Progressões aritméticas e geométricas: o que são, como calcular e questões

Progressões aritméticas e geométricas: o que são, como calcular e questões

Uma sequência numérica pode seguir a ordem “comum” (1,2,3,4..) ou ser estabelecida com operações matemáticas, por exemplo somar 3 a cada termo (1,4,7,10,13…). Nesse caso, os padrões são chamados de progressões numéricas e podem ser divididos em dois grandes grupos: aritméticas e geométricas. 

Acompanhe o texto a seguir para entender cada uma das progressões e como elas se diferenciam entre si. Veja também questões de vestibular resolvidas sobre o tema, o que pode te ajudar na consolidação do conteúdo. 

O que são progressões?

Partindo do pressuposto de que progressões são sequências numéricas que seguem um padrão determinado, é necessário entender como se dão esses padrões. 

Definido um elemento inicial para a sequência, é possível definir qual a operação matemática que construirá sua progressão. Por exemplo, se o primeiro termo for 2, você pode: 

  • Somar 2 a cada elemento (+2) e obter a progressão P (2,4,6,8,10,12…);
  • Subtrair 5 em cada termo (-5), com a progressão P (2,-3,-8,-13,-18…);
  • Multiplicar por 3 (*3), que resulta em P (2,6,18,54,162…); ou 
  • Dividir por 4, obtendo a sequência P (2, ½, ⅛, 1/32…).

Observe como nos casos de soma e subtração os valores variam de maneira linear, quando o valor somado ou subtraído (coeficiente) é “pequeno” (2 e 5).

Entretanto, para coeficientes tão baixos quanto (3 e 4) a variação dos elementos nos casos de multiplicação e divisão é mais abrupta.

Devido a essa diferença de desenvolvimento, as progressões admitem as classificações de aritméticas (provenientes de soma e subtração) e geométricas (quando ocorre divisão ou multiplicação).

Uma forma de compreender a diferença entre elas é a observação dos desenhos gráficos de cada uma:

Progressões: gráfico

Uma das aplicações desse conhecimento, inclusive, é muito utilizada nas ciências humanas. Durante seus estudos, o matemático Thomas Malthus propôs que a população seguia um padrão de crescimento semelhante a uma progressão geométrica. Enquanto isso, a disponibilidade de alimentos teria uma ascensão aritmética.

Com base nisso, ele formulou uma teoria de que a população não poderia continuar crescendo em ritmo tão acelerado, já que não haveria recursos suficientes para a sobrevivência caso os padrões se mantivessem. Foi a partir de então que surgiram as ideias de controle populacional, planejamento familiar e etc.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Atualmente, sabe-se que com a tecnologia e maior controle da natureza, as projeções apontadas por Malthus não se conferem. 

Progressões aritméticas (P.A.)

Agora, você aprenderá fórmulas e conceitos importantes na determinação de cada um dos tipos de sequências numéricas padronizadas. Iniciaremos com o estudo das progressões aritméticas (P.A.), para isso partiremos do modelo de progressões aritméticas PA (3,7,11,15,19,23).

Para a construção delas, são necessárias duas variáveis principais: 

  • an a representa o elemento da progressão e n é o seu posicionamento dentro da sequência. No exemplo, a1=3, a2=7, a3=12 e assim sucessivamente; e
  • r é a grandeza que mede a variação entre um elemento e outro, consecutivo a ele. Numa progressão aritmética ela aparece somada ou subtraída dos termos, no exemplo, r = 4.

Fórmulas da progressão aritmética

Mas afinal, como é encontrado o coeficiente r de uma progressão aritmética?

Para isso, são utilizadas fórmulas matemáticas que ajudam na manipulação da sequência. Vamos considerar que, para 

PA (3,7,11,15,19,23)

a1=3
a2=7 
a3 = 11

Então, qual seria a relação de soma ou subtração entre esses valores? É possível equacionar essa pergunta como: 

a1 + r = a2 
3 + r = 7 
r = 4 

a2 + r = a3
a1 + r + r = 11
a1 + 2r = 11
3 + 2r = 11
2r = 8 
r = 4

Note como as respostas são congruentes e como as equações se relacionam entre si: o r é mantido como um padrão e o número de vezes que ele é somado só elemento a1 diz fornece um novo elemento da sequência. A partir disso, foi criada a fórmula do termo geral de um P.A.: 

an = a1 + (n-1).r

Veja uma demonstração do uso dela na mesma progressão já estudada:

a5 = a1 + (5-1).r
a5 = 3 + 4.r
a5 = 3 + 4.4 
a5= 19, como mostra a sequência.

