De repente ou derrepente: qual é a diferença?

De repente ou derrepente: qual é a diferença?

O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para te ajudar a entender qual a maneira correta de escrever os termos “de repente” e “derrepente”

Na hora de escrever os termos “de repente” e “derrepente” bate aquela dúvida, não é?  Com sons iguais, as palavras podem nos confundir na hora de formular uma frase. Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para sanar suas dúvidas!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

De repente ou derrepente: qual é a diferença?

A seguir, confira algumas classificações e regras básicas dos termos que te ajudarão:

  • De repente: locução adverbial
  • Derrepente: desvio linguístico, ou seja, está errado!

De repente: como usar?

Sendo formada pela preposição “de” e pelo substantivo “repente”, a palavra “de repente” é uma locução adverbial. De modo geral, o termo indica algo que aconteceu inesperadamente, abruptamente e de supetão e desempenha função de advérbio de modo ou de tempo.

  • Ela chorou de repente.
  • De repente, começou a chover.
  • Ele entrou de repente no local.
  • De repente, o garoto gritou em sua casa.

Derrepente: como usar?

Já o termo“ derrepente” é um desvio linguístico e, portanto, não deve ser usado. Por isso, quando quiser utilizar a palavra, deve-se escrever “de repente” separado. Portanto, se bater a dúvida na hora de escrever sua redação, você pode usar sinônimos como repentinamente, de improviso, subitamente, e imprevistamente.

Mais dicas de estudo

Estude com o Estratégia Vestibulares

Que tal conferir mais dicas de Português? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a benefícios exclusivos, como cursos, simulados preparatórios, redações corrigidas e revisões que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também
portugues para o ime
Leia mais

Português para o IME – classes de palavras

Verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, artigos, numerais, pronomes, interjeições, conjunções… Você saberia dizer o que são e como aplicá-las…