa um ponto mínimo ou máximo, entre outras características. 

Quando o coeficiente a>0, a parábola está voltada para cima. 

parábola: gráfico de função quadrática

Por outro lado, quando o coeficiente a<0, sua concavidade é para baixo.

parábola: gráfico de função quadrática decrescente

Outro fator importante é o discriminante da fórmula de Bháskara. Representa todo o cálculo que fica dentro da raiz quadrada (b2 – 4.a.c). Ele também pode ser chamado de delta (Δ = b2 – 4.a.c) e é considerado para entender como são as raízes dessa função. 

parábola: número de raízes

A imagem resume as três informações relevantes a respeito da relação entre parábola e discriminante:

  • Toda vez que Δ>0, a parábola possui duas raízes reais. Ou seja, cruza o eixo x duas vezes, como está demonstrado na figura em azul;
  • Se o Δ = 0, apenas um valor é será a raiz dupla da função quadrática. Com isso, somente um ponto da parábola tocará o eixo x, exemplo mostrado em vermelho; e
  • Em amarelo, por fim, trata-se de quando Δ<0. Como não existe uma raiz real para valores negativos, a fórmula de Bháskara ficaria incompleta e, por isso, nenhum número real pode fazer essa função resultar em zero. Por isso, a parábola não toca o eixo x.

Outro ponto importante da parábola é o vértice, ponto que divide os “dois bracinhos” do desenho. Para as parábolas que estão côncavas para baixo, é o ponto máximo. Para os desenhos voltados para cima, é o local de valor mínimo. Para encontrar esses valores, utilizam-se as fórmulas:

xv = -b/2a

yv = -Δ/4a 

Veja uma questão do Enem 2013 que utiliza esse conceito:

A parte interior de uma taça foi gerada pela rotação de uma parábola em torno de um eixo z, conforme mostra a figura.

questão de função quadrática

A função real que expressa a parábola, no plano cartesiano da figura, é dada pela lei f(x) = (3/2).x2 – 6x + C, onde C é a medida da altura do líquido contido na taça, em centímetros. Sabe-se que o ponto V, na figura, representa o vértice da parábola, localizado sobre o eixo x. Nessas condições, a altura do líquido contido na taça, em centímetros, é

a) 1.
b) 2.
c) 4.
d) 5.
e) 6.

Segundo o enunciado, o ponto V é o vértice da parábola e está localizado em cima do eixo das abscissas. Isso significa que o valor de y é 0, ou seja, yV = 0. Agora, vamos determinar o xV:

xv = -b/2a

Na função f(x) = (3/2).x2 – 6x + C, a = 3/2 = 1,5 e b = -6, então:

xv = -b/2a
xv = -(-6)/2.1,5
xv = 6/3
xv = 2

Com as informações descritas até aqui, então, o vértice da função é (2,0). Agora, vamos substituir o valor de x e y na equação, para encontrar a incógnita C:

f(x) = (3/2).x2 – 6x + C
f(2) = (3/2).22 – 6.2 + C
f(2) = 0 

0 = (3/2).22 – 6.2 + C
0 = (1,5).4 – 6.2 + C
0 = 6 – 6.2 + C
0 = 6 – 12 + C
0 = – 6 + C
C = 6, conforme a alternativa E.

+ Veja também: Equação do segundo grau: como resolver, fórmulas, exercícios de vestibulares

Estude com o Estratégia Vestibulares!

Os cursos da Coruja trazem o essencial para te ajudar na jornada rumo à aprovação: as aulas estão disponíveis em vídeos, pdf ou livros digitais. Com isso, o acesso ao conteúdo é facilitado e você pode aprender de onde quiser, além disso, suas anotações ficam salvas e podem ser conferidas durante as revisões. Não perca tempo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também