Com base nessas definições, é possível concluir que a progressão aritmética é uma sequência numérica em que a diferença entre dois termos consecutivos é sempre constante.

A partir do estudo matemático das P.A., foi possível determinar uma fórmula que fornece a soma total entre todos os termos da sequência. Veja abaixo e acompanhe o exemplo:

Progressões aritméticas: fórmula da soma
Imagem: Adaptação/Wikimedia

n = posição do elemento final da sequência
an = elemento final da sequência

Com o modelo anterior PA (3,7,11,15,19,23) a soma se dá como 3+7+11+15+19+23=78. Se utilizarmos a fórmula, teremos que:

n = 6 
an = a6 = 23
a1 = 3

Sn = [6 . (3+23)]/2
Sn = (6 .26)/2
Sn = 78

Perceba que, mesmo se não soubéssemos os outros elementos da sequência, seria possível encontrar o valor da soma de todos os termos.

+ Veja também: Equações: principais tipos, fórmulas e aplicações

Progressão Geométrica (P.G.)

Como foi dito anteriormente, a progressão geométrica é uma sequência numérica em que a razão entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Matematicamente, as palavras razão e proporção sempre remetem à divisão ou multiplicação, de forma que essas são as operações essenciais da P.G.

Fórmulas da progressão geométrica

A fórmula que determina o termo geral de uma progressão geométrica é baseada em cálculos multiplicativos e exponenciais. Entenda a partir do exemplo, com uma P.G. de primeiro termo a1 e razão q:

P.G. (a1, a1.q, a1.q.q, a1.q.q.q)

Observe como a razão é adicionada como fator multiplicador em cada termo, de forma que ela poderia ser agrupado da seguinte forma:

P.G. (a1.q0, a1.q, a1.q2, a1.q3)

Como a relação entre o expoente q e a posição n do termo é sempre tal que para um elemento an → q(n-1), encontrou-se o termo geral da P.G.:

an = a1.q(n-1)

Além disso, é possível definir qual o valor da soma de todos os termos de uma P.G. somente com o valor de seu primeiro termo e do coeficiente q, acompanhe na figura:

A diferença entre as duas fórmulas é que:

  • A soma dos termos finitos deve ser utilizado nos casos em que são conhecidos o número de elementos da P.G; e 
  • A soma dos termos infinitos é empregada em situações de desconhecimento sobre o número total de termos dentro da sequência geométrica.

Uma das aplicações das progressões geométricas está na fórmula dos juros compostos, quando a taxa de juros incide sobre cada parcela do financiamento, por exemplo. Observe a semelhança na fórmula: 

valor acumulado = valor inicial . (1+taxa)tempo

+ Veja também: Matemática financeira: fórmulas, conceitos e importância

Questões sobre progressões geométricas e aritméticas

Agora, vamos colocar em prática todo o conhecimento adquirido com questões sobre progressões aritmética e geométrica:

PUC-SP

O terceiro termo de uma sequência geométrica é 10 e o sexto termo é 80. Então, a razão é:

a) 1
b) -1
c) -2
d) 2
e) 3

Do enunciado, temos que a3 = 10 e a6=80. Como trata-se de uma P.G., podemos utilizar a fórmula do termo geral (an = a1.q(n-1)), de modo que:

a3 = a1.q(3-1)
a3 = a1.q2
a1.q2 = 10 

a6 = a1.q(6-1)
a6 = a1.q5
a1.q5 = 80 
a1.q2.q3=80 

10.q3=80
q3=8
q=2 

Conheça as vantagens do Estratégia Vestibulares!

Você sabia que a Coruja oferece a possibilidade de personalização dos materiais e demais conteúdos, de maneira que seus estudos são distribuídos na semana conforme a sua disponibilidade, o que facilita a organização para assistir aulas e revisar matérias. Não perca tempo, clique no banner abaixo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também
axiomas de peano
Leia mais

Axiomas de Peano

Os Axiomas de Peano são um conjunto de preposições envolvendo números naturais que são utilizados como base de…
Leia mais

Polinômios: o que são e como resolver

Quando equações possuem incógnitas e números conhecidos são chamadas de polinômios. As expressões polinomiais além de fornecerem resultados,…