Fim de semana ou final de semana: qual é a diferença?

Fim de semana ou final de semana: qual é a diferença?

Enquanto uma das palavras se mantém em uma única regra da Língua Portuguesa, a outra é versátil e pode ser aplicada de várias maneiras; confira

Na oralidade é muito comum usarmos as duas formas, mas você já se perguntou qual é a maneira correta para se referir a esses dias da semana? Para te explicar tudo o que você precisa saber e tirar todas as suas dúvidas, o Portal Estratégia Vestibulares te explica qual é a diferença entre fim de semana e final de semana.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Fim de semana ou final de semana?

As palavras “fim” e “final” podem ser usadas como sinônimos, uma vez que “fim” é um substantivo masculino que se refere a conclusão, extremidade, alvo ou causa; enquanto “final” é um adjetivo que também pode ser usado como substantivo masculino ou feminino. 

Dessa forma, é correto usar tanto “fim” quanto “final” para se referir aos dias não úteis da semana. Ficou confuso? Confira os exemplos.

Fim: exemplos

Observe que em todas as frases a palavra “fim” é usada como substantivo masculino.

  • Passei o fim de semana inteiro maratonando séries.
  • Ouvi dizer que o relacionamento deles chegou ao fim.
  • Por fim, eu preferi não manifestar meu descontentamento.
  • Ela consultou diversos livros, a fim de encontrar a melhor solução.

Final: exemplos

Já nos exemplos a seguir, o termo “final” é empregado como adjetivo, substantivo masculino e substantivo feminino, respectivamente.

  • Hoje será exibido o episódio final da minha série favorita.
  • Não vejo a hora de viajar no final de semana.
  • Espero que a Seleção Brasileira chegue à final da Copa do Mundo.

Mais dicas de estudos

Estude com o Estratégia Vestibulares

A Coruja tem tudo o que você precisa para conquistar a vaga dos seus sonhos! Além das dicas de Português, você fica informado sobre tudo o que acontece no mundo dos vestibulares aqui no Portal do Estratégia e tem ainda mais vantagens com os cursos focados nas bancas mais concorridas do País.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também