Enfim ou em fim: qual a diferença?

Enfim ou em fim: qual a diferença?

Um é uma locução adverbial enquanto o outro é um advérbio. Veja as diferenças e exemplos abaixo

Você já se confundiu quando precisou escrever as palavras “enfim” ou “em fim”?  Pois bem, o Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais informações a respeito desses termos para que você evite possíveis erros e acerte sempre que a dúvida vier à sua cabeça. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Enfim ou em fim: veja suas funções

Ambas as formas de escrita são aceitas, mas elas trazem significados diferentes. Enfim é um advérbio de tempo, quanto em fim é uma locução adverbial composta. veja mais detalhes sobre cada um abaixo.

Enfim: como usar?

Advérbios são usados para intensificar o sentido de adjetivos e até mesmo de outros advérbios, além de qualificar verbos. Enfim significa o mesmo que por fim, afinal, finalmente, concluindo ou resumindo. É usado, portanto, para dar a ideia de conclusão de um pensamento, ou um resumo das ideias postas.

  • Enfim soube de tudo o que aconteceu ontem à tarde;
  • O evento tinha gente de todos os lugares: asiáticos, europeus, africanos… enfim, de todas as partes do planeta;
  • Dessa forma, enfim, a história acabou.

Em fim: como usar?

Composta pela preposição em e pelo substantivo fim, o termo, quando junto, significa o fim de algo, podendo ser substituído por no término, no final e outros. Pode apresentar a preposição de logo após seu uso, como em “em fim de”, que seria o fim de algo.

  • Ele estava em fim de carreira;
  • O carro do Osmar está em fim de vida útil;
  • Em fim de campanha, Joca sofreu um acidente e veio a falecer.

Mais dicas de estudo

Estude dicas de Português com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você está, enfim, no caminho certo! Conheça nossos cursos preparatórios para mais de 60 vestibulares de todo o país, além de produtos e serviços incríveis que certamente vão te ajudar na caminhada até a tão sonhada aprovação!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também