Óxidos: o que são, características, exemplos, classificação 

Óxidos: o que são, características, exemplos, classificação 

Os óxidos são compostos que possuem apenas dois elementos químicos e, obrigatoriamente, um deles é o oxigênio. O dióxido de carbono, por exemplo, é um produto famoso por estar difundido na atmosfera e atuar no cotidiano, como em refrigerantes e outros produtos químicos. 

No texto a seguir, você conhecerá o conceito de óxido e as classificações que essa função química inorgânica pode admitir. Além disso, veja as características e nomenclatura das moléculas. Por fim, acompanhe a resolução comentada de uma questão de vestibular sobre o tema. Vamos lá?

O que são óxidos?

Óxidos são, primeiramente, compostos químicos binários. Isso significa que apenas dois elementos da tabela periódica podem estar presentes na fórmula, de forma que um deles seja o oxigênio. Lembre-se, não se trata do número de átomos, que podem ser dois ou mais, mas da quantidade de elementos.

Dessa forma, então, um óxido é a junção de um ou mais átomos de um elemento químico qualquer com átomos de oxigênio. Como é o caso do dióxido de enxofre (SO2), que está relacionado com a formação de chuva ácida. 

Classificação dos óxidos

Com a definição de óxidos em mãos, os cientistas buscam agrupar essas moléculas por semelhanças. A classificação leva em conta o pH do composto, seja ele ácido, básico ou neutro em meio aquoso.

Óxidos ácidos

Os óxidos ácidos (também chamados de anidridos) são aqueles que, quando adicionados em solução aquosa, vão produzir ácidos. Geralmente, esses óxidos são resultado da união de átomos de oxigênio com outros elementos ametais. 

É observado, ainda que, que os óxidos ácidos são capazes de gerar uma reação de neutralização quando em contato com bases. Ou seja, forma-se sal e água. São exemplos o dióxido de carbono (CO2) e o trióxido de enxofre (SO3). 

  • Reação do trióxido de enxofre com a água: SO3 + H2O → H2SO4

Óxidos básicos

Por outro lado, os óxidos básicos são formados pela união do oxigênio com átomos de metal. Geralmente são formados por ligações iônicas e também tem características de alcalinas quando adicionados em água. 

Esses óxidos também fazem reação de neutralização, quando associados com moléculas ácidas. É o caso da associação entre o óxido de cálcio (CaO) e o ácido clorídrico (HCl): CaO + 2 HCl → CaCl2 + H2O.

Óxidos neutros

Os óxidos neutros, também conhecidos como óxidos inertes, não apresentam uma tendência ácida ou básica em seu pH. Na verdade, a “inércia” é porque não há reação química quando em contato com a água

Geralmente, são formados pela união do oxigênio com ametais, por meio de ligações covalentes. Pode-se citar como exemplo o monóxido de carbono, um importante poluente liberado quando os combustíveis não são queimados completamente, deixando resíduos na atmosfera.

Peróxidos

Os peróxidos possuem uma configuração especial do oxigênio, o grupamento (O2)2-. Observe que dois átomos de oxigênio estão ligados e a valência do ânion é -2. Essa valência do grupo só pode acontecer porque o número de oxidação dos átomos de oxigênio nos peróxidos é tal que NOXoxigênio = -1.

A partir disso é que são formadas moléculas de H2O2 e Na2O2. A primeira molécula, o peróxido de hidrogênio, é a famosa água oxigenada, utilizada na descoloração de pelos, limpeza de tecidos manchados e outros usos domésticos. 

Superóxidos

Os superóxidos também são classificados a partir do número de oxidação do oxigênio na molécula. Nesse caso, é quando nox = -½. É a partir dessa propriedade que surge o grupamento aniônico O4-2

A ligação desse ânion pode ocorrer com as duas primeiras famílias da tabela periódica: Metais Alcalinos (IA) e Metais Alcalinoterrosos (IIA). Como é o caso do superóxido de sódio (Na2O4) e do superóxido de cálcio (CaO4).

Óxidos anfóteros

Na química, a palavra anfótero faz referência ao comportamento duplo, tanto ácido como básico. Então, os óxidos anfóteros são aqueles que podem se comportar com basicidade ou acidez, a depender do meio em que foram inseridos. 

É o que acontece, por exemplo, com o Al2O3 que atua como anidridos na presença de base, mas é óxido básico quando está em contato com ácidos. 

Características dos óxidos 

Nos átomos de um óxido, o elemento mais eletronegativo sempre será o oxigênio. Isso significa que ele sempre atuará como um ânion, enquanto o segundo átomo será sempre o cátion da ligação química. 

Segundo as pro:enhancement-a871fa2c-52a1-484d-bdfa-49e2685c6562″ class=”textannotation”>priedades da tabela periódica, o oxigênio é o segundo elemento químico mais eletronegativo dentre todos os outros. O único átomo que tem mais atração por elétrons do que o oxigênio é o flúor.

Tal informação indica que o oxigênio só não pode formar óxidos com o flúor porque, nesse caso, o F seria com maior afinidade eletrônica. É o exemplo das moléculas OF2 e O2F2.

+ Veja também: Funções inorgânicas: o que são ácidos, bases, sais e óxidos?

Nomenclatura dos óxidos 

Formados por elementos de nox fixo

Alguns elementos da tabela periódica só podem adotar um único número de oxidação, ou seja, os átomos terão apenas um valor de valência, como o zinco que será sempre Zn+2 e o cálcio, que sempre será Ca2+

Nesse caso, o nome será dado por óxido + de + nome do elemento. Como em óxido de zinco ou óxido de cálcio

Formados por elementos de nox variável

Quando um elemento pode ter a valência do cátion ou ânion alterado, trata-se de um nox variável, como acontece com o ferro, que pode ser Fe+2 ou Fe+3.

Para nomear esses óxidos, utilizam-se os prefixos de número para indicar o nox. Por exemplo, se a carga é +2, será “di-”, ou carga +3 com o “tri-”, e assim por diante. A fórmula será, então: prefixo + óxido + de + elemento. Por isso existe o dióxido de ferro (FeO) e o trióxido de ferro (Fe2O3). 

É possível, ainda, utilizar a construção: óxido + de + nome do elemento + algarismo romano que representa a valência do cátion. Nesse formato FeO seria óxido de ferro II e Fe2O3 se chamaria óxido de ferro III.

Por fim, no caso de peróxidos e superóxidos, deve-se trocar a palavra “óxido” por peróxido ou superóxido. Como em H2O2, que é nomeada como peróxido de hidrogênio.

Questão de vestibular sobre óxidos

(Mackenzie-SP — adaptada) Dadas as equações abaixo:

N2O5 + 2O → 2 HNO3

CO + H2O → não reage

K2O + H2O → 2 KOH

Nas equações acima, do comportamento mostrado pelos hancement-9731284b-e3d3-43e9-9807-8feb5140709a” class=”textannotation disambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/oxidos”>óxidos, conclui-se que:

a) K2O é um peróxido
b) ambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/carbonila”>CO é um óxido neutro ou indiferente
c) K2O é um óxido Estude com o Estratégia Vestibulares!

As ferramentas didáticas da Coruja facilitam a sua rotina de estudos: você pode estudar no seu tempo, com videoaulas e materiais de leitura acessíveis. Quando tiver dúvidas, o fórum poderá te ajudar a sanar seus questionamentos. A correção de redação é ilimitada e os temas são abordados em áudio, em formato de cast. As vantagens são infinitas. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também