Sob ou sobre: Qual é a diferença?

Sob ou sobre: Qual é a diferença?

Confira os usos, exemplos e diferenças entre as preposições sob e sobre, frequente na Língua Portuguesa e nas dúvidas sobre como utilizar

Duas preposições, dois significados opostos. Sob e sobre tem a mesma função na Língua Portuguesa, mas seus usos são diferentes e fazer a escolha errada muda totalmente o sentido na frase, o que pode comprometer toda a sua argumentação. Veja, abaixo, mais detalhes sobre a dúvida, seus conceitos e exemplos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre ou sob: entenda as diferenças

A diferença básica entre os dois termos é que “sob” significa “embaixo de” e “sobre” corresponde a “em cima de”. As duas preposições também trazem consigo outros significados, mas, ao entender sua função principal, já facilita um pouco a solucionar a dúvida.

Sob: saiba seus usos

A preposição sob vem do latim sub e é utilizada, além de indicar algo que está embaixo de algo, para relatar uma posição de inferioridade ou influência em relação a algo ou alguém. Indica também um estado ou efeito que algo ou alguém está, modo como algo acontece, proteção de algo ou alguém e até algo em processo.

  • os sapatos estão sob a mesa (embaixo de);
  • Eu estou sob as ordens da minha noiva (influência ou comando);
  • Precisarei encomendar paletós sob medida para meu casamento (modo como acontece);
  • Ela estava sob forte emoção no altar (por efeito de); e
  • O fotógrafo estava sob pressão constante (em estado de).

Sobre: veja como aplicar

O termo sobre, que também é uma preposição, indica, além de “em cima de”, como já foi explicado anteriormente, pode ser sinônimo de “cerca de”, “a respeito de”, “correspondente a”, “em direção a”, “ao longo de” e “acima de”. Confira exemplos:

  • Falávamos sobre o almoço do João agora mesmo (a respeito de);
  • A lasanha estava sobre a mesa (em cima de);
  • Os comentários sobre a refeição eram todos positivos (correspondente a);
  • O queijo estava derretido por sobre toda a lasanha (ao longo de); e
  • João, sobretudo, é um bom cozinheiro (acima de).

Mais dicas de estudos

Estude com o Estratégia Vestibulares

Não fique sob pressão na hora da prova! Saiba mais sobre cada processo seletivo agora mesmo! No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos desenvolvidos de acordo com a banca de cada edital. Assim é possível se adaptar para cada prova da melhor maneira possível. Confira mais detalhes abaixo.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também